Metamorfoses do contrato representativo: jornalismo, democracia e os manuais da redação da Folha de S.Paulo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/141 |
Resumo: | Resumo O texto analisa as três primeiras edições do Manual da Redação editado pelo jornal Folha de S.Paulo: 1984, 1987 e 1992. Mais do que fundamental na estruturação do novo jornalismo brasileiro pós-ditadura, as edições constituem um manifesto no qual o jornal reivindica ocupar um papel de destaque na nova democracia em formação. A análise se prende, em especial, ao modo como os manuais buscam legitimar esse papel baseado em um tipo particular de contrato representativo; um vínculo comercial, antes que eleitoral. Palavras-chave: Jornalismo; democracia; contrato representativo; Manual da Redação da Folha de S.Paulo. Resumen El texto se propone analizar las tres primeras ediciones del Manual da Redação editado por el diario Folha de S.Paulo: 1984, 1987 y 1992. Además de desempeñar un papel fundamental en la estructuración del nuevo periodismo brasileño posterior a la dictadura, las ediciones constituyen un manifiesto en el cual el diario pretende desempeñar un papel destacado en la nueva democracia que estaba en formación. El objetivo de este análisis es determinar la manera en que los manuales buscan legitimar ese papel basado en un tipo especial de contrato representativo en el cual el vinculo comercial es más importante que el vinculo electoral. Palabras-clave: Periodismo; democracia; contrato representativo; Manual da Redação del diario Folha de S.Paulo. Abstract The main purpose of this paper is to analyze the first three editions of the Writing Manuals (Manual da Redação – 1984, 1987 and 1992), edited by th daily newspaper Folha de S.Paulo. These manuals were fundamental for the structuring of the new Brazilian journalism during the post-dictatorship period. Furthermore, they are a manifest where the newspaper claims for an important place in the new Brazilian democracy in formation. The aim of this analysis is to ascertain how these manuals try to legitimate this position. They have a sort of special representative contract where commercial bonding is more important than the electoral one. Keywords: Journalism; democracy; representative contract; Folha de S.Paulo Writing Manual. |
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Metamorfoses do contrato representativo: jornalismo, democracia e os manuais da redação da Folha de S.PauloResumo O texto analisa as três primeiras edições do Manual da Redação editado pelo jornal Folha de S.Paulo: 1984, 1987 e 1992. Mais do que fundamental na estruturação do novo jornalismo brasileiro pós-ditadura, as edições constituem um manifesto no qual o jornal reivindica ocupar um papel de destaque na nova democracia em formação. A análise se prende, em especial, ao modo como os manuais buscam legitimar esse papel baseado em um tipo particular de contrato representativo; um vínculo comercial, antes que eleitoral. Palavras-chave: Jornalismo; democracia; contrato representativo; Manual da Redação da Folha de S.Paulo. Resumen El texto se propone analizar las tres primeras ediciones del Manual da Redação editado por el diario Folha de S.Paulo: 1984, 1987 y 1992. Además de desempeñar un papel fundamental en la estructuración del nuevo periodismo brasileño posterior a la dictadura, las ediciones constituyen un manifiesto en el cual el diario pretende desempeñar un papel destacado en la nueva democracia que estaba en formación. El objetivo de este análisis es determinar la manera en que los manuales buscan legitimar ese papel basado en un tipo especial de contrato representativo en el cual el vinculo comercial es más importante que el vinculo electoral. Palabras-clave: Periodismo; democracia; contrato representativo; Manual da Redação del diario Folha de S.Paulo. Abstract The main purpose of this paper is to analyze the first three editions of the Writing Manuals (Manual da Redação – 1984, 1987 and 1992), edited by th daily newspaper Folha de S.Paulo. These manuals were fundamental for the structuring of the new Brazilian journalism during the post-dictatorship period. Furthermore, they are a manifest where the newspaper claims for an important place in the new Brazilian democracy in formation. The aim of this analysis is to ascertain how these manuals try to legitimate this position. They have a sort of special representative contract where commercial bonding is more important than the electoral one. Keywords: Journalism; democracy; representative contract; Folha de S.Paulo Writing Manual.Escola Superior de Propaganda e Marketing2009-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/14110.18568/cmc.v5i14.141Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 No. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 149-170Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 5 Núm. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 149-170Comunicação Mídia e Consumo; v. 5 n. 14 (2008): Comunicação e Cidadania; 149-1701983-707010.18568/cmc.v5i14reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/141/141Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlbuquerque, Afonso deHolzbach, Ariane Diniz2013-04-02T14:37:38Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/141Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T14:37:38Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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