Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: dos Santos, Eder José
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Biasoli, Gustavo Alves, Coito, Roselene de Fátima
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314
Resumo: Este trabalho se vale das propostas de Bourdieu (2001), para quem o simbólico é condicionado por formas de poder cuja função política atua instrumentalmente na imposição ou na legitimação da dominação entre distintas classes (violência simbólica). A respeito da compreensão de funcionamento social, parte das propostas da sociologia compreensiva desenvolvida por Max Weber (1991). O objetivo é demonstrar como as imagens aqui analisadas podem ser relacionadas, enquanto elementos fragmentados de uma realidade empírica, a um “tipo ideal” em torno de uma estética do corpo humano que uma esfera de poder, por meio do simbólico “(...) enquanto instrumento por excelência da integração social” (BOURDIEU, 2001, p. 10), tenciona legitimar.
id ESPM-3_525d45c4436660a1cacf23fddd35065e
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/314
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpoSociologia compreensiva. Poder simbólico. Imagem do corpoEste trabalho se vale das propostas de Bourdieu (2001), para quem o simbólico é condicionado por formas de poder cuja função política atua instrumentalmente na imposição ou na legitimação da dominação entre distintas classes (violência simbólica). A respeito da compreensão de funcionamento social, parte das propostas da sociologia compreensiva desenvolvida por Max Weber (1991). O objetivo é demonstrar como as imagens aqui analisadas podem ser relacionadas, enquanto elementos fragmentados de uma realidade empírica, a um “tipo ideal” em torno de uma estética do corpo humano que uma esfera de poder, por meio do simbólico “(...) enquanto instrumento por excelência da integração social” (BOURDIEU, 2001, p. 10), tenciona legitimar.Escola Superior de Propaganda e Marketing2012-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/31410.18568/cmc.v9i25.314Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-1401983-707010.18568/cmc.v9i25reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314/pdfCopyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Eder JoséBiasoli, Gustavo AlvesCoito, Roselene de Fátima2012-09-28T17:49:43Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/314Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-09-28T17:49:43Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
title Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
spellingShingle Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
dos Santos, Eder José
Sociologia compreensiva. Poder simbólico. Imagem do corpo
title_short Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
title_full Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
title_fullStr Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
title_full_unstemmed Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
title_sort Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
author dos Santos, Eder José
author_facet dos Santos, Eder José
Biasoli, Gustavo Alves
Coito, Roselene de Fátima
author_role author
author2 Biasoli, Gustavo Alves
Coito, Roselene de Fátima
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv dos Santos, Eder José
Biasoli, Gustavo Alves
Coito, Roselene de Fátima
dc.subject.por.fl_str_mv Sociologia compreensiva. Poder simbólico. Imagem do corpo
topic Sociologia compreensiva. Poder simbólico. Imagem do corpo
description Este trabalho se vale das propostas de Bourdieu (2001), para quem o simbólico é condicionado por formas de poder cuja função política atua instrumentalmente na imposição ou na legitimação da dominação entre distintas classes (violência simbólica). A respeito da compreensão de funcionamento social, parte das propostas da sociologia compreensiva desenvolvida por Max Weber (1991). O objetivo é demonstrar como as imagens aqui analisadas podem ser relacionadas, enquanto elementos fragmentados de uma realidade empírica, a um “tipo ideal” em torno de uma estética do corpo humano que uma esfera de poder, por meio do simbólico “(...) enquanto instrumento por excelência da integração social” (BOURDIEU, 2001, p. 10), tenciona legitimar.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-09-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314
10.18568/cmc.v9i25.314
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v9i25.314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140
Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140
1983-7070
10.18568/cmc.v9i25
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299560329216