A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108 |
Resumo: | O artigo propõe a reflexão sobre o universo simbólico da marca Coca-Cola com base no comercial “Happiness Factory” (“Fábrica de Felicidade”, 2006), em que a esfera produtiva da corporação é recuperada como espetáculo, como apoteose, para servir ao imaginário do consumo. Trata-se de estudo preliminar sobre os processos simbólicos de reconstrução, de esvaziamento, de harmonização das tensões e dialéticas que envolvem o mundo do trabalho, para servir à publicidade da marca – esta entendida como ente social, mediador da negociação simbólica entre anunciantes e consumidores. A metodologia de análise é baseada no quadro teórico da análise do discurso de linha francesa e de conceitos- chave da obra de Mikhail Bakhtin, entre outros autores. Palavras-chave: Publicidade; consumo simbólico; trabalho.ABSTRACT This article presents a reflection on the symbolic universe of the Coca-Cola brand based on the comercial “Happiness Factory” (2006), in which the productive sphere of the corporation is transformed and presented as a spectacle, as an apotheosis in order to meet the purposes of consumption imaginary. This is a preliminary study on the symbolic processes of reconstruction, of emptying and of the harmonization of tensions and dialectics which involve the world of labour in order to meet the requirements of the publicity of the Coca-Cola brand – which is understood as a social being, mediator of the symbolic negotiation between advertisers and consumers. Our methodology of analysis is based on the theoretical framework of the French line of discourse analysis and key concepts of Mikhail Bakhtin, among other authors. Keywords: Advertising; symbolic consumption; brands. |
id |
ESPM-3_a1efe0c313be30350a5385428e0a9e9b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/108 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumoO artigo propõe a reflexão sobre o universo simbólico da marca Coca-Cola com base no comercial “Happiness Factory” (“Fábrica de Felicidade”, 2006), em que a esfera produtiva da corporação é recuperada como espetáculo, como apoteose, para servir ao imaginário do consumo. Trata-se de estudo preliminar sobre os processos simbólicos de reconstrução, de esvaziamento, de harmonização das tensões e dialéticas que envolvem o mundo do trabalho, para servir à publicidade da marca – esta entendida como ente social, mediador da negociação simbólica entre anunciantes e consumidores. A metodologia de análise é baseada no quadro teórico da análise do discurso de linha francesa e de conceitos- chave da obra de Mikhail Bakhtin, entre outros autores. Palavras-chave: Publicidade; consumo simbólico; trabalho.ABSTRACT This article presents a reflection on the symbolic universe of the Coca-Cola brand based on the comercial “Happiness Factory” (2006), in which the productive sphere of the corporation is transformed and presented as a spectacle, as an apotheosis in order to meet the purposes of consumption imaginary. This is a preliminary study on the symbolic processes of reconstruction, of emptying and of the harmonization of tensions and dialectics which involve the world of labour in order to meet the requirements of the publicity of the Coca-Cola brand – which is understood as a social being, mediator of the symbolic negotiation between advertisers and consumers. Our methodology of analysis is based on the theoretical framework of the French line of discourse analysis and key concepts of Mikhail Bakhtin, among other authors. Keywords: Advertising; symbolic consumption; brands.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/10810.18568/cmc.v4i11.108Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-771983-707010.18568/cmc.v4i11reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108/109Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCarrascoza, JoãoCasaqui, VanderHoff, Tânia2012-04-11T19:52:39Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/108Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:39Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo |
title |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo |
spellingShingle |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo Carrascoza, João |
title_short |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo |
title_full |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo |
title_fullStr |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo |
title_full_unstemmed |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo |
title_sort |
A publicidade da Coca-Cola “Happiness Factory” e o imaginário do sistema produtivo na sociedade de consumo |
author |
Carrascoza, João |
author_facet |
Carrascoza, João Casaqui, Vander Hoff, Tânia |
author_role |
author |
author2 |
Casaqui, Vander Hoff, Tânia |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrascoza, João Casaqui, Vander Hoff, Tânia |
description |
O artigo propõe a reflexão sobre o universo simbólico da marca Coca-Cola com base no comercial “Happiness Factory” (“Fábrica de Felicidade”, 2006), em que a esfera produtiva da corporação é recuperada como espetáculo, como apoteose, para servir ao imaginário do consumo. Trata-se de estudo preliminar sobre os processos simbólicos de reconstrução, de esvaziamento, de harmonização das tensões e dialéticas que envolvem o mundo do trabalho, para servir à publicidade da marca – esta entendida como ente social, mediador da negociação simbólica entre anunciantes e consumidores. A metodologia de análise é baseada no quadro teórico da análise do discurso de linha francesa e de conceitos- chave da obra de Mikhail Bakhtin, entre outros autores. Palavras-chave: Publicidade; consumo simbólico; trabalho.ABSTRACT This article presents a reflection on the symbolic universe of the Coca-Cola brand based on the comercial “Happiness Factory” (2006), in which the productive sphere of the corporation is transformed and presented as a spectacle, as an apotheosis in order to meet the purposes of consumption imaginary. This is a preliminary study on the symbolic processes of reconstruction, of emptying and of the harmonization of tensions and dialectics which involve the world of labour in order to meet the requirements of the publicity of the Coca-Cola brand – which is understood as a social being, mediator of the symbolic negotiation between advertisers and consumers. Our methodology of analysis is based on the theoretical framework of the French line of discourse analysis and key concepts of Mikhail Bakhtin, among other authors. Keywords: Advertising; symbolic consumption; brands. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-25 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108 10.18568/cmc.v4i11.108 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v4i11.108 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/108/109 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77 Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 11 (2007): Comunicação e análise do discurso; 65-77 1983-7070 10.18568/cmc.v4i11 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298986758144 |