Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Montardo, Sandra Portella
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Carvalho, Cíntia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/161
Resumo: Os blogs merecem a atenção das organizações, pois são uma forma fácil e gratuita de as pessoas publicarem sua opinião, inclusive sobre marcas. Este artigo compara as buscas possíveis de blogs em motores de busca convencionais e com a Web Semântica (ontologia). A marca selecionada foi o iPhone, supertelefone lançado pela Apple em 2007. Percebe-se que a busca proporcionada pela Web Semântica é mais refinada, pois permite a construção de relações entre os termos pesquisados, o que se torna pertinente para o gerenciamento da reputação de imagem corporativa.
id ESPM-3_d431edd72a660e7b8436e147cf12293a
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/161
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogsOs blogs merecem a atenção das organizações, pois são uma forma fácil e gratuita de as pessoas publicarem sua opinião, inclusive sobre marcas. Este artigo compara as buscas possíveis de blogs em motores de busca convencionais e com a Web Semântica (ontologia). A marca selecionada foi o iPhone, supertelefone lançado pela Apple em 2007. Percebe-se que a busca proporcionada pela Web Semântica é mais refinada, pois permite a construção de relações entre os termos pesquisados, o que se torna pertinente para o gerenciamento da reputação de imagem corporativa.Escola Superior de Propaganda e Marketing2010-01-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/16110.18568/cmc.v6i16.161Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 149-171Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 149-171Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 149-1711983-707010.18568/cmc.v6i16reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/161/162Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMontardo, Sandra PortellaCarvalho, Cíntia2012-07-13T19:09:37Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/161Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-07-13T19:09:37Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs
title Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs
spellingShingle Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs
Montardo, Sandra Portella
title_short Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs
title_full Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs
title_fullStr Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs
title_full_unstemmed Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs
title_sort Reputação e Web Semântica: estudo comparativo de buscas aplicado a blogs
author Montardo, Sandra Portella
author_facet Montardo, Sandra Portella
Carvalho, Cíntia
author_role author
author2 Carvalho, Cíntia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Montardo, Sandra Portella
Carvalho, Cíntia
description Os blogs merecem a atenção das organizações, pois são uma forma fácil e gratuita de as pessoas publicarem sua opinião, inclusive sobre marcas. Este artigo compara as buscas possíveis de blogs em motores de busca convencionais e com a Web Semântica (ontologia). A marca selecionada foi o iPhone, supertelefone lançado pela Apple em 2007. Percebe-se que a busca proporcionada pela Web Semântica é mais refinada, pois permite a construção de relações entre os termos pesquisados, o que se torna pertinente para o gerenciamento da reputação de imagem corporativa.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-01-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/161
10.18568/cmc.v6i16.161
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/161
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v6i16.161
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/161/162
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 No. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 149-171
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 6 Núm. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 149-171
Comunicação Mídia e Consumo; v. 6 n. 16 (2009): Comunicação e narrativas; 149-171
1983-7070
10.18568/cmc.v6i16
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299076935680