Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
DOI: | 10.22398/2525-2828.61798-110 |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/338 |
Resumo: | Este artigo explora os conceitos e a capacidade de transformação dos espaços públicos da cidade de São Paulo em lugares memoráveis e afetivos por ações de hospitalidade promovidas pelos organizadores das feiras de economia criativa. Essa economia traz que a diversidade gera mais conhecimento e criatividade, e assim, mais sucesso em uma determinada região, pois criativos chamam mais criativos que resultam em maior desenvolvimento para o espaço, transformando-o e movimentando uma economia a partir da relação de compra e venda de seus produtos ou serviços. Ainda que haja circulação e interação humana para um determinado fim, não necessariamente ficam registradas na memória. A dimensão humana é que transforma o espaço em lugar, uma vez que ela atribui significados. É nesse sentido que os espaços vão se constituindo lentamente como lugares. O estudo se baseia em dados empíricos coletados a partir de observação participante durante visitação às feiras selecionadas de 2019 e 2020 e por entrevistas com seus organizadores. Ademais, trata dos conceitos que abordam a hospitalidade como um ato de estreitamento das relações entre pessoas, ritual de acolhimento e símbolo de civilidade, que marcam o papel daquele que acolhe e daquele que é acolhido, sob diferentes óticas, contextos e domínios. Nota-se uma lacuna existente nesse campo de forma integrada. O artigo visa contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, porém, a partir das características da hospitalidade aplicadas nas feiras e convida o leitor a refletir sobre o quanto essas transformações passam, muitas vezes, despercebidas por um simples desconhecimento dos conceitos. |
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Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativaEste artigo explora os conceitos e a capacidade de transformação dos espaços públicos da cidade de São Paulo em lugares memoráveis e afetivos por ações de hospitalidade promovidas pelos organizadores das feiras de economia criativa. Essa economia traz que a diversidade gera mais conhecimento e criatividade, e assim, mais sucesso em uma determinada região, pois criativos chamam mais criativos que resultam em maior desenvolvimento para o espaço, transformando-o e movimentando uma economia a partir da relação de compra e venda de seus produtos ou serviços. Ainda que haja circulação e interação humana para um determinado fim, não necessariamente ficam registradas na memória. A dimensão humana é que transforma o espaço em lugar, uma vez que ela atribui significados. É nesse sentido que os espaços vão se constituindo lentamente como lugares. O estudo se baseia em dados empíricos coletados a partir de observação participante durante visitação às feiras selecionadas de 2019 e 2020 e por entrevistas com seus organizadores. Ademais, trata dos conceitos que abordam a hospitalidade como um ato de estreitamento das relações entre pessoas, ritual de acolhimento e símbolo de civilidade, que marcam o papel daquele que acolhe e daquele que é acolhido, sob diferentes óticas, contextos e domínios. Nota-se uma lacuna existente nesse campo de forma integrada. O artigo visa contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, porém, a partir das características da hospitalidade aplicadas nas feiras e convida o leitor a refletir sobre o quanto essas transformações passam, muitas vezes, despercebidas por um simples desconhecimento dos conceitos.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/33810.22398/2525-2828.61798-110Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 17 (2021); 98-110Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 17 (2021); 98-1102525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/338/pdfCopyright (c) 2021 Michelle Caçapava Vigueles, Roseane Barcellos Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVigueles, Michelle CaçapavaMarques, Roseane Barcellos2021-12-01T20:59:11Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/338Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-01T20:59:11Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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