O que faz uma cidade ser criativa? Uma análise a partir das dimensões conceituais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Brenda Stefanny Batista
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Cumarú, Wandeline de Araujo, Morais, Hannah Miranda
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/302
Resumo: O que é uma cidade criativa? Quais são seus traços principais? Diante desses questionamentos, o presente artigo visa analisar, por meio de uma revisão sistematizada de literatura, as dimensões conceituais que definem uma cidade criativa, mensuradas pela literatura acadêmica brasileira dos últimos 10 anos. A coleta de dados ocorreu em 04 bancos de dados, registrando 26 estudos analisados. Os critérios metodológicos da revisão sistematizada optaram por analisar estudos empíricos, que apresente um caráter qualitativo e metodologias similares estabelecidos por 5 critérios de inclusão e 4 descritores de busca. Os achados de pesquisa apontam seis dimensões conceituais para mensurar uma cidade criativa, sendo elas; economia criativa, cultura/turismo, hibridismo cultural, mobilidade, design urbano e performance urbana. Considerações finais apontam que as dimensões conceituais discutidas são fortemente influenciadas pelo contexto das cidades brasileiras e das dinâmicas da nossa gestão pública.
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