Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre estética e virtualização
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Comunicação, Mídia e Consumo (Online) |
Texto Completo: | https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/196 |
Resumo: | Com fundamento na hipótese de que o suporte de comunicação eas descobertas relacionadas aos processos de produção, difusão e de recepção de conteúdos interpelam historicamente as transformações das condições de sensorialidade e de inteligência, a exposição apresenta como objetivo destacar as interfaces entre Comunicação e Educação decorrentes das linguagens das mídias digitais, tendo como eixo a relação da técnica com a estética. Em função das mudanças sociotécnicas e culturais advindas com a internet, que atuam decisivamente nas condições de formação das novas gerações, cabe interpretar alguns fenômenos relacionados à digitalização da informação, com destaque para a virtualização da realidade e para a ressignificação decorrente do que seja convivência social, forma de organização do conhecimento e identidade. Com ênfase nas produções jornalísticas, a estrutura da apresentação considera reflexões sobre redes sociais, programas de animação, como também o ambiente de hipertrofia da imagem e da sensação. De fundo, os argumentos remetem à interpretação da indústria cultural hoje, e como a racionalidade técnica permeia a estrutura dos novos aparatos e atua nos processos de formação em ambientes artificializados pelas máquinas de inteligência. |
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Comunicação e educação na era digital: reflexões sobre estética e virtualizaçãoDigitalização da InformaçãoIndústria CulturalComunicação e EducaçãoCom fundamento na hipótese de que o suporte de comunicação eas descobertas relacionadas aos processos de produção, difusão e de recepção de conteúdos interpelam historicamente as transformações das condições de sensorialidade e de inteligência, a exposição apresenta como objetivo destacar as interfaces entre Comunicação e Educação decorrentes das linguagens das mídias digitais, tendo como eixo a relação da técnica com a estética. Em função das mudanças sociotécnicas e culturais advindas com a internet, que atuam decisivamente nas condições de formação das novas gerações, cabe interpretar alguns fenômenos relacionados à digitalização da informação, com destaque para a virtualização da realidade e para a ressignificação decorrente do que seja convivência social, forma de organização do conhecimento e identidade. Com ênfase nas produções jornalísticas, a estrutura da apresentação considera reflexões sobre redes sociais, programas de animação, como também o ambiente de hipertrofia da imagem e da sensação. De fundo, os argumentos remetem à interpretação da indústria cultural hoje, e como a racionalidade técnica permeia a estrutura dos novos aparatos e atua nos processos de formação em ambientes artificializados pelas máquinas de inteligência.Escola Superior de Propaganda e Marketing2010-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/19610.18568/cmc.v7i19.196Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 No. 19 (2010): Comunicação e Educação; 87-103Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 7 Núm. 19 (2010): Comunicação e Educação; 87-103Comunicação Mídia e Consumo; v. 7 n. 19 (2010): Comunicação e Educação; 87-1031983-707010.18568/cmc.v7i19reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/196/194Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessCosta, Belarmino César Guimarães da2012-04-11T20:03:32Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/196Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T20:03:32Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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