CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MILANI, Débora Raquel da Costa
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pedagogia em Foco (Online)
Texto Completo: http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/90
Resumo: Com este trabalho pretendemos analisar a contemporaneidade e possíveis impasses, colocados pelas culturas juvenis. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas juvenis inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Como resultado da pesquisa observou-se que os jovens de uma escola pública da região de Matão, Estado de São Paulo, Brasil, não se conformam às pressões materiais, ao contrário, querem influenciar o mundo em que vivem a partir da criação de novas maneiras de vivência da cultura. Daí a preferência pelas mídias digitais, pois são desenvolvidos outros modos de percepção de tempo e espaço e novas técnicas cognitivas.
id FAMA-0_fac6779af6cc8ac1ab14cb12bcfbd01a
oai_identifier_str oai:revista.facfama.edu.br:article/90
network_acronym_str FAMA-0
network_name_str Pedagogia em Foco (Online)
spelling CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADEEducação. Pedagogia.Tecnologias da Informação. Culturas Juvenis. Contemporaneidade.Com este trabalho pretendemos analisar a contemporaneidade e possíveis impasses, colocados pelas culturas juvenis. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas juvenis inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Como resultado da pesquisa observou-se que os jovens de uma escola pública da região de Matão, Estado de São Paulo, Brasil, não se conformam às pressões materiais, ao contrário, querem influenciar o mundo em que vivem a partir da criação de novas maneiras de vivência da cultura. Daí a preferência pelas mídias digitais, pois são desenvolvidos outros modos de percepção de tempo e espaço e novas técnicas cognitivas.Faculdade Aldete Maria Alves - FAMAMILANI, Débora Raquel da Costa2015-09-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/90Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 110-232178-30391808-1576reponame:Pedagogia em Foco (Online)instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)instacron:FAMAporhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/90/84Direitos autorais 2015 Pedagogia em Focoinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-09-02T11:02:15Zoai:revista.facfama.edu.br:article/90Revistahttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedFhttp://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/oai2178-30391808-1576opendoar:null2020-09-02 11:02:16.078Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)false
dc.title.none.fl_str_mv CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
title CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
spellingShingle CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
MILANI, Débora Raquel da Costa
Educação. Pedagogia.
Tecnologias da Informação. Culturas Juvenis. Contemporaneidade.
title_short CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
title_full CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
title_fullStr CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
title_full_unstemmed CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
title_sort CULTURAS JUVENIS, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE
author MILANI, Débora Raquel da Costa
author_facet MILANI, Débora Raquel da Costa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv MILANI, Débora Raquel da Costa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Pedagogia.
Tecnologias da Informação. Culturas Juvenis. Contemporaneidade.
topic Educação. Pedagogia.
Tecnologias da Informação. Culturas Juvenis. Contemporaneidade.
dc.description.none.fl_txt_mv Com este trabalho pretendemos analisar a contemporaneidade e possíveis impasses, colocados pelas culturas juvenis. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas juvenis inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Como resultado da pesquisa observou-se que os jovens de uma escola pública da região de Matão, Estado de São Paulo, Brasil, não se conformam às pressões materiais, ao contrário, querem influenciar o mundo em que vivem a partir da criação de novas maneiras de vivência da cultura. Daí a preferência pelas mídias digitais, pois são desenvolvidos outros modos de percepção de tempo e espaço e novas técnicas cognitivas.
description Com este trabalho pretendemos analisar a contemporaneidade e possíveis impasses, colocados pelas culturas juvenis. A metodologia utilizada foi a pesquisa de tipo etnográfico, que favorece a finalidade de mapear a instituição escolar e as práticas juvenis inseridas no contexto dos desafios tecnológicos e midiáticos. Como resultado da pesquisa observou-se que os jovens de uma escola pública da região de Matão, Estado de São Paulo, Brasil, não se conformam às pressões materiais, ao contrário, querem influenciar o mundo em que vivem a partir da criação de novas maneiras de vivência da cultura. Daí a preferência pelas mídias digitais, pois são desenvolvidos outros modos de percepção de tempo e espaço e novas técnicas cognitivas.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-09-02
dc.type.none.fl_str_mv
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/90
url http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/90
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://revista.facfama.edu.br/index.php/PedF/article/view/90/84
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2015 Pedagogia em Foco
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
publisher.none.fl_str_mv Faculdade Aldete Maria Alves - FAMA
dc.source.none.fl_str_mv Pedagogia em Foco; v. 10, n. 3 (2015): Pedagogia em foco; 110-23
2178-3039
1808-1576
reponame:Pedagogia em Foco (Online)
instname:Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron:FAMA
reponame_str Pedagogia em Foco (Online)
collection Pedagogia em Foco (Online)
instname_str Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
instacron_str FAMA
institution FAMA
repository.name.fl_str_mv Pedagogia em Foco (Online) - Faculdade Aldete Maria Alves (FAMA)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1676742925954842624