Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rahde, Maria Beatriz Furtado
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119
Resumo: Este artigo analisa alguns contos do cinema de ficção científica, refletindo sobre hibridações da comunicação visual desse gênero de filme. Estabelece relações entre processos comunicativos dos tradicionais contos de fadas com novas possibilidades tecnológicas pós-modernas em Spielberg e Lucas. Uma nova estética visual se expressa, com modelos humanos fragmentados, cibernéticos, heróis robôs. A aceitação desse gênero pelo espectador confere legitimidade à mudança de estilo, causando, por conseqüência, transições estético/imagísticas. Palavras-chave: Imaginário; cinema; estética; pós-moderno. ABSTRACT This article analyses some tales in science fiction movies, aiming at a reflection on hybridities within visual communication in this kind of movies. It tries to establish relations between communicative processes of traditional fairy tales with new technological post-modern possibilities, in Spielberg and Lucas. A new visual aesthetics is expressed, with fragmented human models, cybernetics, heroic robots. The acceptance of this genre on the part of the spectator grants legitimacy to a change in style, causing therefore, aesthetic/imagistic transitions. Keywords: Imaginary; movie; aesthetic; postmodern.
id ESPM-3_63ca40c1625196b92264ee1c8b88e9a3
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/119
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transiçãoEste artigo analisa alguns contos do cinema de ficção científica, refletindo sobre hibridações da comunicação visual desse gênero de filme. Estabelece relações entre processos comunicativos dos tradicionais contos de fadas com novas possibilidades tecnológicas pós-modernas em Spielberg e Lucas. Uma nova estética visual se expressa, com modelos humanos fragmentados, cibernéticos, heróis robôs. A aceitação desse gênero pelo espectador confere legitimidade à mudança de estilo, causando, por conseqüência, transições estético/imagísticas. Palavras-chave: Imaginário; cinema; estética; pós-moderno. ABSTRACT This article analyses some tales in science fiction movies, aiming at a reflection on hybridities within visual communication in this kind of movies. It tries to establish relations between communicative processes of traditional fairy tales with new technological post-modern possibilities, in Spielberg and Lucas. A new visual aesthetics is expressed, with fragmented human models, cybernetics, heroic robots. The acceptance of this genre on the part of the spectator grants legitimacy to a change in style, causing therefore, aesthetic/imagistic transitions. Keywords: Imaginary; movie; aesthetic; postmodern.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/11910.18568/cmc.v5i12.119Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-1121983-707010.18568/cmc.v5i12reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119/120Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRahde, Maria Beatriz Furtado2013-04-02T16:36:12Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/119Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T16:36:12Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
title Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
spellingShingle Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
Rahde, Maria Beatriz Furtado
title_short Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
title_full Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
title_fullStr Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
title_full_unstemmed Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
title_sort Comunicação e imaginário nos contos do cinema contemporâneo: uma estética em transição
author Rahde, Maria Beatriz Furtado
author_facet Rahde, Maria Beatriz Furtado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rahde, Maria Beatriz Furtado
description Este artigo analisa alguns contos do cinema de ficção científica, refletindo sobre hibridações da comunicação visual desse gênero de filme. Estabelece relações entre processos comunicativos dos tradicionais contos de fadas com novas possibilidades tecnológicas pós-modernas em Spielberg e Lucas. Uma nova estética visual se expressa, com modelos humanos fragmentados, cibernéticos, heróis robôs. A aceitação desse gênero pelo espectador confere legitimidade à mudança de estilo, causando, por conseqüência, transições estético/imagísticas. Palavras-chave: Imaginário; cinema; estética; pós-moderno. ABSTRACT This article analyses some tales in science fiction movies, aiming at a reflection on hybridities within visual communication in this kind of movies. It tries to establish relations between communicative processes of traditional fairy tales with new technological post-modern possibilities, in Spielberg and Lucas. A new visual aesthetics is expressed, with fragmented human models, cybernetics, heroic robots. The acceptance of this genre on the part of the spectator grants legitimacy to a change in style, causing therefore, aesthetic/imagistic transitions. Keywords: Imaginary; movie; aesthetic; postmodern.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119
10.18568/cmc.v5i12.119
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v5i12.119
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/119/120
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112
Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 12 (2008): Comunicação e linguagens digitais; 97-112
1983-7070
10.18568/cmc.v5i12
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299004583936