Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pompeu, Júlio César
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26
Resumo: Este trabalho pretende demonstrar que os discursos modernos de legitimação da ordem política, baseados em teses contratualistas, acabam por criar uma contradição entre indivíduo e sociedade na qual o indivíduo é deslegitimado como sujeito ativo da política. Tal deslegitimação, associada a uma cultura de mercado, favorece políticas de exclusão social por meio de processos de subjetiva ção que desumanizam os excluídos da cadeia de consumo. Palavras-chave: Teoria política; contratualismo; legitimação; individualismo; subjetividade; exclusão social; Foucault; Freud. ABSTRACT This research work intends to demonstrate that the modern arguments based upon the contractual theories about the legitimation of the political order, create an enormous contradiction among the individuals and the society in which they become disabled as an active part in the political scenery. As a matter of fact, the mentioned situation and its association to a market culture ends up favoring policies of social exclusion through processes of subjectivism which dehumanize the ones excluded from the consumption chain. Keywords: Political theory; contractual theory; legitimation; individualism; subjectivity; social exclusion; Foucault; Freud.
id ESPM-3_86a0c46771148718e1b5dfec5cfac904
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/26
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Ordem e consumo: a modernidade sem modernismoEste trabalho pretende demonstrar que os discursos modernos de legitimação da ordem política, baseados em teses contratualistas, acabam por criar uma contradição entre indivíduo e sociedade na qual o indivíduo é deslegitimado como sujeito ativo da política. Tal deslegitimação, associada a uma cultura de mercado, favorece políticas de exclusão social por meio de processos de subjetiva ção que desumanizam os excluídos da cadeia de consumo. Palavras-chave: Teoria política; contratualismo; legitimação; individualismo; subjetividade; exclusão social; Foucault; Freud. ABSTRACT This research work intends to demonstrate that the modern arguments based upon the contractual theories about the legitimation of the political order, create an enormous contradiction among the individuals and the society in which they become disabled as an active part in the political scenery. As a matter of fact, the mentioned situation and its association to a market culture ends up favoring policies of social exclusion through processes of subjectivism which dehumanize the ones excluded from the consumption chain. Keywords: Political theory; contractual theory; legitimation; individualism; subjectivity; social exclusion; Foucault; Freud.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2610.18568/cmc.v2i3.26Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 3 (2005): Comunicação Política; 69-851983-707010.18568/cmc.v2i3reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26/26Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, Júlio César2012-04-11T19:49:06Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/26Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:06Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
title Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
spellingShingle Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
Pompeu, Júlio César
title_short Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
title_full Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
title_fullStr Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
title_full_unstemmed Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
title_sort Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
author Pompeu, Júlio César
author_facet Pompeu, Júlio César
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pompeu, Júlio César
description Este trabalho pretende demonstrar que os discursos modernos de legitimação da ordem política, baseados em teses contratualistas, acabam por criar uma contradição entre indivíduo e sociedade na qual o indivíduo é deslegitimado como sujeito ativo da política. Tal deslegitimação, associada a uma cultura de mercado, favorece políticas de exclusão social por meio de processos de subjetiva ção que desumanizam os excluídos da cadeia de consumo. Palavras-chave: Teoria política; contratualismo; legitimação; individualismo; subjetividade; exclusão social; Foucault; Freud. ABSTRACT This research work intends to demonstrate that the modern arguments based upon the contractual theories about the legitimation of the political order, create an enormous contradiction among the individuals and the society in which they become disabled as an active part in the political scenery. As a matter of fact, the mentioned situation and its association to a market culture ends up favoring policies of social exclusion through processes of subjectivism which dehumanize the ones excluded from the consumption chain. Keywords: Political theory; contractual theory; legitimation; individualism; subjectivity; social exclusion; Foucault; Freud.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-19
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26
10.18568/cmc.v2i3.26
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v2i3.26
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26/26
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85
Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85
1983-7070
10.18568/cmc.v2i3
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298604027904