Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Fernando Gil Paiva
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Gushiken, Yuji
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/242
Resumo: Este artigo visa analisar a campanha mundial Free Hugs (Abraços Grátis), que se transformou de ação individual no ano de 2001 na Austrália em mobilização urbana desde 2003 com os flash mobs inventados em Nova York e depois realizados em escala global. A partir disso, explorar as dinâmicas de troca simbólica no ato de oferecer enfaticamente abraços grátis a partir do conceito de dádiva de Marcel Mauss, tendo como condição histórica o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. Na difusão viral de ideias pelo ciberespaço, que permite mostrar como as cidades tornaram-se nós de produção e reprodução de informações, toma-se a campanha do Free Hugs em Cuiabá, nas bordas do Pantanal em Mato Grosso, em sua potência de mobilização social e como ilustração deste processo de trocas nos fluxos da globalização.
id ESPM-3_5bdc4d352dcaf62d6a16ccc3b4d8d2e8
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/242
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbanaCiberespaço. Dádiva. Flash mob. Free Hugs. Abraços Grátis.Este artigo visa analisar a campanha mundial Free Hugs (Abraços Grátis), que se transformou de ação individual no ano de 2001 na Austrália em mobilização urbana desde 2003 com os flash mobs inventados em Nova York e depois realizados em escala global. A partir disso, explorar as dinâmicas de troca simbólica no ato de oferecer enfaticamente abraços grátis a partir do conceito de dádiva de Marcel Mauss, tendo como condição histórica o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. Na difusão viral de ideias pelo ciberespaço, que permite mostrar como as cidades tornaram-se nós de produção e reprodução de informações, toma-se a campanha do Free Hugs em Cuiabá, nas bordas do Pantanal em Mato Grosso, em sua potência de mobilização social e como ilustração deste processo de trocas nos fluxos da globalização.Escola Superior de Propaganda e Marketing2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão literária e pesquisa empírica de campo, netnografia.application/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/24210.18568/cmc.v9i24.242Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-198Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-198Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-1981983-707010.18568/cmc.v9i24reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/242/237Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Fernando Gil PaivaGushiken, Yuji2013-02-15T12:46:34Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/242Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-02-15T12:46:34Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
title Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
spellingShingle Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
Martins, Fernando Gil Paiva
Ciberespaço. Dádiva. Flash mob. Free Hugs. Abraços Grátis.
title_short Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
title_full Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
title_fullStr Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
title_full_unstemmed Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
title_sort Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
author Martins, Fernando Gil Paiva
author_facet Martins, Fernando Gil Paiva
Gushiken, Yuji
author_role author
author2 Gushiken, Yuji
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Martins, Fernando Gil Paiva
Gushiken, Yuji
dc.subject.por.fl_str_mv Ciberespaço. Dádiva. Flash mob. Free Hugs. Abraços Grátis.
topic Ciberespaço. Dádiva. Flash mob. Free Hugs. Abraços Grátis.
description Este artigo visa analisar a campanha mundial Free Hugs (Abraços Grátis), que se transformou de ação individual no ano de 2001 na Austrália em mobilização urbana desde 2003 com os flash mobs inventados em Nova York e depois realizados em escala global. A partir disso, explorar as dinâmicas de troca simbólica no ato de oferecer enfaticamente abraços grátis a partir do conceito de dádiva de Marcel Mauss, tendo como condição histórica o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. Na difusão viral de ideias pelo ciberespaço, que permite mostrar como as cidades tornaram-se nós de produção e reprodução de informações, toma-se a campanha do Free Hugs em Cuiabá, nas bordas do Pantanal em Mato Grosso, em sua potência de mobilização social e como ilustração deste processo de trocas nos fluxos da globalização.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Revisão literária e pesquisa empírica de campo, netnografia.
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/242
10.18568/cmc.v9i24.242
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/242
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v9i24.242
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/242/237
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-198
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-198
Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-198
1983-7070
10.18568/cmc.v9i24
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299511046144