Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rebouças, Edgard
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/48
Resumo: Este artigo expõe um panorama do que vem sendo debatido na América Latina com referenciais da economia política das comunicações e das indústrias culturais ao longo dos últimos 50 anos. Mostra ainda como pesquisadores latino-americanos têm se destacado pela junção de aportes do espaço público habermasiano, das políticas de comunicações, da economia política ortodoxa, das “novas” tecnologias e das indústrias culturais. O texto trata também dos riscos da ideologização e/ou do economicismo de muitos estudos e conclui observando a necessidade de mais diálogos entre pesquisadores e áreas. Palavras-chave: América Latina; hibridismo metodológico; economia política; políticas de comunicações; indústrias culturais. ABSTRACT This article expose a panorama of that is being debated in Latin America with theoretical references of the political economy of communications and the cultural industries to the long one of last 50 years. It also shows as Latin American researchers have worked with the hybridization of those approaches: the habermasian public space, the communications policies, the orthodox political economy, the “new” technologies and the cultural industries. The text also deals with the risks of the ideologization and/or the economicism of many studies and concludes observing the necessity of more dialogues between researchers and fields. Keywords: Latin America; methodological hybridism; politic economy; communications policies; cultural industries.
id ESPM-3_b512b5cf8f34d18fb19f41a8b2584e50
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/48
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América LatinaEste artigo expõe um panorama do que vem sendo debatido na América Latina com referenciais da economia política das comunicações e das indústrias culturais ao longo dos últimos 50 anos. Mostra ainda como pesquisadores latino-americanos têm se destacado pela junção de aportes do espaço público habermasiano, das políticas de comunicações, da economia política ortodoxa, das “novas” tecnologias e das indústrias culturais. O texto trata também dos riscos da ideologização e/ou do economicismo de muitos estudos e conclui observando a necessidade de mais diálogos entre pesquisadores e áreas. Palavras-chave: América Latina; hibridismo metodológico; economia política; políticas de comunicações; indústrias culturais. ABSTRACT This article expose a panorama of that is being debated in Latin America with theoretical references of the political economy of communications and the cultural industries to the long one of last 50 years. It also shows as Latin American researchers have worked with the hybridization of those approaches: the habermasian public space, the communications policies, the orthodox political economy, the “new” technologies and the cultural industries. The text also deals with the risks of the ideologization and/or the economicism of many studies and concludes observing the necessity of more dialogues between researchers and fields. Keywords: Latin America; methodological hybridism; politic economy; communications policies; cultural industries.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/4810.18568/cmc.v2i5.48Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 5 (2005): Economia Política; 65-89Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 5 (2005): Economia Política; 65-89Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 5 (2005): Economia Política; 65-891983-707010.18568/cmc.v2i5reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/48/49Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessRebouças, Edgard2012-04-11T19:50:10Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/48Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:50:10Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina
title Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina
spellingShingle Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina
Rebouças, Edgard
title_short Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina
title_full Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina
title_fullStr Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina
title_full_unstemmed Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina
title_sort Estudos e práticas da economia (e da) política de comunicações na América Latina
author Rebouças, Edgard
author_facet Rebouças, Edgard
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rebouças, Edgard
description Este artigo expõe um panorama do que vem sendo debatido na América Latina com referenciais da economia política das comunicações e das indústrias culturais ao longo dos últimos 50 anos. Mostra ainda como pesquisadores latino-americanos têm se destacado pela junção de aportes do espaço público habermasiano, das políticas de comunicações, da economia política ortodoxa, das “novas” tecnologias e das indústrias culturais. O texto trata também dos riscos da ideologização e/ou do economicismo de muitos estudos e conclui observando a necessidade de mais diálogos entre pesquisadores e áreas. Palavras-chave: América Latina; hibridismo metodológico; economia política; políticas de comunicações; indústrias culturais. ABSTRACT This article expose a panorama of that is being debated in Latin America with theoretical references of the political economy of communications and the cultural industries to the long one of last 50 years. It also shows as Latin American researchers have worked with the hybridization of those approaches: the habermasian public space, the communications policies, the orthodox political economy, the “new” technologies and the cultural industries. The text also deals with the risks of the ideologization and/or the economicism of many studies and concludes observing the necessity of more dialogues between researchers and fields. Keywords: Latin America; methodological hybridism; politic economy; communications policies; cultural industries.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/48
10.18568/cmc.v2i5.48
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/48
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v2i5.48
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/48/49
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 5 (2005): Economia Política; 65-89
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 5 (2005): Economia Política; 65-89
Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 5 (2005): Economia Política; 65-89
1983-7070
10.18568/cmc.v2i5
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298633388032