Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemos, André
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/97
Resumo: Neste artigo descrevemos algumas características dos telefones celulares, definidos aqui como “Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirrede” (DHMCM). Devemos pensar esses dispositivos tanto por suas características intrínsecas como por suas particularidades sociais. Os telefones celulares encarnam, ao mesmo tempo, funções de conversação, convergência, portabilidade, personalização, conexão através de múltiplas redes, produção de informação (texto, imagens, sons), localização... Vamos mostrar também como as novas formas de produção imagética (fotos e vídeos) por esses dispositivos instituem uma sociabilização efêmera, o que marca um contato social midiatizado, não solene, fugaz, transformando esses formatos em vetores de sociabilidade e de comunicação. Palavras-chave: Celular; mobilidade; cidade; cibercultura. Abstract This paper aims to describe some characteristics of the cell phone, defined here as “Multi-networked Connected Hybrid Mobile Devices”. We must think of these devices looking for its intrinsic characteristics and also on its social particularities. The cell phones incarnate, at the same time, con-versational functions, media convergence, portability, personalization, connection through multiple nets, mobile production of information (text, images, sounds), localization... At the end, we’ll try to understand the new social functions of the image production by cell phone (photos and videos) and argue that these images create an ephemeral form of socialization. Keywords: Cell phone; mobility; city; cyberculture.
id ESPM-3_dc43d96c56e30adb9843ac8e0bbd299e
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/97
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)Neste artigo descrevemos algumas características dos telefones celulares, definidos aqui como “Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirrede” (DHMCM). Devemos pensar esses dispositivos tanto por suas características intrínsecas como por suas particularidades sociais. Os telefones celulares encarnam, ao mesmo tempo, funções de conversação, convergência, portabilidade, personalização, conexão através de múltiplas redes, produção de informação (texto, imagens, sons), localização... Vamos mostrar também como as novas formas de produção imagética (fotos e vídeos) por esses dispositivos instituem uma sociabilização efêmera, o que marca um contato social midiatizado, não solene, fugaz, transformando esses formatos em vetores de sociabilidade e de comunicação. Palavras-chave: Celular; mobilidade; cidade; cibercultura. Abstract This paper aims to describe some characteristics of the cell phone, defined here as “Multi-networked Connected Hybrid Mobile Devices”. We must think of these devices looking for its intrinsic characteristics and also on its social particularities. The cell phones incarnate, at the same time, con-versational functions, media convergence, portability, personalization, connection through multiple nets, mobile production of information (text, images, sounds), localization... At the end, we’ll try to understand the new social functions of the image production by cell phone (photos and videos) and argue that these images create an ephemeral form of socialization. Keywords: Cell phone; mobility; city; cyberculture.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-25info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/9710.18568/cmc.v4i10.97Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 10 (2007): Comunicação e cidade; 23-40Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 10 (2007): Comunicação e cidade; 23-40Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 10 (2007): Comunicação e cidade; 23-401983-707010.18568/cmc.v4i10reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/97/98Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemos, André2012-04-11T19:52:28Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/97Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:52:28Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)
title Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)
spellingShingle Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)
Lemos, André
title_short Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)
title_full Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)
title_fullStr Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)
title_full_unstemmed Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)
title_sort Comunicação e práticas sociais no espaço urbano: as características dos Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirredes (DHMCM)
author Lemos, André
author_facet Lemos, André
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemos, André
description Neste artigo descrevemos algumas características dos telefones celulares, definidos aqui como “Dispositivos Híbridos Móveis de Conexão Multirrede” (DHMCM). Devemos pensar esses dispositivos tanto por suas características intrínsecas como por suas particularidades sociais. Os telefones celulares encarnam, ao mesmo tempo, funções de conversação, convergência, portabilidade, personalização, conexão através de múltiplas redes, produção de informação (texto, imagens, sons), localização... Vamos mostrar também como as novas formas de produção imagética (fotos e vídeos) por esses dispositivos instituem uma sociabilização efêmera, o que marca um contato social midiatizado, não solene, fugaz, transformando esses formatos em vetores de sociabilidade e de comunicação. Palavras-chave: Celular; mobilidade; cidade; cibercultura. Abstract This paper aims to describe some characteristics of the cell phone, defined here as “Multi-networked Connected Hybrid Mobile Devices”. We must think of these devices looking for its intrinsic characteristics and also on its social particularities. The cell phones incarnate, at the same time, con-versational functions, media convergence, portability, personalization, connection through multiple nets, mobile production of information (text, images, sounds), localization... At the end, we’ll try to understand the new social functions of the image production by cell phone (photos and videos) and argue that these images create an ephemeral form of socialization. Keywords: Cell phone; mobility; city; cyberculture.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-25
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/97
10.18568/cmc.v4i10.97
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/97
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v4i10.97
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/97/98
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 No. 10 (2007): Comunicação e cidade; 23-40
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 4 Núm. 10 (2007): Comunicação e cidade; 23-40
Comunicação Mídia e Consumo; v. 4 n. 10 (2007): Comunicação e cidade; 23-40
1983-7070
10.18568/cmc.v4i10
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298704691200