Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26 |
Resumo: | Este trabalho pretende demonstrar que os discursos modernos de legitimação da ordem política, baseados em teses contratualistas, acabam por criar uma contradição entre indivíduo e sociedade na qual o indivíduo é deslegitimado como sujeito ativo da política. Tal deslegitimação, associada a uma cultura de mercado, favorece políticas de exclusão social por meio de processos de subjetiva ção que desumanizam os excluídos da cadeia de consumo. Palavras-chave: Teoria política; contratualismo; legitimação; individualismo; subjetividade; exclusão social; Foucault; Freud. ABSTRACT This research work intends to demonstrate that the modern arguments based upon the contractual theories about the legitimation of the political order, create an enormous contradiction among the individuals and the society in which they become disabled as an active part in the political scenery. As a matter of fact, the mentioned situation and its association to a market culture ends up favoring policies of social exclusion through processes of subjectivism which dehumanize the ones excluded from the consumption chain. Keywords: Political theory; contractual theory; legitimation; individualism; subjectivity; social exclusion; Foucault; Freud. |
id |
ESPM-3_86a0c46771148718e1b5dfec5cfac904 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/26 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismoEste trabalho pretende demonstrar que os discursos modernos de legitimação da ordem política, baseados em teses contratualistas, acabam por criar uma contradição entre indivíduo e sociedade na qual o indivíduo é deslegitimado como sujeito ativo da política. Tal deslegitimação, associada a uma cultura de mercado, favorece políticas de exclusão social por meio de processos de subjetiva ção que desumanizam os excluídos da cadeia de consumo. Palavras-chave: Teoria política; contratualismo; legitimação; individualismo; subjetividade; exclusão social; Foucault; Freud. ABSTRACT This research work intends to demonstrate that the modern arguments based upon the contractual theories about the legitimation of the political order, create an enormous contradiction among the individuals and the society in which they become disabled as an active part in the political scenery. As a matter of fact, the mentioned situation and its association to a market culture ends up favoring policies of social exclusion through processes of subjectivism which dehumanize the ones excluded from the consumption chain. Keywords: Political theory; contractual theory; legitimation; individualism; subjectivity; social exclusion; Foucault; Freud.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-19info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/2610.18568/cmc.v2i3.26Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 3 (2005): Comunicação Política; 69-851983-707010.18568/cmc.v2i3reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26/26Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPompeu, Júlio César2012-04-11T19:49:06Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/26Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:06Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo |
title |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo |
spellingShingle |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo Pompeu, Júlio César |
title_short |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo |
title_full |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo |
title_fullStr |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo |
title_full_unstemmed |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo |
title_sort |
Ordem e consumo: a modernidade sem modernismo |
author |
Pompeu, Júlio César |
author_facet |
Pompeu, Júlio César |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pompeu, Júlio César |
description |
Este trabalho pretende demonstrar que os discursos modernos de legitimação da ordem política, baseados em teses contratualistas, acabam por criar uma contradição entre indivíduo e sociedade na qual o indivíduo é deslegitimado como sujeito ativo da política. Tal deslegitimação, associada a uma cultura de mercado, favorece políticas de exclusão social por meio de processos de subjetiva ção que desumanizam os excluídos da cadeia de consumo. Palavras-chave: Teoria política; contratualismo; legitimação; individualismo; subjetividade; exclusão social; Foucault; Freud. ABSTRACT This research work intends to demonstrate that the modern arguments based upon the contractual theories about the legitimation of the political order, create an enormous contradiction among the individuals and the society in which they become disabled as an active part in the political scenery. As a matter of fact, the mentioned situation and its association to a market culture ends up favoring policies of social exclusion through processes of subjectivism which dehumanize the ones excluded from the consumption chain. Keywords: Political theory; contractual theory; legitimation; individualism; subjectivity; social exclusion; Foucault; Freud. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-19 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26 10.18568/cmc.v2i3.26 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v2i3.26 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/26/26 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85 Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 3 (2005): Comunicação Política; 69-85 1983-7070 10.18568/cmc.v2i3 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298604027904 |