A impressão 3D no mercado de moda: sustentabilidade e desenvolvimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de Lima, Patrícia Cristina
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Dupont, Mariana Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/142
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar o setor têxtil apontando as características da Impressão 3D como auxiliar nas mudanças do processo produtivo de moda. A ótica apresentada para este estudo são as questões ambientais e sociais da indústria tradicional e como a tecnologia vem se apresentando com aliada nas respostas que a indústria precisa dar aos seus consumidores. Um dos resultados encontrados é que a pressão social tem feito marcas mudarem seus posicionamentos, assim como desenvolvedores tem buscado pensar em formas alternativas de produção. O dualismo consumo rápido versus sustentabilidade se apresenta como constante. A tecnologia foca seus esforços no desenvolvimento de matéria-prima, enquanto a impressão 3D se apresenta como alternativa aplicável na confecção.
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