Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbana
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/242 |
Resumo: | Este artigo visa analisar a campanha mundial Free Hugs (Abraços Grátis), que se transformou de ação individual no ano de 2001 na Austrália em mobilização urbana desde 2003 com os flash mobs inventados em Nova York e depois realizados em escala global. A partir disso, explorar as dinâmicas de troca simbólica no ato de oferecer enfaticamente abraços grátis a partir do conceito de dádiva de Marcel Mauss, tendo como condição histórica o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. Na difusão viral de ideias pelo ciberespaço, que permite mostrar como as cidades tornaram-se nós de produção e reprodução de informações, toma-se a campanha do Free Hugs em Cuiabá, nas bordas do Pantanal em Mato Grosso, em sua potência de mobilização social e como ilustração deste processo de trocas nos fluxos da globalização. |
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Free Hugs: Dinâmicas de troca, dádiva e estranhamento na intervenção urbanaCiberespaço. Dádiva. Flash mob. Free Hugs. Abraços Grátis.Este artigo visa analisar a campanha mundial Free Hugs (Abraços Grátis), que se transformou de ação individual no ano de 2001 na Austrália em mobilização urbana desde 2003 com os flash mobs inventados em Nova York e depois realizados em escala global. A partir disso, explorar as dinâmicas de troca simbólica no ato de oferecer enfaticamente abraços grátis a partir do conceito de dádiva de Marcel Mauss, tendo como condição histórica o atual estágio de desenvolvimento do capitalismo. Na difusão viral de ideias pelo ciberespaço, que permite mostrar como as cidades tornaram-se nós de produção e reprodução de informações, toma-se a campanha do Free Hugs em Cuiabá, nas bordas do Pantanal em Mato Grosso, em sua potência de mobilização social e como ilustração deste processo de trocas nos fluxos da globalização.Escola Superior de Propaganda e Marketing2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão literária e pesquisa empírica de campo, netnografia.application/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/24210.18568/cmc.v9i24.242Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-198Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-198Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 24 (2012): Comunicação e Ética; 179-1981983-707010.18568/cmc.v9i24reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/242/237Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Fernando Gil PaivaGushiken, Yuji2013-02-15T12:46:34Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/242Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-02-15T12:46:34Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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