Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparências
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/39 |
Resumo: | Este artigo aborda a moda a partir de questões comumente debatidas no campo da comunicação social. Tendo o consumo como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Simmel sobre a moda, relacionando-os a teóricos contemporâneos, de maneira a considerar não só os aspectos comerciais, mas, principalmente, os aparatos ideológicos que são produzidos ou apropriados pelos meios de comunicação de massa. Palavras-chave: Moda; cultura de massa; consumo; comunicação social; espaços urbanos. ABSTRACT This article considers fashion from the standpoint of the debate within the field of communication studies. Taking consumption as a reference, the discussion takes into account Simmels annotations on fashion, linking them to contemporary theories in order to consider not only commercial aspects but, mainly, the ideological apparatus produced or appropriated by the mass media as well. Keywords: Fashion; mass culture; consumption; communications; urban spaces. |
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Comunicação, consumo e moda: entre os roteiros das aparênciasEste artigo aborda a moda a partir de questões comumente debatidas no campo da comunicação social. Tendo o consumo como referência, a discussão propõe levar em conta os apontamentos de Simmel sobre a moda, relacionando-os a teóricos contemporâneos, de maneira a considerar não só os aspectos comerciais, mas, principalmente, os aparatos ideológicos que são produzidos ou apropriados pelos meios de comunicação de massa. Palavras-chave: Moda; cultura de massa; consumo; comunicação social; espaços urbanos. ABSTRACT This article considers fashion from the standpoint of the debate within the field of communication studies. Taking consumption as a reference, the discussion takes into account Simmels annotations on fashion, linking them to contemporary theories in order to consider not only commercial aspects but, mainly, the ideological apparatus produced or appropriated by the mass media as well. Keywords: Fashion; mass culture; consumption; communications; urban spaces.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/3910.18568/cmc.v2i4.39Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-136Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-136Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 125-1361983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/39/39Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessFreitas, Ricardo Ferreira2012-04-11T19:49:49Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/39Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:49Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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