A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/254984 |
Resumo: | O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento. |
id |
UFRGS-2_7c742f68d1512143b299b8758f38d2a5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254984 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Jacks, Nilda AparecidaPiedras, Elisa ReinhardtKnewitz, Anna PaulaMaldaner, Nilse Maria2023-02-24T03:22:11Z20100104-6160http://hdl.handle.net/10183/254984000758966O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.The article identifies and evaluates articulations between the editorial and commercial positions adopted by the Zero Hora (ZH) newspaper, edited by Rede Brasil Sul (RBS), in order to build an image of the publication considering the convergence processes. Texts about ZH (editorial content and advertisements) published in the period between November 2015 and May 2017 are analyzed. Methodological procedures cover bibliographic, documentary and exploratory research. It is observed in the publication’s discourse that ZH has been adjusting its business models through actions that aim to consolidate its relationship with the public in the process of journalistic convergence. To do so, it uses as a strategy repeated forms of construction of self-representations intending the formation of an image that accounts for elements such as innovation, credibility and recognition.application/pdfporEco-Pós. Rio de Janeiro. Vol. 13, n. 1 (2010), p. 14-28ComunicaçãoEstudos de recepçãoPublicidadePropagandaInstitutional ImageEditorial ProjectCommercial ProjectConvergenceA publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepçãoSelf-images: the newspaper Zero Hora is both news and advertiser (2015-2017)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000758966.pdf.txt000758966.pdf.txtExtracted Texttext/plain36542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254984/2/000758966.pdf.txt87fa8efb69ea9c389b56e9f165cc0b4aMD52ORIGINAL000758966.pdfTexto completoapplication/pdf232463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254984/1/000758966.pdff80e095e247ea335898aef9b3503d10cMD5110183/2549842023-02-25 04:26:53.841709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-25T06:26:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção |
dc.title.alternative.en.fl_str_mv |
Self-images: the newspaper Zero Hora is both news and advertiser (2015-2017) |
title |
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção |
spellingShingle |
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção Jacks, Nilda Aparecida Comunicação Estudos de recepção Publicidade Propaganda Institutional Image Editorial Project Commercial Project Convergence |
title_short |
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção |
title_full |
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção |
title_fullStr |
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção |
title_full_unstemmed |
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção |
title_sort |
A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção |
author |
Jacks, Nilda Aparecida |
author_facet |
Jacks, Nilda Aparecida Piedras, Elisa Reinhardt Knewitz, Anna Paula Maldaner, Nilse Maria |
author_role |
author |
author2 |
Piedras, Elisa Reinhardt Knewitz, Anna Paula Maldaner, Nilse Maria |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Jacks, Nilda Aparecida Piedras, Elisa Reinhardt Knewitz, Anna Paula Maldaner, Nilse Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação Estudos de recepção Publicidade Propaganda |
topic |
Comunicação Estudos de recepção Publicidade Propaganda Institutional Image Editorial Project Commercial Project Convergence |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Institutional Image Editorial Project Commercial Project Convergence |
description |
O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-02-24T03:22:11Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/other |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/254984 |
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv |
0104-6160 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000758966 |
identifier_str_mv |
0104-6160 000758966 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/254984 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv |
Eco-Pós. Rio de Janeiro. Vol. 13, n. 1 (2010), p. 14-28 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254984/2/000758966.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254984/1/000758966.pdf |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
87fa8efb69ea9c389b56e9f165cc0b4a f80e095e247ea335898aef9b3503d10c |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447819836719104 |