Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Freitas, Ricardo Ferreira
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/39
Resumo: Este artigo aborda a moda a partir de questões comumente debatidas no campo da comunicação social. Tendo o consumo como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Simmel sobre a moda, relacionando-os a teóricos contemporâneos, de maneira a considerar não só os aspectos comerciais, mas, principalmente, os aparatos ideológicos que são produzidos ou apropriados pelos meios de comunicação de massa. Palavras-chave: Moda; cultura de massa; consumo; comunicação social; espaços urbanos. ABSTRACT This article considers fashion from the standpoint of the debate within the field of communication studies. Taking consumption as a reference, the discussion takes into account Simmel’s annotations on fashion, linking them to contemporary theories in order to consider not only commercial aspects but, mainly, the ideological apparatus produced or appropriated by the mass media as well. Keywords: Fashion; mass culture; consumption; communications; urban spaces.
id ESPM-3_ba4bdcc021ea83d6921afe2f441136e2
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/39
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparênciasEste artigo aborda a moda a partir de questões comumente debatidas no campo da comunicação social. Tendo o consumo como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Simmel sobre a moda, relacionando-os a teóricos contemporâneos, de maneira a considerar não só os aspectos comerciais, mas, principalmente, os aparatos ideológicos que são produzidos ou apropriados pelos meios de comunicação de massa. Palavras-chave: Moda; cultura de massa; consumo; comunicação social; espaços urbanos. ABSTRACT This article considers fashion from the standpoint of the debate within the field of communication studies. Taking consumption as a reference, the discussion takes into account Simmel’s annotations on fashion, linking them to contemporary theories in order to consider not only commercial aspects but, mainly, the ideological apparatus produced or appropriated by the mass media as well. Keywords: Fashion; mass culture; consumption; communications; urban spaces.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/3910.18568/cmc.v2i4.39Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-136Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-136Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-1361983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/39/39Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ricardo Ferreira2012-04-11T19:49:49Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/39Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:49Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
title Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
spellingShingle Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
Freitas, Ricardo Ferreira
title_short Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
title_full Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
title_fullStr Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
title_full_unstemmed Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
title_sort Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
author Freitas, Ricardo Ferreira
author_facet Freitas, Ricardo Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Freitas, Ricardo Ferreira
description Este artigo aborda a moda a partir de questões comumente debatidas no campo da comunicação social. Tendo o consumo como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Simmel sobre a moda, relacionando-os a teóricos contemporâneos, de maneira a considerar não só os aspectos comerciais, mas, principalmente, os aparatos ideológicos que são produzidos ou apropriados pelos meios de comunicação de massa. Palavras-chave: Moda; cultura de massa; consumo; comunicação social; espaços urbanos. ABSTRACT This article considers fashion from the standpoint of the debate within the field of communication studies. Taking consumption as a reference, the discussion takes into account Simmel’s annotations on fashion, linking them to contemporary theories in order to consider not only commercial aspects but, mainly, the ideological apparatus produced or appropriated by the mass media as well. Keywords: Fashion; mass culture; consumption; communications; urban spaces.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/39
10.18568/cmc.v2i4.39
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/39
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v2i4.39
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/39/39
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-136
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-136
Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-136
1983-7070
10.18568/cmc.v2i4
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298621853696