Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119 |
Resumo: | Este artigo analisa alguns contos do cinema de ficção científica, refletindo sobre hibridações da comunicação visual desse gênero de filme. Estabelece relações entre processos comunicativos dos tradicionais contos de fadas com novas possibilidades tecnológicas pós-modernas em Spielberg e Lucas. Uma nova estética visual se expressa, com modelos humanos fragmentados, cibernéticos, heróis robôs. A aceitação desse gênero pelo espectador confere legitimidade à mudança de estilo, causando, por conseqüência, transições estético/imagísticas. Palavras-chave: Imaginário; cinema; estética; pós-moderno. ABSTRACT This article analyses some tales in science fiction movies, aiming at a reflection on hybridities within visual communication in this kind of movies. It tries to establish relations between communicative processes of traditional fairy tales with new technological post-modern possibilities, in Spielberg and Lucas. A new visual aesthetics is expressed, with fragmented human models, cybernetics, heroic robots. The acceptance of this genre on the part of the spectator grants legitimacy to a change in style, causing therefore, aesthetic/imagistic transitions. Keywords: Imaginary; movie; aesthetic; postmodern. |
id |
ESPM-3_63ca40c1625196b92264ee1c8b88e9a3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/119 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transiçãoEste artigo analisa alguns contos do cinema de ficção científica, refletindo sobre hibridações da comunicação visual desse gênero de filme. Estabelece relações entre processos comunicativos dos tradicionais contos de fadas com novas possibilidades tecnológicas pós-modernas em Spielberg e Lucas. Uma nova estética visual se expressa, com modelos humanos fragmentados, cibernéticos, heróis robôs. A aceitação desse gênero pelo espectador confere legitimidade à mudança de estilo, causando, por conseqüência, transições estético/imagísticas. Palavras-chave: Imaginário; cinema; estética; pós-moderno. ABSTRACT This article analyses some tales in science fiction movies, aiming at a reflection on hybridities within visual communication in this kind of movies. It tries to establish relations between communicative processes of traditional fairy tales with new technological post-modern possibilities, in Spielberg and Lucas. A new visual aesthetics is expressed, with fragmented human models, cybernetics, heroic robots. The acceptance of this genre on the part of the spectator grants legitimacy to a change in style, causing therefore, aesthetic/imagistic transitions. Keywords: Imaginary; movie; aesthetic; postmodern.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/11910.18568/cmc.v5i12.119Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-1121983-707010.18568/cmc.v5i12reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119/120Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRahde, Maria Beatriz Furtado2013-04-02T16:36:12Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/119Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T16:36:12Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição |
title |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição |
spellingShingle |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição Rahde, Maria Beatriz Furtado |
title_short |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição |
title_full |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição |
title_fullStr |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição |
title_full_unstemmed |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição |
title_sort |
Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição |
author |
Rahde, Maria Beatriz Furtado |
author_facet |
Rahde, Maria Beatriz Furtado |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rahde, Maria Beatriz Furtado |
description |
Este artigo analisa alguns contos do cinema de ficção científica, refletindo sobre hibridações da comunicação visual desse gênero de filme. Estabelece relações entre processos comunicativos dos tradicionais contos de fadas com novas possibilidades tecnológicas pós-modernas em Spielberg e Lucas. Uma nova estética visual se expressa, com modelos humanos fragmentados, cibernéticos, heróis robôs. A aceitação desse gênero pelo espectador confere legitimidade à mudança de estilo, causando, por conseqüência, transições estético/imagísticas. Palavras-chave: Imaginário; cinema; estética; pós-moderno. ABSTRACT This article analyses some tales in science fiction movies, aiming at a reflection on hybridities within visual communication in this kind of movies. It tries to establish relations between communicative processes of traditional fairy tales with new technological post-modern possibilities, in Spielberg and Lucas. A new visual aesthetics is expressed, with fragmented human models, cybernetics, heroic robots. The acceptance of this genre on the part of the spectator grants legitimacy to a change in style, causing therefore, aesthetic/imagistic transitions. Keywords: Imaginary; movie; aesthetic; postmodern. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119 10.18568/cmc.v5i12.119 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v5i12.119 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119/120 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112 Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112 1983-7070 10.18568/cmc.v5i12 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299004583936 |