Práticas e Políticas Educacionais na América Latina

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Pereira, Washington Kuklinski
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
Texto Completo: http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653
Resumo: As políticas públicas de educação ao redor do mundo estão passando por um processo de padronização internacional – destacamos, por exemplo, o sistema PISA (Programme for International Studant Assiment). Na contramão dessas ações de mecanização do processo de ensino-aprendizagem, professores procuram promover práticas educativas que priorizam a formação crítica, lúcida e reflexiva dos estudantes. Ao submetermos uma proposta de simpósio ao I Seminário Latino-Americano de Estudos em cultura, o nosso interesse foi, além de problematizar questões referentes à educação, construir um espaço de discussão e reflexão sobre tal temática vislumbrando possibilidades de trabalhos e ações que tivessem como eixo norteador a quebra do paradigma normativo das atuais políticas de padronização do processo ensino-aprendizagem. Com esse intuito, surge o Simpósio Temático – 08, intitulado Práticas e Políticas Educacionais na América Latina, que teve como objetivo principal reunir pesquisadores, principalmente professores-pesquisadores, e licenciandos em formação que discutissem as políticas de educação atuais e trouxessem relatos de experiência sobre suas práticas educacionais no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. É a partir desses apontamentos e interesses que apresentamos neste artigo as reflexões empreendidas durante os três dias de encontro no nosso simpósio.  
id CLAEC-1_83961700aa892e0eae03fd6c9d45747f
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/653
network_acronym_str CLAEC-1
network_name_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository_id_str
spelling Práticas e Políticas Educacionais na América LatinaEducaçãoPolíticas EducacionaisPráticas EducacionaisAmérica LatinaProcesso ensino-aprendizagemAs políticas públicas de educação ao redor do mundo estão passando por um processo de padronização internacional – destacamos, por exemplo, o sistema PISA (Programme for International Studant Assiment). Na contramão dessas ações de mecanização do processo de ensino-aprendizagem, professores procuram promover práticas educativas que priorizam a formação crítica, lúcida e reflexiva dos estudantes. Ao submetermos uma proposta de simpósio ao I Seminário Latino-Americano de Estudos em cultura, o nosso interesse foi, além de problematizar questões referentes à educação, construir um espaço de discussão e reflexão sobre tal temática vislumbrando possibilidades de trabalhos e ações que tivessem como eixo norteador a quebra do paradigma normativo das atuais políticas de padronização do processo ensino-aprendizagem. Com esse intuito, surge o Simpósio Temático – 08, intitulado Práticas e Políticas Educacionais na América Latina, que teve como objetivo principal reunir pesquisadores, principalmente professores-pesquisadores, e licenciandos em formação que discutissem as políticas de educação atuais e trouxessem relatos de experiência sobre suas práticas educacionais no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. É a partir desses apontamentos e interesses que apresentamos neste artigo as reflexões empreendidas durante os três dias de encontro no nosso simpósio.  Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura2017-12-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/65310.23899/relacult.v3i3.653RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult2525-787010.23899/relacult.v3i3reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedadeinstname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)instacron:CLAECporhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653/346Copyright (c) 2017 Alessandra Fontes Carvalho da Rocha, Washington Kuklinski Pereirainfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Alessandra Fontes Carvalho daPereira, Washington Kuklinski2019-05-06T01:38:04Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/653Revistahttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/indexONGhttp://periodicos.claec.org/index.php/relacult/oairelacult@claec.org || periodicos@claec.org2525-78702525-7870opendoar:2019-05-06T01:38:04RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
title Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
spellingShingle Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da
Educação
Políticas Educacionais
Práticas Educacionais
América Latina
Processo ensino-aprendizagem
title_short Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
title_full Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
title_fullStr Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
title_full_unstemmed Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
title_sort Práticas e Políticas Educacionais na América Latina
author Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da
author_facet Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da
Pereira, Washington Kuklinski
author_role author
author2 Pereira, Washington Kuklinski
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Alessandra Fontes Carvalho da
Pereira, Washington Kuklinski
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Políticas Educacionais
Práticas Educacionais
América Latina
Processo ensino-aprendizagem
topic Educação
Políticas Educacionais
Práticas Educacionais
América Latina
Processo ensino-aprendizagem
description As políticas públicas de educação ao redor do mundo estão passando por um processo de padronização internacional – destacamos, por exemplo, o sistema PISA (Programme for International Studant Assiment). Na contramão dessas ações de mecanização do processo de ensino-aprendizagem, professores procuram promover práticas educativas que priorizam a formação crítica, lúcida e reflexiva dos estudantes. Ao submetermos uma proposta de simpósio ao I Seminário Latino-Americano de Estudos em cultura, o nosso interesse foi, além de problematizar questões referentes à educação, construir um espaço de discussão e reflexão sobre tal temática vislumbrando possibilidades de trabalhos e ações que tivessem como eixo norteador a quebra do paradigma normativo das atuais políticas de padronização do processo ensino-aprendizagem. Com esse intuito, surge o Simpósio Temático – 08, intitulado Práticas e Políticas Educacionais na América Latina, que teve como objetivo principal reunir pesquisadores, principalmente professores-pesquisadores, e licenciandos em formação que discutissem as políticas de educação atuais e trouxessem relatos de experiência sobre suas práticas educacionais no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior. É a partir desses apontamentos e interesses que apresentamos neste artigo as reflexões empreendidas durante os três dias de encontro no nosso simpósio.  
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653
10.23899/relacult.v3i3.653
url http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653
identifier_str_mv 10.23899/relacult.v3i3.653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://periodicos.claec.org/index.php/relacult/article/view/653/346
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2017 Alessandra Fontes Carvalho da Rocha, Washington Kuklinski Pereira
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2017 Alessandra Fontes Carvalho da Rocha, Washington Kuklinski Pereira
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
publisher.none.fl_str_mv Editora CLAEC - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura
dc.source.none.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade; v. 3 (2017): Edição Especial - I SEMLACult
2525-7870
10.23899/relacult.v3i3
reponame:RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
instname:Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron:CLAEC
instname_str Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
instacron_str CLAEC
institution CLAEC
reponame_str RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
collection RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade
repository.name.fl_str_mv RELACult - Revista Latino-Americana de Estudos em Cultura e Sociedade - Centro Latino-Americano de Estudos em Cultura (CLAEC)
repository.mail.fl_str_mv relacult@claec.org || periodicos@claec.org
_version_ 1808042489215451136