Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrahão de los Santos, Eduarda
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: de Moraes Bueno, Bernardo José, Tartarotti Postay, Andrezza
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/215
Resumo: Steven Universo (2013-2019) é uma animação criada por Rebecca Sugar para o canal Cartoon Network, com mais de 150 episódios de dez minutos cada. O time de produção da série diz que há cuidado para que os cenários mostrem, com suas cores, linhas (e ausência delas), iluminação e composição, lugares vivos que o espectador entenda como mais do que apenas um pano de fundo para a ação. Neste trabalho, discutiremos o contraste entre as ambientações de dois episódios - Libertador e A resposta -  nos quais aparecem cenários associados ao Planeta Natal e à Terra, enquanto seguimos momentos decisivos da união amorosa das personagens Rubi e Safira. Fazendo uso da Narratologia (Bal), assim como de estudos de quadrinhos (McCloud) e de teorias de cores e design (Lupton e Phillips), pretende-se demonstrar a maneira como os cenários integram a narrativa, já que a ambientação muda completamente dependendo do estado emocional das personagens e sua percepção sobre o local onde se encontram. Além disso, as próprias personagens agem sobre o cenário, modificando-o e mantendo, assim, a coesão visual das associações feitas a elas, a sua relação, e ao planeta Terra.
id ESPM-4_548e850030c8936dc21c62c71a1afd4e
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/215
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Os cenários como elemento narrativo em Steven UniversoSteven Universo (2013-2019) é uma animação criada por Rebecca Sugar para o canal Cartoon Network, com mais de 150 episódios de dez minutos cada. O time de produção da série diz que há cuidado para que os cenários mostrem, com suas cores, linhas (e ausência delas), iluminação e composição, lugares vivos que o espectador entenda como mais do que apenas um pano de fundo para a ação. Neste trabalho, discutiremos o contraste entre as ambientações de dois episódios - Libertador e A resposta -  nos quais aparecem cenários associados ao Planeta Natal e à Terra, enquanto seguimos momentos decisivos da união amorosa das personagens Rubi e Safira. Fazendo uso da Narratologia (Bal), assim como de estudos de quadrinhos (McCloud) e de teorias de cores e design (Lupton e Phillips), pretende-se demonstrar a maneira como os cenários integram a narrativa, já que a ambientação muda completamente dependendo do estado emocional das personagens e sua percepção sobre o local onde se encontram. Além disso, as próprias personagens agem sobre o cenário, modificando-o e mantendo, assim, a coesão visual das associações feitas a elas, a sua relação, e ao planeta Terra.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/21510.22398/2525-2828.41108-31Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 08-31Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 08-312525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/215/pdfCopyright (c) 2019 Eduarda Abrahão de los Santos, Bernardo José de Moraes Bueno, Andrezza Tartarotti Postayinfo:eu-repo/semantics/openAccessAbrahão de los Santos, Eduardade Moraes Bueno, Bernardo JoséTartarotti Postay, Andrezza2019-08-20T18:12:28Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/215Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-08-20T18:12:28Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo
title Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo
spellingShingle Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo
Abrahão de los Santos, Eduarda
title_short Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo
title_full Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo
title_fullStr Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo
title_full_unstemmed Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo
title_sort Os cenários como elemento narrativo em Steven Universo
author Abrahão de los Santos, Eduarda
author_facet Abrahão de los Santos, Eduarda
de Moraes Bueno, Bernardo José
Tartarotti Postay, Andrezza
author_role author
author2 de Moraes Bueno, Bernardo José
Tartarotti Postay, Andrezza
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrahão de los Santos, Eduarda
de Moraes Bueno, Bernardo José
Tartarotti Postay, Andrezza
description Steven Universo (2013-2019) é uma animação criada por Rebecca Sugar para o canal Cartoon Network, com mais de 150 episódios de dez minutos cada. O time de produção da série diz que há cuidado para que os cenários mostrem, com suas cores, linhas (e ausência delas), iluminação e composição, lugares vivos que o espectador entenda como mais do que apenas um pano de fundo para a ação. Neste trabalho, discutiremos o contraste entre as ambientações de dois episódios - Libertador e A resposta -  nos quais aparecem cenários associados ao Planeta Natal e à Terra, enquanto seguimos momentos decisivos da união amorosa das personagens Rubi e Safira. Fazendo uso da Narratologia (Bal), assim como de estudos de quadrinhos (McCloud) e de teorias de cores e design (Lupton e Phillips), pretende-se demonstrar a maneira como os cenários integram a narrativa, já que a ambientação muda completamente dependendo do estado emocional das personagens e sua percepção sobre o local onde se encontram. Além disso, as próprias personagens agem sobre o cenário, modificando-o e mantendo, assim, a coesão visual das associações feitas a elas, a sua relação, e ao planeta Terra.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/215
10.22398/2525-2828.41108-31
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/215
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.41108-31
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/215/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 08-31
Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 08-31
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689194274816