Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/211 |
Resumo: | Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa. |
id |
ESPM-3_8db941f2db09e965e3990d88c52ab005 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/211 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológicaEste texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa.Escola Superior de Propaganda e Marketing2011-05-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/21110.18568/cmc.v8i21.211Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 21 (2011): Comunicação e esporte; 67-92Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 21 (2011): Comunicação e esporte; 67-92Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 21 (2011): Comunicação e esporte; 67-921983-707010.18568/cmc.v8i21reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/211/208Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessDamo, Arlei Sander2012-04-11T20:19:50Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/211Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:19:50Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica |
title |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica |
spellingShingle |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica Damo, Arlei Sander |
title_short |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica |
title_full |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica |
title_fullStr |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica |
title_full_unstemmed |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica |
title_sort |
Produção e consumo de megaeventos esportivos – apontamentos em perspectiva antropológica |
author |
Damo, Arlei Sander |
author_facet |
Damo, Arlei Sander |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Damo, Arlei Sander |
description |
Este texto tem por objetivo mostrar que os espetáculos esportivos podem ser pensados como bens simbólicos convertidos em mercadorias. Para tanto, sugiro que se observe o aparato simbólico do clubismo e do nacionalismo, os dois principais circuitos de disputas no futebol. É no espectro desses circuitos que se produzem as identidades e alteridades que dão sentido aos jogos, para além da beleza ou torpeza das técnicas corporais. Procuro mostrar como a FIFA controla o circuito nacionalista, cuja Copa do Mundo é a mercadoria mais valiosa. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/211 10.18568/cmc.v8i21.211 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/211 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v8i21.211 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/211/208 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 No. 21 (2011): Comunicação e esporte; 67-92 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 8 Núm. 21 (2011): Comunicação e esporte; 67-92 Comunicação Mídia e Consumo; v. 8 n. 21 (2011): Comunicação e esporte; 67-92 1983-7070 10.18568/cmc.v8i21 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890299122024448 |