Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64 |
Resumo: | Um dos elementos mais importantes na construção das sociabilidades contemporâneas é, sem dúvida, a mídia. Cada um dos artefatos culturais que compõe a comunicação mediada tecnologicamente – jornais, televisões, películas, rádios, internet – vai proporcionar interações distintas com diferentes agentes sociais. Esses sujeitos sociais pertencem a contextos históricos e gerações diferenciadas, e vão estabelecer formas particulares de interação com os meios. O ponto central dessa reflexão abarca, pois, as maneiras específicas como os mesmos meios de comunicação interagem de formas diversas com gerações diferentes, bem como de que modo esses meios interagem entre si, construindo uma teia de sociabilidade complexa que nos ajuda a vislumbrar o impacto da mídia na constituição do imaginário social brasileiro. Palavras-chave: Sociabilidade; mídia; geração; imaginário. ABSTRACT One of the most important elements in the construction of con-temporary sociabilities is, no doubt, the media. Each cultural artifact which make up the technologically mediated communication – newspapers, television, movies, radios, internet – will provide distinct interactions with different social agents. These social agents belong to distinct historical contexts and generations and they will establish particular ways of interacting with the media.The main point of this reflection thus encompasses the specific ways by which the same media interact in different ways with different generations. The article also discusses the way in which the different media interact among themselves, building a complex network of sociability which help us to foresee the impact of the media in the construction of the Brazilian social imaginary. Keywords: Sociability; media; generation; imaginary. |
id |
ESPM-3_cfd0cd309fbc442358e47b00e8e19ae5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/64 |
network_acronym_str |
ESPM-3 |
network_name_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidadeUm dos elementos mais importantes na construção das sociabilidades contemporâneas é, sem dúvida, a mídia. Cada um dos artefatos culturais que compõe a comunicação mediada tecnologicamente – jornais, televisões, películas, rádios, internet – vai proporcionar interações distintas com diferentes agentes sociais. Esses sujeitos sociais pertencem a contextos históricos e gerações diferenciadas, e vão estabelecer formas particulares de interação com os meios. O ponto central dessa reflexão abarca, pois, as maneiras específicas como os mesmos meios de comunicação interagem de formas diversas com gerações diferentes, bem como de que modo esses meios interagem entre si, construindo uma teia de sociabilidade complexa que nos ajuda a vislumbrar o impacto da mídia na constituição do imaginário social brasileiro. Palavras-chave: Sociabilidade; mídia; geração; imaginário. ABSTRACT One of the most important elements in the construction of con-temporary sociabilities is, no doubt, the media. Each cultural artifact which make up the technologically mediated communication – newspapers, television, movies, radios, internet – will provide distinct interactions with different social agents. These social agents belong to distinct historical contexts and generations and they will establish particular ways of interacting with the media.The main point of this reflection thus encompasses the specific ways by which the same media interact in different ways with different generations. The article also discusses the way in which the different media interact among themselves, building a complex network of sociability which help us to foresee the impact of the media in the construction of the Brazilian social imaginary. Keywords: Sociability; media; generation; imaginary.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/6410.18568/cmc.v3i6.64Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-1571983-707010.18568/cmc.v3i6reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64/65Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Erotilde Honóriode Andrade, Roberta Manuela Barros2013-04-02T15:56:27Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/64Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T15:56:27Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade |
title |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade |
spellingShingle |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade Silva, Erotilde Honório |
title_short |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade |
title_full |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade |
title_fullStr |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade |
title_full_unstemmed |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade |
title_sort |
Sociabilidades midiáticas: flexibilidade, mutação e pluralidade |
author |
Silva, Erotilde Honório |
author_facet |
Silva, Erotilde Honório de Andrade, Roberta Manuela Barros |
author_role |
author |
author2 |
de Andrade, Roberta Manuela Barros |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Erotilde Honório de Andrade, Roberta Manuela Barros |
description |
Um dos elementos mais importantes na construção das sociabilidades contemporâneas é, sem dúvida, a mídia. Cada um dos artefatos culturais que compõe a comunicação mediada tecnologicamente – jornais, televisões, películas, rádios, internet – vai proporcionar interações distintas com diferentes agentes sociais. Esses sujeitos sociais pertencem a contextos históricos e gerações diferenciadas, e vão estabelecer formas particulares de interação com os meios. O ponto central dessa reflexão abarca, pois, as maneiras específicas como os mesmos meios de comunicação interagem de formas diversas com gerações diferentes, bem como de que modo esses meios interagem entre si, construindo uma teia de sociabilidade complexa que nos ajuda a vislumbrar o impacto da mídia na constituição do imaginário social brasileiro. Palavras-chave: Sociabilidade; mídia; geração; imaginário. ABSTRACT One of the most important elements in the construction of con-temporary sociabilities is, no doubt, the media. Each cultural artifact which make up the technologically mediated communication – newspapers, television, movies, radios, internet – will provide distinct interactions with different social agents. These social agents belong to distinct historical contexts and generations and they will establish particular ways of interacting with the media.The main point of this reflection thus encompasses the specific ways by which the same media interact in different ways with different generations. The article also discusses the way in which the different media interact among themselves, building a complex network of sociability which help us to foresee the impact of the media in the construction of the Brazilian social imaginary. Keywords: Sociability; media; generation; imaginary. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-09-10 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64 10.18568/cmc.v3i6.64 |
url |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64 |
identifier_str_mv |
10.18568/cmc.v3i6.64 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/64/65 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157 Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157 Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 6 (2006): Comunicação e saúde; 139-157 1983-7070 10.18568/cmc.v3i6 reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online) instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
collection |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
thoff@espm.br||revistacmc@espm.br |
_version_ |
1793890298654359552 |