Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Erotilde Honório
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: de Andrade, Roberta Manuela Barros
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64
Resumo: Um dos elementos mais importantes na construção das sociabilidades contemporâneas é, sem dúvida, a mídia. Cada um dos artefatos culturais que compõe a comunicação mediada tecnologicamente – jornais, televisões, películas, rádios, internet – vai proporcionar interações distintas com diferentes agentes sociais. Esses sujeitos sociais pertencem a contextos históricos e gerações diferenciadas, e vão estabelecer formas particulares de interação com os meios. O ponto central dessa reflexão abarca, pois, as maneiras específicas como os mesmos meios de comunicação interagem de formas diversas com gerações diferentes, bem como de que modo esses meios interagem entre si, construindo uma teia de sociabilidade complexa que nos ajuda a vislumbrar o impacto da mídia na constituição do imaginário social brasileiro. Palavras-chave: Sociabilidade; mídia; geração; imaginário. ABSTRACT One of the most important elements in the construction of con-temporary sociabilities is, no doubt, the media. Each cultural artifact which make up the technologically mediated communication – newspapers, television, movies, radios, internet – will provide distinct interactions with different social agents. These social agents belong to distinct historical contexts and generations and they will establish particular ways of interacting with the media.The main point of this reflection thus encompasses the specific ways by which the same media interact in different ways with different generations. The article also discusses the way in which the different media interact among themselves, building a complex network of sociability which help us to foresee the impact of the media in the construction of the Brazilian social imaginary. Keywords: Sociability; media; generation; imaginary.
id ESPM-3_cfd0cd309fbc442358e47b00e8e19ae5
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/64
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidadeUm dos elementos mais importantes na construção das sociabilidades contemporâneas é, sem dúvida, a mídia. Cada um dos artefatos culturais que compõe a comunicação mediada tecnologicamente – jornais, televisões, películas, rádios, internet – vai proporcionar interações distintas com diferentes agentes sociais. Esses sujeitos sociais pertencem a contextos históricos e gerações diferenciadas, e vão estabelecer formas particulares de interação com os meios. O ponto central dessa reflexão abarca, pois, as maneiras específicas como os mesmos meios de comunicação interagem de formas diversas com gerações diferentes, bem como de que modo esses meios interagem entre si, construindo uma teia de sociabilidade complexa que nos ajuda a vislumbrar o impacto da mídia na constituição do imaginário social brasileiro. Palavras-chave: Sociabilidade; mídia; geração; imaginário. ABSTRACT One of the most important elements in the construction of con-temporary sociabilities is, no doubt, the media. Each cultural artifact which make up the technologically mediated communication – newspapers, television, movies, radios, internet – will provide distinct interactions with different social agents. These social agents belong to distinct historical contexts and generations and they will establish particular ways of interacting with the media.The main point of this reflection thus encompasses the specific ways by which the same media interact in different ways with different generations. The article also discusses the way in which the different media interact among themselves, building a complex network of sociability which help us to foresee the impact of the media in the construction of the Brazilian social imaginary. Keywords: Sociability; media; generation; imaginary.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/6410.18568/cmc.v3i6.64Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-1571983-707010.18568/cmc.v3i6reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64/65Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Erotilde Honóriode Andrade, Roberta Manuela Barros2013-04-02T15:56:27Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/64Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T15:56:27Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
title Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
spellingShingle Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
Silva, Erotilde Honório
title_short Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
title_full Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
title_fullStr Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
title_full_unstemmed Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
title_sort Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
author Silva, Erotilde Honório
author_facet Silva, Erotilde Honório
de Andrade, Roberta Manuela Barros
author_role author
author2 de Andrade, Roberta Manuela Barros
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Erotilde Honório
de Andrade, Roberta Manuela Barros
description Um dos elementos mais importantes na construção das sociabilidades contemporâneas é, sem dúvida, a mídia. Cada um dos artefatos culturais que compõe a comunicação mediada tecnologicamente – jornais, televisões, películas, rádios, internet – vai proporcionar interações distintas com diferentes agentes sociais. Esses sujeitos sociais pertencem a contextos históricos e gerações diferenciadas, e vão estabelecer formas particulares de interação com os meios. O ponto central dessa reflexão abarca, pois, as maneiras específicas como os mesmos meios de comunicação interagem de formas diversas com gerações diferentes, bem como de que modo esses meios interagem entre si, construindo uma teia de sociabilidade complexa que nos ajuda a vislumbrar o impacto da mídia na constituição do imaginário social brasileiro. Palavras-chave: Sociabilidade; mídia; geração; imaginário. ABSTRACT One of the most important elements in the construction of con-temporary sociabilities is, no doubt, the media. Each cultural artifact which make up the technologically mediated communication – newspapers, television, movies, radios, internet – will provide distinct interactions with different social agents. These social agents belong to distinct historical contexts and generations and they will establish particular ways of interacting with the media.The main point of this reflection thus encompasses the specific ways by which the same media interact in different ways with different generations. The article also discusses the way in which the different media interact among themselves, building a complex network of sociability which help us to foresee the impact of the media in the construction of the Brazilian social imaginary. Keywords: Sociability; media; generation; imaginary.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64
10.18568/cmc.v3i6.64
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v3i6.64
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64/65
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157
Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157
1983-7070
10.18568/cmc.v3i6
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298654359552