Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lucia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/256
Resumo: A morte de Ayrton Senna, piloto da Fórmula I, morto em 1994,  é o ponto de partida para se pensar questões concernentes à contemporaneidade. Para o desenvolvimento desse artigo, são utilizadas as seguintes categorias - sociedade midiatizada, velocidade, mito e herói, narcisismo e morte. Essas categorias irão compor o cenário do ídolo. As fontes utilizadas como amostragem para a observação do tratamento dos media sobre este acontecimento são jornais e revistas especiais sobre televisão, assim como artigos de jornais decorrentes da morte de Senna. Diferentes autores comparecem na construção do quadro a ser exposto.
id ESPM-3_de87845338fb4e77a0de0e8ed255f64e
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/256
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneoAyrton SennaHerói e mito contemporâneoMediaMorte.A morte de Ayrton Senna, piloto da Fórmula I, morto em 1994,  é o ponto de partida para se pensar questões concernentes à contemporaneidade. Para o desenvolvimento desse artigo, são utilizadas as seguintes categorias - sociedade midiatizada, velocidade, mito e herói, narcisismo e morte. Essas categorias irão compor o cenário do ídolo. As fontes utilizadas como amostragem para a observação do tratamento dos media sobre este acontecimento são jornais e revistas especiais sobre televisão, assim como artigos de jornais decorrentes da morte de Senna. Diferentes autores comparecem na construção do quadro a ser exposto.Escola Superior de Propaganda e Marketing2012-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionReflexão teórica sobre o papel da media quando da morte de Ayrton Sennaapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/25610.18568/cmc.v9i24.256Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 24 (2012): Comunicação e Ética; 265-288Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 24 (2012): Comunicação e Ética; 265-288Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 24 (2012): Comunicação e Ética; 265-2881983-707010.18568/cmc.v9i24reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/256/243Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira Gonçalves, Sandra Maria Lucia2013-02-15T12:46:34Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/256Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-02-15T12:46:34Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo
title Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo
spellingShingle Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo
Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lucia
Ayrton Senna
Herói e mito contemporâneo
Media
Morte.
title_short Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo
title_full Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo
title_fullStr Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo
title_full_unstemmed Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo
title_sort Rever Senna: da morte de um ídolo à construção do herói contemporâneo
author Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lucia
author_facet Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lucia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira Gonçalves, Sandra Maria Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Ayrton Senna
Herói e mito contemporâneo
Media
Morte.
topic Ayrton Senna
Herói e mito contemporâneo
Media
Morte.
description A morte de Ayrton Senna, piloto da Fórmula I, morto em 1994,  é o ponto de partida para se pensar questões concernentes à contemporaneidade. Para o desenvolvimento desse artigo, são utilizadas as seguintes categorias - sociedade midiatizada, velocidade, mito e herói, narcisismo e morte. Essas categorias irão compor o cenário do ídolo. As fontes utilizadas como amostragem para a observação do tratamento dos media sobre este acontecimento são jornais e revistas especiais sobre televisão, assim como artigos de jornais decorrentes da morte de Senna. Diferentes autores comparecem na construção do quadro a ser exposto.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Reflexão teórica sobre o papel da media quando da morte de Ayrton Senna
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/256
10.18568/cmc.v9i24.256
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/256
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v9i24.256
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/256/243
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 No. 24 (2012): Comunicação e Ética; 265-288
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 9 Núm. 24 (2012): Comunicação e Ética; 265-288
Comunicação Mídia e Consumo; v. 9 n. 24 (2012): Comunicação e Ética; 265-288
1983-7070
10.18568/cmc.v9i24
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890299516289024