A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacks, Nilda Aparecida
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Piedras, Elisa Reinhardt, Knewitz, Anna Paula, Maldaner, Nilse Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/254984
Resumo: O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.
id UFRGS-2_7c742f68d1512143b299b8758f38d2a5
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254984
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Jacks, Nilda AparecidaPiedras, Elisa ReinhardtKnewitz, Anna PaulaMaldaner, Nilse Maria2023-02-24T03:22:11Z20100104-6160http://hdl.handle.net/10183/254984000758966O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.The article identifies and evaluates articulations between the editorial and commercial positions adopted by the Zero Hora (ZH) newspaper, edited by Rede Brasil Sul (RBS), in order to build an image of the publication considering the convergence processes. Texts about ZH (editorial content and advertisements) published in the period between November 2015 and May 2017 are analyzed. Methodological procedures cover bibliographic, documentary and exploratory research. It is observed in the publication’s discourse that ZH has been adjusting its business models through actions that aim to consolidate its relationship with the public in the process of journalistic convergence. To do so, it uses as a strategy repeated forms of construction of self-representations intending the formation of an image that accounts for elements such as innovation, credibility and recognition.application/pdfporEco-Pós. Rio de Janeiro. Vol. 13, n. 1 (2010), p. 14-28ComunicaçãoEstudos de recepçãoPublicidadePropagandaInstitutional ImageEditorial ProjectCommercial ProjectConvergenceA publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepçãoSelf-images: the newspaper Zero Hora is both news and advertiser (2015-2017)info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/otherinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000758966.pdf.txt000758966.pdf.txtExtracted Texttext/plain36542http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254984/2/000758966.pdf.txt87fa8efb69ea9c389b56e9f165cc0b4aMD52ORIGINAL000758966.pdfTexto completoapplication/pdf232463http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254984/1/000758966.pdff80e095e247ea335898aef9b3503d10cMD5110183/2549842023-02-25 04:26:53.841709oai:www.lume.ufrgs.br:10183/254984Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2023-02-25T06:26:53Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
dc.title.alternative.en.fl_str_mv Self-images: the newspaper Zero Hora is both news and advertiser (2015-2017)
title A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
spellingShingle A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
Jacks, Nilda Aparecida
Comunicação
Estudos de recepção
Publicidade
Propaganda
Institutional Image
Editorial Project
Commercial Project
Convergence
title_short A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
title_full A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
title_fullStr A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
title_full_unstemmed A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
title_sort A publicidade "vista" entre 2000 e 2005 : pesquisas com foco na recepção
author Jacks, Nilda Aparecida
author_facet Jacks, Nilda Aparecida
Piedras, Elisa Reinhardt
Knewitz, Anna Paula
Maldaner, Nilse Maria
author_role author
author2 Piedras, Elisa Reinhardt
Knewitz, Anna Paula
Maldaner, Nilse Maria
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacks, Nilda Aparecida
Piedras, Elisa Reinhardt
Knewitz, Anna Paula
Maldaner, Nilse Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Comunicação
Estudos de recepção
Publicidade
Propaganda
topic Comunicação
Estudos de recepção
Publicidade
Propaganda
Institutional Image
Editorial Project
Commercial Project
Convergence
dc.subject.eng.fl_str_mv Institutional Image
Editorial Project
Commercial Project
Convergence
description O artigo identifica e avalia articulações entre os posicionamentos editorial e comercial adotados pelo jornal Zero Hora, editado pela Rede Brasil Sul (RBS), tendo em vista a construção de uma imagem da publicação em meio aos processos de convergência. Analisa-se textos do jornal sobre si (conteúdo editorial e anúncios) publicados no período entre novembro de 2015 e maio de 2017. Os procedimentos metodológicos abrangem a pesquisa bibliográfica, a documental e a exploratória. Observa-se, no discurso da publicação, que ZH vem ajustando seus modelos de negócios a partir de ações que visam, sobretudo, consolidar seu relacionamento com o público em meio ao processo de convergência jornalística. Para tanto, utiliza como estratégia reiteradas formas de construção de representações de si, intencionando a formação de uma imagem que dê conta de elementos como inovação, credibilidade e reconhecimento.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-24T03:22:11Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/other
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/254984
dc.identifier.issn.pt_BR.fl_str_mv 0104-6160
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000758966
identifier_str_mv 0104-6160
000758966
url http://hdl.handle.net/10183/254984
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.ispartof.pt_BR.fl_str_mv Eco-Pós. Rio de Janeiro. Vol. 13, n. 1 (2010), p. 14-28
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254984/2/000758966.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/254984/1/000758966.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv 87fa8efb69ea9c389b56e9f165cc0b4a
f80e095e247ea335898aef9b3503d10c
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447819836719104