Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Vigueles, Michelle Caçapava
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Marques, Roseane Barcellos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/338
Resumo: Este artigo explora os conceitos e a capacidade de transformação dos espaços públicos da cidade de São Paulo em lugares memoráveis e afetivos por ações de hospitalidade promovidas pelos organizadores das feiras de economia criativa. Essa economia traz que a diversidade gera mais conhecimento e criatividade, e assim, mais sucesso em uma determinada região, pois criativos chamam mais criativos que resultam em maior desenvolvimento para o espaço, transformando-o e movimentando uma economia a partir da relação de compra e venda de seus produtos ou serviços. Ainda que haja circulação e interação humana para um determinado fim, não necessariamente ficam registradas na memória. A dimensão humana é que transforma o espaço em lugar, uma vez que ela atribui significados. É nesse sentido que os espaços vão se constituindo lentamente como lugares. O estudo se baseia em dados empíricos coletados a partir de observação participante durante visitação às feiras selecionadas de 2019 e 2020 e por entrevistas com seus organizadores. Ademais, trata dos conceitos que abordam a hospitalidade como um ato de estreitamento das relações entre pessoas, ritual de acolhimento e símbolo de civilidade, que marcam o papel daquele que acolhe e daquele que é acolhido, sob diferentes óticas, contextos e domínios. Nota-se uma lacuna existente nesse campo de forma integrada. O artigo visa contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, porém, a partir das características da hospitalidade aplicadas nas feiras e convida o leitor a refletir sobre o quanto essas transformações passam, muitas vezes, despercebidas por um simples desconhecimento dos conceitos.
id ESPM-4_3028b9046cd9ca909eb7e4371d323321
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/338
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativaEste artigo explora os conceitos e a capacidade de transformação dos espaços públicos da cidade de São Paulo em lugares memoráveis e afetivos por ações de hospitalidade promovidas pelos organizadores das feiras de economia criativa. Essa economia traz que a diversidade gera mais conhecimento e criatividade, e assim, mais sucesso em uma determinada região, pois criativos chamam mais criativos que resultam em maior desenvolvimento para o espaço, transformando-o e movimentando uma economia a partir da relação de compra e venda de seus produtos ou serviços. Ainda que haja circulação e interação humana para um determinado fim, não necessariamente ficam registradas na memória. A dimensão humana é que transforma o espaço em lugar, uma vez que ela atribui significados. É nesse sentido que os espaços vão se constituindo lentamente como lugares. O estudo se baseia em dados empíricos coletados a partir de observação participante durante visitação às feiras selecionadas de 2019 e 2020 e por entrevistas com seus organizadores. Ademais, trata dos conceitos que abordam a hospitalidade como um ato de estreitamento das relações entre pessoas, ritual de acolhimento e símbolo de civilidade, que marcam o papel daquele que acolhe e daquele que é acolhido, sob diferentes óticas, contextos e domínios. Nota-se uma lacuna existente nesse campo de forma integrada. O artigo visa contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, porém, a partir das características da hospitalidade aplicadas nas feiras e convida o leitor a refletir sobre o quanto essas transformações passam, muitas vezes, despercebidas por um simples desconhecimento dos conceitos.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/33810.22398/2525-2828.61798-110Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 17 (2021); 98-110Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 17 (2021); 98-1102525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/338/pdfCopyright (c) 2021 Michelle Caçapava Vigueles, Roseane Barcellos Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessVigueles, Michelle CaçapavaMarques, Roseane Barcellos2021-12-01T20:59:11Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/338Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-01T20:59:11Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
title Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
spellingShingle Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
Vigueles, Michelle Caçapava
title_short Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
title_full Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
title_fullStr Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
title_full_unstemmed Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
title_sort Transformação dos espaços públicos por meio da hospitalidade nas feiras de economia criativa
author Vigueles, Michelle Caçapava
author_facet Vigueles, Michelle Caçapava
Marques, Roseane Barcellos
author_role author
author2 Marques, Roseane Barcellos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Vigueles, Michelle Caçapava
Marques, Roseane Barcellos
description Este artigo explora os conceitos e a capacidade de transformação dos espaços públicos da cidade de São Paulo em lugares memoráveis e afetivos por ações de hospitalidade promovidas pelos organizadores das feiras de economia criativa. Essa economia traz que a diversidade gera mais conhecimento e criatividade, e assim, mais sucesso em uma determinada região, pois criativos chamam mais criativos que resultam em maior desenvolvimento para o espaço, transformando-o e movimentando uma economia a partir da relação de compra e venda de seus produtos ou serviços. Ainda que haja circulação e interação humana para um determinado fim, não necessariamente ficam registradas na memória. A dimensão humana é que transforma o espaço em lugar, uma vez que ela atribui significados. É nesse sentido que os espaços vão se constituindo lentamente como lugares. O estudo se baseia em dados empíricos coletados a partir de observação participante durante visitação às feiras selecionadas de 2019 e 2020 e por entrevistas com seus organizadores. Ademais, trata dos conceitos que abordam a hospitalidade como um ato de estreitamento das relações entre pessoas, ritual de acolhimento e símbolo de civilidade, que marcam o papel daquele que acolhe e daquele que é acolhido, sob diferentes óticas, contextos e domínios. Nota-se uma lacuna existente nesse campo de forma integrada. O artigo visa contribuir para o desenvolvimento da economia criativa, porém, a partir das características da hospitalidade aplicadas nas feiras e convida o leitor a refletir sobre o quanto essas transformações passam, muitas vezes, despercebidas por um simples desconhecimento dos conceitos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/338
10.22398/2525-2828.61798-110
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/338
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.61798-110
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/338/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 Michelle Caçapava Vigueles, Roseane Barcellos Marques
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 Michelle Caçapava Vigueles, Roseane Barcellos Marques
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 17 (2021); 98-110
Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 17 (2021); 98-110
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689437544449