Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334 |
Resumo: | O presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento que relaciona Museus e Lazer. A investigação buscou identificar quem são as famílias que visitam museus universitários de ciências em momentos de lazer. Dessa Forma, o objetivo do trabalho foi traçar o perfil das famílias, verificando a frequência com que visitam museus com as crianças e se o perfil identificado é semelhante ao presente na literatura. Ancorada nas teorias de Pierre Bourdieu e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, e Museus, a investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil, a partir da aplicação de 343 formulários. A partir de análises descritivas, de correlação e regressão, verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens o que indica a elitização do acesso a espaços museais. |
id |
ESPM-4_1f25a8b99b3739131e310c0e89d5f978 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/334 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de casoLazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar.O presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento que relaciona Museus e Lazer. A investigação buscou identificar quem são as famílias que visitam museus universitários de ciências em momentos de lazer. Dessa Forma, o objetivo do trabalho foi traçar o perfil das famílias, verificando a frequência com que visitam museus com as crianças e se o perfil identificado é semelhante ao presente na literatura. Ancorada nas teorias de Pierre Bourdieu e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, e Museus, a investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil, a partir da aplicação de 343 formulários. A partir de análises descritivas, de correlação e regressão, verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens o que indica a elitização do acesso a espaços museais.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.2525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334/317Copyright (c) 2022 Luiza de Souza Lima Macedohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Luiza de Souza LimaFaria, Diomira Maria Cicci Pinto2023-02-03T13:58:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/334Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T13:58:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso |
title |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso |
spellingShingle |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso Macedo, Luiza de Souza Lima Lazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar. |
title_short |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso |
title_full |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso |
title_fullStr |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso |
title_full_unstemmed |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso |
title_sort |
Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso |
author |
Macedo, Luiza de Souza Lima |
author_facet |
Macedo, Luiza de Souza Lima Faria, Diomira Maria Cicci Pinto |
author_role |
author |
author2 |
Faria, Diomira Maria Cicci Pinto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Macedo, Luiza de Souza Lima Faria, Diomira Maria Cicci Pinto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Lazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar. |
topic |
Lazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar. |
description |
O presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento que relaciona Museus e Lazer. A investigação buscou identificar quem são as famílias que visitam museus universitários de ciências em momentos de lazer. Dessa Forma, o objetivo do trabalho foi traçar o perfil das famílias, verificando a frequência com que visitam museus com as crianças e se o perfil identificado é semelhante ao presente na literatura. Ancorada nas teorias de Pierre Bourdieu e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, e Museus, a investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil, a partir da aplicação de 343 formulários. A partir de análises descritivas, de correlação e regressão, verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens o que indica a elitização do acesso a espaços museais. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334/317 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luiza de Souza Lima Macedo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Luiza de Souza Lima Macedo http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia. Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia. 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231688682569728 |