Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soulez, Guillaume
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/15
Resumo: A noção de etos na Retórica de Aristóteles – a idéia de que qualquer orador cria uma imagem se si próprio através do seu discurso – pode os ajudar a analisar o discurso público de apresentadores, convidados, jornalistas ou políticos no rádio ou na televisão. Sugerimos aqui que, ao lado do estudo da enunciação, a semiótica nos faz entender como o ethos funciona do ponto de vista da audiência e, portanto, como audiências consomem o discurso público na mídia por meio do ethos. Abstract: Aristotle's notion of ethos in his Rhetoric – the idea that any orator creates an image of himself through his discourse – can help us analyze the public discourse of hosts, guests, journalists or politicians on radio and television. We try here to suggest that linked to the study of enunciation, semiotics help us understand how ethos works from the point of view of the audience, and therefore how audiences consume the public discourse on media through ethos. Palavras-chave: enunciação, ethos, mídia, discurso público, retórica. Key-words: enunciation, ethos, media, public discourse, Rhetoric.
id ESPM-3_f54b60e3ac349431ef0167fccfaea3b5
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/15
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethosA noção de etos na Retórica de Aristóteles – a idéia de que qualquer orador cria uma imagem se si próprio através do seu discurso – pode os ajudar a analisar o discurso público de apresentadores, convidados, jornalistas ou políticos no rádio ou na televisão. Sugerimos aqui que, ao lado do estudo da enunciação, a semiótica nos faz entender como o ethos funciona do ponto de vista da audiência e, portanto, como audiências consomem o discurso público na mídia por meio do ethos. Abstract: Aristotle's notion of ethos in his Rhetoric – the idea that any orator creates an image of himself through his discourse – can help us analyze the public discourse of hosts, guests, journalists or politicians on radio and television. We try here to suggest that linked to the study of enunciation, semiotics help us understand how ethos works from the point of view of the audience, and therefore how audiences consume the public discourse on media through ethos. Palavras-chave: enunciação, ethos, mídia, discurso público, retórica. Key-words: enunciation, ethos, media, public discourse, Rhetoric.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/1510.18568/cmc.v1i2.15Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 92-118Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 92-118Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 92-1181983-707010.18568/cmc.v1i2reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/15/15Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoulez, Guillaume2013-04-02T20:13:18Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/15Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2013-04-02T20:13:18Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos
title Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos
spellingShingle Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos
Soulez, Guillaume
title_short Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos
title_full Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos
title_fullStr Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos
title_full_unstemmed Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos
title_sort Ethos, enunciação, mídia Semiótica do ethos
author Soulez, Guillaume
author_facet Soulez, Guillaume
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soulez, Guillaume
description A noção de etos na Retórica de Aristóteles – a idéia de que qualquer orador cria uma imagem se si próprio através do seu discurso – pode os ajudar a analisar o discurso público de apresentadores, convidados, jornalistas ou políticos no rádio ou na televisão. Sugerimos aqui que, ao lado do estudo da enunciação, a semiótica nos faz entender como o ethos funciona do ponto de vista da audiência e, portanto, como audiências consomem o discurso público na mídia por meio do ethos. Abstract: Aristotle's notion of ethos in his Rhetoric – the idea that any orator creates an image of himself through his discourse – can help us analyze the public discourse of hosts, guests, journalists or politicians on radio and television. We try here to suggest that linked to the study of enunciation, semiotics help us understand how ethos works from the point of view of the audience, and therefore how audiences consume the public discourse on media through ethos. Palavras-chave: enunciação, ethos, mídia, discurso público, retórica. Key-words: enunciation, ethos, media, public discourse, Rhetoric.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-15
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/15
10.18568/cmc.v1i2.15
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/15
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v1i2.15
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/15/15
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 No. 2 (2004): Cultura de consumo; 92-118
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 1 Núm. 2 (2004): Cultura de consumo; 92-118
Comunicação Mídia e Consumo; v. 1 n. 2 (2004): Cultura de consumo; 92-118
1983-7070
10.18568/cmc.v1i2
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298588299264