Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Macedo, Luiza de Souza Lima
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Faria, Diomira Maria Cicci Pinto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334
Resumo: O presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento que relaciona Museus e Lazer. A investigação buscou identificar quem são as famílias que visitam museus universitários de ciências em momentos de lazer. Dessa Forma, o objetivo do trabalho foi traçar o perfil das famílias, verificando a frequência com que visitam museus com as crianças e se o perfil identificado é semelhante ao presente na literatura. Ancorada nas teorias de Pierre Bourdieu e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, e Museus, a investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil, a partir da aplicação de 343 formulários. A partir de análises descritivas, de correlação e regressão, verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens o que indica a elitização do acesso a espaços museais.
id ESPM-4_1f25a8b99b3739131e310c0e89d5f978
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/334
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de casoLazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar.O presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento que relaciona Museus e Lazer. A investigação buscou identificar quem são as famílias que visitam museus universitários de ciências em momentos de lazer. Dessa Forma, o objetivo do trabalho foi traçar o perfil das famílias, verificando a frequência com que visitam museus com as crianças e se o perfil identificado é semelhante ao presente na literatura. Ancorada nas teorias de Pierre Bourdieu e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, e Museus, a investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil, a partir da aplicação de 343 formulários. A partir de análises descritivas, de correlação e regressão, verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens o que indica a elitização do acesso a espaços museais.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.2525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334/317Copyright (c) 2022 Luiza de Souza Lima Macedohttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMacedo, Luiza de Souza LimaFaria, Diomira Maria Cicci Pinto2023-02-03T13:58:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/334Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T13:58:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
title Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
spellingShingle Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
Macedo, Luiza de Souza Lima
Lazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar.
title_short Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
title_full Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
title_fullStr Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
title_full_unstemmed Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
title_sort Museus de ciência como espaços de lazer: um estudo de caso
author Macedo, Luiza de Souza Lima
author_facet Macedo, Luiza de Souza Lima
Faria, Diomira Maria Cicci Pinto
author_role author
author2 Faria, Diomira Maria Cicci Pinto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Macedo, Luiza de Souza Lima
Faria, Diomira Maria Cicci Pinto
dc.subject.por.fl_str_mv Lazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar.
topic Lazer. Museu. Estudo de público. Lazer familiar.
description O presente estudo foi estruturado a partir da identificação de lacunas na produção do conhecimento que relaciona Museus e Lazer. A investigação buscou identificar quem são as famílias que visitam museus universitários de ciências em momentos de lazer. Dessa Forma, o objetivo do trabalho foi traçar o perfil das famílias, verificando a frequência com que visitam museus com as crianças e se o perfil identificado é semelhante ao presente na literatura. Ancorada nas teorias de Pierre Bourdieu e em diálogo com conceitos de Cultura, Lazer, e Museus, a investigação foi realizada no Espaço do Conhecimento UFMG e Museu de Ciências Naturais PUC Minas, em Belo Horizonte, Brasil, a partir da aplicação de 343 formulários. A partir de análises descritivas, de correlação e regressão, verificou-se o predomínio de mulheres, com alta escolaridade, renda acima da média nacional, relativamente jovens o que indica a elitização do acesso a espaços museais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/334/317
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Luiza de Souza Lima Macedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Luiza de Souza Lima Macedo
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.
Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231688682569728