A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carrascoza, João
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Casaqui, Vander, Hoff, Tânia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108
Resumo: O artigo propõe a reflexão sobre o universo simbólico da marca Coca-Cola com base no comercial “Happiness Factory” (“Fábrica de Felicidade”, 2006), em que a esfera produtiva da corporação é recuperada como espetáculo, como apoteose, para servir ao imaginário do consumo. Trata-se de estudo preliminar sobre os processos simbólicos de reconstrução, de esvaziamento, de harmonização das tensões e dialéticas que envolvem o mundo do trabalho, para servir à publicidade da marca – esta entendida como ente social, mediador da negociação simbólica entre anunciantes e consumidores. A metodologia de análise é baseada no quadro teórico da análise do discurso de linha francesa e de conceitos- chave da obra de Mikhail Bakhtin, entre outros autores. Palavras-chave: Publicidade; consumo simbólico; trabalho.ABSTRACT This article presents a reflection on the symbolic universe of the Coca-Cola brand based on the comercial “Happiness Factory” (2006), in which the productive sphere of the corporation is transformed and presented as a spectacle, as an apotheosis in order to meet the purposes of consumption imaginary. This is a preliminary study on the symbolic processes of reconstruction, of emptying and of the harmonization of tensions and dialectics which involve the world of labour in order to meet the requirements of the publicity of the Coca-Cola brand – which is understood as a social being, mediator of the symbolic negotiation between advertisers and consumers. Our methodology of analysis is based on the theoretical framework of the French line of discourse analysis and key concepts of Mikhail Bakhtin, among other authors. Keywords: Advertising; symbolic consumption; brands.
id ESPM-3_a1efe0c313be30350a5385428e0a9e9b
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/108
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumoO artigo propõe a reflexão sobre o universo simbólico da marca Coca-Cola com base no comercial “Happiness Factory” (“Fábrica de Felicidade”, 2006), em que a esfera produtiva da corporação é recuperada como espetáculo, como apoteose, para servir ao imaginário do consumo. Trata-se de estudo preliminar sobre os processos simbólicos de reconstrução, de esvaziamento, de harmonização das tensões e dialéticas que envolvem o mundo do trabalho, para servir à publicidade da marca – esta entendida como ente social, mediador da negociação simbólica entre anunciantes e consumidores. A metodologia de análise é baseada no quadro teórico da análise do discurso de linha francesa e de conceitos- chave da obra de Mikhail Bakhtin, entre outros autores. Palavras-chave: Publicidade; consumo simbólico; trabalho.ABSTRACT This article presents a reflection on the symbolic universe of the Coca-Cola brand based on the comercial “Happiness Factory” (2006), in which the productive sphere of the corporation is transformed and presented as a spectacle, as an apotheosis in order to meet the purposes of consumption imaginary. This is a preliminary study on the symbolic processes of reconstruction, of emptying and of the harmonization of tensions and dialectics which involve the world of labour in order to meet the requirements of the publicity of the Coca-Cola brand – which is understood as a social being, mediator of the symbolic negotiation between advertisers and consumers. Our methodology of analysis is based on the theoretical framework of the French line of discourse analysis and key concepts of Mikhail Bakhtin, among other authors. Keywords: Advertising; symbolic consumption; brands.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10810.18568/cmc.v4i11.108Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-771983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108/109Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrascoza, JoãoCasaqui, VanderHoff, Tânia2012-04-11T19:52:39Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/108Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:39Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
title A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
spellingShingle A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
Carrascoza, João
title_short A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
title_full A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
title_fullStr A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
title_full_unstemmed A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
title_sort A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
author Carrascoza, João
author_facet Carrascoza, João
Casaqui, Vander
Hoff, Tânia
author_role author
author2 Casaqui, Vander
Hoff, Tânia
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Carrascoza, João
Casaqui, Vander
Hoff, Tânia
description O artigo propõe a reflexão sobre o universo simbólico da marca Coca-Cola com base no comercial “Happiness Factory” (“Fábrica de Felicidade”, 2006), em que a esfera produtiva da corporação é recuperada como espetáculo, como apoteose, para servir ao imaginário do consumo. Trata-se de estudo preliminar sobre os processos simbólicos de reconstrução, de esvaziamento, de harmonização das tensões e dialéticas que envolvem o mundo do trabalho, para servir à publicidade da marca – esta entendida como ente social, mediador da negociação simbólica entre anunciantes e consumidores. A metodologia de análise é baseada no quadro teórico da análise do discurso de linha francesa e de conceitos- chave da obra de Mikhail Bakhtin, entre outros autores. Palavras-chave: Publicidade; consumo simbólico; trabalho.ABSTRACT This article presents a reflection on the symbolic universe of the Coca-Cola brand based on the comercial “Happiness Factory” (2006), in which the productive sphere of the corporation is transformed and presented as a spectacle, as an apotheosis in order to meet the purposes of consumption imaginary. This is a preliminary study on the symbolic processes of reconstruction, of emptying and of the harmonization of tensions and dialectics which involve the world of labour in order to meet the requirements of the publicity of the Coca-Cola brand – which is understood as a social being, mediator of the symbolic negotiation between advertisers and consumers. Our methodology of analysis is based on the theoretical framework of the French line of discourse analysis and key concepts of Mikhail Bakhtin, among other authors. Keywords: Advertising; symbolic consumption; brands.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108
10.18568/cmc.v4i11.108
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v4i11.108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108/109
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77
Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77
1983-7070
10.18568/cmc.v4i11
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298986758144