Estudos de recepção da publicidade: explorando as pesquisas da década de 1990
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/73 |
Resumo: | A pesquisa brasileira sobre recepção é o cenário deste trabalho que visa explorar a natureza e as contribuições das investigações sobre a publicidade construídas com base nessa perspectiva. Neste contexto, analisamos as únicas três pesquisas que abordam a publicidade desde a recepção realizadas nos Programas de Pós-graduação em Comunicação, na década de 1990, considerando seus objetos e problemas de pesquisa, modelos teórico-metodológicos, premissas, explorações empíricas e resultados. Palavras-chave: Publicidade; estudos de recepção; teoria da comunicação. ABSTRACT This paper is set on the scenario of Brazilian research on advertising. Our aim is to explore the nature and contributions of advertising studies built from the perspective of audience re-search. In this context, we analyze three studies which deal with advertising through audience research which took place within post graduation programs in communication studies. The studies are analyzed in their subjects and research problems, theoretical and methodological models, premises, empirical explorations and findings. Keywords: Advertising; reception studies; communication research. |
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Estudos de recepção da publicidade: explorando as pesquisas da década de 1990A pesquisa brasileira sobre recepção é o cenário deste trabalho que visa explorar a natureza e as contribuições das investigações sobre a publicidade construídas com base nessa perspectiva. Neste contexto, analisamos as únicas três pesquisas que abordam a publicidade desde a recepção realizadas nos Programas de Pós-graduação em Comunicação, na década de 1990, considerando seus objetos e problemas de pesquisa, modelos teórico-metodológicos, premissas, explorações empíricas e resultados. Palavras-chave: Publicidade; estudos de recepção; teoria da comunicação. ABSTRACT This paper is set on the scenario of Brazilian research on advertising. Our aim is to explore the nature and contributions of advertising studies built from the perspective of audience re-search. In this context, we analyze three studies which deal with advertising through audience research which took place within post graduation programs in communication studies. The studies are analyzed in their subjects and research problems, theoretical and methodological models, premises, empirical explorations and findings. Keywords: Advertising; reception studies; communication research.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/7310.18568/cmc.v3i7.73Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 No. 7 (2006): Consumo e culturas; 113-130Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 3 Núm. 7 (2006): Consumo e culturas; 113-130Comunicação Mídia e Consumo; v. 3 n. 7 (2006): Consumo e culturas; 113-1301983-707010.18568/cmc.v3i7reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/73/74Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessJacks, NildaPiedras, Elisa2012-04-11T19:50:50Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/73Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:50:50Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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