Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314 |
Resumo: | Este trabalho se vale das propostas de Bourdieu (2001), para quem o simbólico é condicionado por formas de poder cuja função política atua instrumentalmente na imposição ou na legitimação da dominação entre distintas classes (violência simbólica). A respeito da compreensão de funcionamento social, parte das propostas da sociologia compreensiva desenvolvida por Max Weber (1991). O objetivo é demonstrar como as imagens aqui analisadas podem ser relacionadas, enquanto elementos fragmentados de uma realidade empírica, a um “tipo ideal” em torno de uma estética do corpo humano que uma esfera de poder, por meio do simbólico “(...) enquanto instrumento por excelência da integração social” (BOURDIEU, 2001, p. 10), tenciona legitimar. |
id |
ESPM-3_525d45c4436660a1cacf23fddd35065e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/314 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpoSociologia compreensiva. Poder simbólico. Imagem do corpoEste trabalho se vale das propostas de Bourdieu (2001), para quem o simbólico é condicionado por formas de poder cuja função política atua instrumentalmente na imposição ou na legitimação da dominação entre distintas classes (violência simbólica). A respeito da compreensão de funcionamento social, parte das propostas da sociologia compreensiva desenvolvida por Max Weber (1991). O objetivo é demonstrar como as imagens aqui analisadas podem ser relacionadas, enquanto elementos fragmentados de uma realidade empírica, a um “tipo ideal” em torno de uma estética do corpo humano que uma esfera de poder, por meio do simbólico “(...) enquanto instrumento por excelência da integração social” (BOURDIEU, 2001, p. 10), tenciona legitimar.Escola Superior de Propaganda e Marketing2012-09-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/31410.18568/cmc.v9i25.314Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-1401983-707010.18568/cmc.v9i25reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314/pdfCopyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessdos Santos, Eder JoséBiasoli, Gustavo AlvesCoito, Roselene de Fátima2012-09-28T17:49:43Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/314Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-09-28T17:49:43Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo |
title |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo |
spellingShingle |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo dos Santos, Eder José Sociologia compreensiva. Poder simbólico. Imagem do corpo |
title_short |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo |
title_full |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo |
title_fullStr |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo |
title_full_unstemmed |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo |
title_sort |
Da violência simbólica nas relações sociais sobre a imagem do corpo |
author |
dos Santos, Eder José |
author_facet |
dos Santos, Eder José Biasoli, Gustavo Alves Coito, Roselene de Fátima |
author_role |
author |
author2 |
Biasoli, Gustavo Alves Coito, Roselene de Fátima |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
dos Santos, Eder José Biasoli, Gustavo Alves Coito, Roselene de Fátima |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociologia compreensiva. Poder simbólico. Imagem do corpo |
topic |
Sociologia compreensiva. Poder simbólico. Imagem do corpo |
description |
Este trabalho se vale das propostas de Bourdieu (2001), para quem o simbólico é condicionado por formas de poder cuja função política atua instrumentalmente na imposição ou na legitimação da dominação entre distintas classes (violência simbólica). A respeito da compreensão de funcionamento social, parte das propostas da sociologia compreensiva desenvolvida por Max Weber (1991). O objetivo é demonstrar como as imagens aqui analisadas podem ser relacionadas, enquanto elementos fragmentados de uma realidade empírica, a um “tipo ideal” em torno de uma estética do corpo humano que uma esfera de poder, por meio do simbólico “(...) enquanto instrumento por excelência da integração social” (BOURDIEU, 2001, p. 10), tenciona legitimar. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-09-26 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314 10.18568/cmc.v9i25.314 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v9i25.314 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/314/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140 Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 25 (2012): Comunicação e Infância; 121-140 1983-7070 10.18568/cmc.v9i25 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299560329216 |