Jean Cocteau: comunicação visual e imaginário mitopoiético
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Contracampo |
Texto Completo: | https://periodicos.uff.br/contracampo/article/view/17403 |
Resumo: | Numa obra plena de multifaces, Jean Cocteau (1889-1963) foi, sem dúvida, o grande poeta do século XX, tanto na literatura, no teatro, nas artes gráfico/ plásticas, como na arte visual cinematográfica. Cocteau sempre fez poemas de suas manifestações criativas, pelas quais perpassavam o imaginário mítico, os contos de fadas, a filosofia, com sua concepção do estético, do fantástico na comunicação visual e nas relações humanas. A Bela e a Fera, obra cinematográfica de sua autoria, com base no conto original de Madame de Beaumont estimula o espectador nesses elementos citados, pois, certamente ninguém melhor do que o autor conhecia o simbólico, a fantasia, a poesia das evocações imaginárias. Este texto busca refletir sobre a comunicação visual e a cultura mítica da cinematografia de Jean Cocteau, o poeta do surrealismo e do imaginário, na concepção deste conto de fadas filmado, buscando relações entre a modernidade e o imaginário mitopoiético de sua obra. |
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