Cidade Inteligente e Inteligência de Dados. Análise do aplicativo NOA Cidadão da Prefeitura Municipal de Salvador
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por eng |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2627 |
Resumo: | Este artigo analisa a inteligência de dados desenvolvida pelo NOA Cidadão, aplicativo da Transalvador/Prefeitura Municipal do Salvador (PMS), no projeto “Salvador 360”. A partir de uma perspectiva neomaterialista (FOX; ALLDRED, 2017) realizamos: a) Análise da interface; b) Análise de conteúdo dos documentos oficiais e comunicações públicas; e c) Análise de reação dos usuários na plataforma Google Play Store com auxílio da ferramenta Appbot. Conclui-se que o aplicativo mobiliza uma abrangente rede, articulando dados, processos, instituições, agentes e equipamentos. Concluímos apontando que o aplicativo NOA Cidadão é um dispositivo-rede que depende tanto da disposição do usuário em fornecer dados, quanto de outras instituições e dos servidores da Transalvador para funcionar como um aplicativo inteligente. |
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Cidade Inteligente e Inteligência de Dados. Análise do aplicativo NOA Cidadão da Prefeitura Municipal de SalvadorEste artigo analisa a inteligência de dados desenvolvida pelo NOA Cidadão, aplicativo da Transalvador/Prefeitura Municipal do Salvador (PMS), no projeto “Salvador 360”. A partir de uma perspectiva neomaterialista (FOX; ALLDRED, 2017) realizamos: a) Análise da interface; b) Análise de conteúdo dos documentos oficiais e comunicações públicas; e c) Análise de reação dos usuários na plataforma Google Play Store com auxílio da ferramenta Appbot. Conclui-se que o aplicativo mobiliza uma abrangente rede, articulando dados, processos, instituições, agentes e equipamentos. Concluímos apontando que o aplicativo NOA Cidadão é um dispositivo-rede que depende tanto da disposição do usuário em fornecer dados, quanto de outras instituições e dos servidores da Transalvador para funcionar como um aplicativo inteligente. Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-08-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/262710.18568/cmc.v19i55.2627Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 19 No. 55 (2022): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; Vol. 19 Núm. 55 (2022): MAIO/AGOSTOComunicação Mídia e Consumo; v. 19 n. 55 (2022): MAIO/AGOSTO1983-707010.18568/cmc.v19i55reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporenghttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2627/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2627/1181Copyright (c) 2022 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, AndréMoura, Thalis2022-09-26T16:25:23Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/2627Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2022-09-26T16:25:23Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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