Cultura e comunicação juvenis

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maffesoli, Michel
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
Texto Completo: https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/33
Resumo: O presente artigo2 analisa aspectos da cultura juvenil contemporânea, como a formação de novas tribos, a influência dos meios de comunicação de massa, dos vestuários (uso de piercings, umbigos à mostra etc.) e dos novos valores sobre as formas de sociabilidade. Procura-se relacionar esses aspectos com a decadência da cultura do pai todo-poderoso e com a busca de elementos que possam forjar uma nova ética para os relacionamentos humanos. Palavras-chave: Cultura juvenil; comunicação; ética; lei do pai. ABSTRACT The present article analyses aspects of contemporary young culture such as the formation of new tribes, the influence of mass media, clothing (body piercings, bare belly-buttons etc.) and new values on over all forms of sociability. The article attempts to relate these aspects to cultural decadence of the patriarchal figure and the search of elements that can form a new type of ethics to the human relationships. Keywords: Young culture, communication, ethics, patriarchal figure.
id ESPM-3_fb2da2a7b14a2d59b6a08081873cdcb9
oai_identifier_str oai:ojs.revistacmc.espm.br:article/33
network_acronym_str ESPM-3
network_name_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository_id_str
spelling Cultura e comunicação juvenisO presente artigo2 analisa aspectos da cultura juvenil contemporânea, como a formação de novas tribos, a influência dos meios de comunicação de massa, dos vestuários (uso de piercings, umbigos à mostra etc.) e dos novos valores sobre as formas de sociabilidade. Procura-se relacionar esses aspectos com a decadência da cultura do pai todo-poderoso e com a busca de elementos que possam forjar uma nova ética para os relacionamentos humanos. Palavras-chave: Cultura juvenil; comunicação; ética; lei do pai. ABSTRACT The present article analyses aspects of contemporary young culture such as the formation of new tribes, the influence of mass media, clothing (body piercings, bare belly-buttons etc.) and new values on over all forms of sociability. The article attempts to relate these aspects to cultural decadence of the patriarchal figure and the search of elements that can form a new type of ethics to the human relationships. Keywords: Young culture, communication, ethics, patriarchal figure.Escola Superior de Propaganda e Marketing2008-09-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/3310.18568/cmc.v2i4.33Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 11-27Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 11-27Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 11-271983-707010.18568/cmc.v2i4reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/33/33Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumoinfo:eu-repo/semantics/openAccessMaffesoli, Michel2012-04-11T19:49:46Zoai:ojs.revistacmc.espm.br:article/33Revistahttps://revistacmc.espm.br/revistacmc/oaiPRIhttp://revistacmc.espm.br/index.php/revistacmc/oaithoff@espm.br||revistacmc@espm.br1983-70701806-4981opendoar:2012-04-11T19:49:46Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Cultura e comunicação juvenis
title Cultura e comunicação juvenis
spellingShingle Cultura e comunicação juvenis
Maffesoli, Michel
title_short Cultura e comunicação juvenis
title_full Cultura e comunicação juvenis
title_fullStr Cultura e comunicação juvenis
title_full_unstemmed Cultura e comunicação juvenis
title_sort Cultura e comunicação juvenis
author Maffesoli, Michel
author_facet Maffesoli, Michel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maffesoli, Michel
description O presente artigo2 analisa aspectos da cultura juvenil contemporânea, como a formação de novas tribos, a influência dos meios de comunicação de massa, dos vestuários (uso de piercings, umbigos à mostra etc.) e dos novos valores sobre as formas de sociabilidade. Procura-se relacionar esses aspectos com a decadência da cultura do pai todo-poderoso e com a busca de elementos que possam forjar uma nova ética para os relacionamentos humanos. Palavras-chave: Cultura juvenil; comunicação; ética; lei do pai. ABSTRACT The present article analyses aspects of contemporary young culture such as the formation of new tribes, the influence of mass media, clothing (body piercings, bare belly-buttons etc.) and new values on over all forms of sociability. The article attempts to relate these aspects to cultural decadence of the patriarchal figure and the search of elements that can form a new type of ethics to the human relationships. Keywords: Young culture, communication, ethics, patriarchal figure.
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-09-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/33
10.18568/cmc.v2i4.33
url https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/33
identifier_str_mv 10.18568/cmc.v2i4.33
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistacmc.espm.br/revistacmc/article/view/33/33
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2015 Comunicação Mídia e Consumo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 No. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 11-27
Comunicação Mídia e Consumo; Vol. 2 Núm. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 11-27
Comunicação Mídia e Consumo; v. 2 n. 4 (2005): Estética da cultura midiática; 11-27
1983-7070
10.18568/cmc.v2i4
reponame:Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
collection Comunicação, Mídia e Consumo (Online)
repository.name.fl_str_mv Comunicação, Mídia e Consumo (Online) - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv thoff@espm.br||revistacmc@espm.br
_version_ 1793890298613465088