Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Ana Luísa Freire Martins de Oliveira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/37388
Resumo: A realidade virtual pode ser utilizada em diferentes situações no que diz respeito ao contexto industrial e quando utilizada para a comunicação de produtos pode diferenciá-los. A realidade virtual é definida como a criação de um ambiente virtual imersivo, que permite ao utilizador navegar neste mundo e interagir com ele. A aplicação desta tecnologia na indústria, nomeadamente na fase de comunicação do produto, apresenta um enorme potencial que, até agora, não foi devidamente explorado. A investigação proposta visa implementar essa tecnologia numa fase inicial, permitindo ao entrar em contato e interagir virtualmente com o produto antes da sua produção. Isto permite que o cliente ofereça sugestões de melhoria ou modificações ao projeto, reduzindo assim o tempo e até mesmo os custos de produção ou reprocessamento de algumas peças. Um dos softwares em estudo para o desenvolvimento desse ambiente virtual, o SimLab. Este software permite a criação de ambientes virtuais, através de arquivos, bem como animações e interações entre o utilizador e os próprios produtos. A realidade virtual pode ser transmitida através de óculos de realidade virtual, para uma interação envolvente, ou ainda através de um computador e / ou smartphone.
id RCAP_a448efd6f8a0074da81a6efbd188ff4f
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/37388
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizadoRealidade virtualProtótipoComunicaçãoDigitalizaçãoIndústria 4.0A realidade virtual pode ser utilizada em diferentes situações no que diz respeito ao contexto industrial e quando utilizada para a comunicação de produtos pode diferenciá-los. A realidade virtual é definida como a criação de um ambiente virtual imersivo, que permite ao utilizador navegar neste mundo e interagir com ele. A aplicação desta tecnologia na indústria, nomeadamente na fase de comunicação do produto, apresenta um enorme potencial que, até agora, não foi devidamente explorado. A investigação proposta visa implementar essa tecnologia numa fase inicial, permitindo ao entrar em contato e interagir virtualmente com o produto antes da sua produção. Isto permite que o cliente ofereça sugestões de melhoria ou modificações ao projeto, reduzindo assim o tempo e até mesmo os custos de produção ou reprocessamento de algumas peças. Um dos softwares em estudo para o desenvolvimento desse ambiente virtual, o SimLab. Este software permite a criação de ambientes virtuais, através de arquivos, bem como animações e interações entre o utilizador e os próprios produtos. A realidade virtual pode ser transmitida através de óculos de realidade virtual, para uma interação envolvente, ou ainda através de um computador e / ou smartphone.Virtual reality is used at different situations with regard to the industrial context and when used for product communication can differentiate them. Virtual reality is defined as the creation of an immersive virtual environment that allows the user to navigate this world and interact with it. The application of this technology in industry, namely in the product communication phase, presents an enormous potential that, until now, has not been properly exploited. The proposed investigation aims to implement this technology at an early stage, allowing the user to contact and interact virtually with the product before its manufacture. This allows the costumer to offer suggestions for improvement or modifications to the project, thus reducing the time and even the costs of production or reprocessing of some parts. Virtual reality can be transmitted through head mounted display, for an immersive interaction, or even through a computer and/or smartphone.2023-04-27T09:27:37Z2022-12-21T00:00:00Z2022-12-21info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/37388porLopes, Ana Luísa Freire Martins de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:11:39Zoai:ria.ua.pt:10773/37388Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:07:47.535176Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado
title Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado
spellingShingle Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado
Lopes, Ana Luísa Freire Martins de Oliveira
Realidade virtual
Protótipo
Comunicação
Digitalização
Indústria 4.0
title_short Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado
title_full Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado
title_fullStr Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado
title_full_unstemmed Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado
title_sort Realidade virtual como meio de comunicação de produtos de mobiliário customizado
author Lopes, Ana Luísa Freire Martins de Oliveira
author_facet Lopes, Ana Luísa Freire Martins de Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, Ana Luísa Freire Martins de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Realidade virtual
Protótipo
Comunicação
Digitalização
Indústria 4.0
topic Realidade virtual
Protótipo
Comunicação
Digitalização
Indústria 4.0
description A realidade virtual pode ser utilizada em diferentes situações no que diz respeito ao contexto industrial e quando utilizada para a comunicação de produtos pode diferenciá-los. A realidade virtual é definida como a criação de um ambiente virtual imersivo, que permite ao utilizador navegar neste mundo e interagir com ele. A aplicação desta tecnologia na indústria, nomeadamente na fase de comunicação do produto, apresenta um enorme potencial que, até agora, não foi devidamente explorado. A investigação proposta visa implementar essa tecnologia numa fase inicial, permitindo ao entrar em contato e interagir virtualmente com o produto antes da sua produção. Isto permite que o cliente ofereça sugestões de melhoria ou modificações ao projeto, reduzindo assim o tempo e até mesmo os custos de produção ou reprocessamento de algumas peças. Um dos softwares em estudo para o desenvolvimento desse ambiente virtual, o SimLab. Este software permite a criação de ambientes virtuais, através de arquivos, bem como animações e interações entre o utilizador e os próprios produtos. A realidade virtual pode ser transmitida através de óculos de realidade virtual, para uma interação envolvente, ou ainda através de um computador e / ou smartphone.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-21T00:00:00Z
2022-12-21
2023-04-27T09:27:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/37388
url http://hdl.handle.net/10773/37388
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137731820912640