AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maldonado, Daniel Teixeira
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bocchini, Daniel, Barreto, Alessandra, Rodrigues, Graciele Massoli
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Pensar a Prática (Online)
Texto Completo: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23825
Resumo: Sabe-se que a discussão sobre o trato com as questões conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física Escolar começou a partir da divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e atualmente percorre o campo acadêmico no intuito de evidenciar a necessidade de se trabalhar numa vertente humanista que ultrapasse o saber procedimental. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a literatura que aborda as dimensões atitudinais e conceituais dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados sete periódicos que realizam discussões de Educação Física Escolar em suas edições eletrônicas entre os anos de 1997 e 2011. Foram utilizados nove artigos. Identificamos que os professores observados nos estudos desenvolvem inúmeros conteúdos atitudinais e conceituais em suas aulas, apesar de encontrarem diversas  dificuldades.
id UFG-4_f3e674ca55b54f70d7e2c5e2792ff794
oai_identifier_str oai:ojs.revistas.ufg.br:article/23825
network_acronym_str UFG-4
network_name_str Pensar a Prática (Online)
repository_id_str
spelling AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.Dimensões do ConteúdoEducação Física EscolarPrática PedagógicaEducação Física EscolarSabe-se que a discussão sobre o trato com as questões conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física Escolar começou a partir da divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e atualmente percorre o campo acadêmico no intuito de evidenciar a necessidade de se trabalhar numa vertente humanista que ultrapasse o saber procedimental. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a literatura que aborda as dimensões atitudinais e conceituais dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados sete periódicos que realizam discussões de Educação Física Escolar em suas edições eletrônicas entre os anos de 1997 e 2011. Foram utilizados nove artigos. Identificamos que os professores observados nos estudos desenvolvem inúmeros conteúdos atitudinais e conceituais em suas aulas, apesar de encontrarem diversas  dificuldades. Universidade Federal de Goiás2014-06-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionavaliado por paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/2382510.5216/rpp.v17i2.23825Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)1980-61831415-4676reponame:Pensar a Prática (Online)instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)instacron:UFGporhttps://revistas.ufg.br/fef/article/view/23825/16758Maldonado, Daniel TeixeiraBocchini, DanielBarreto, AlessandraRodrigues, Graciele Massoliinfo:eu-repo/semantics/openAccess2016-06-20T18:26:40Zoai:ojs.revistas.ufg.br:article/23825Revistahttp://www.revistas.ufg.br/index.php/fefPUBhttps://revistas.ufg.br/fef/oai||gabi.domi@hotmail.com1980-61831415-4676opendoar:2016-06-20T18:26:40Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)false
dc.title.none.fl_str_mv AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
title AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
spellingShingle AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
Maldonado, Daniel Teixeira
Dimensões do Conteúdo
Educação Física Escolar
Prática Pedagógica
Educação Física Escolar
title_short AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
title_full AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
title_fullStr AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
title_full_unstemmed AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
title_sort AS DIMENSÕES ATITUDINAIS E CONCEITUAIS DOS CONTEÚDOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.
author Maldonado, Daniel Teixeira
author_facet Maldonado, Daniel Teixeira
Bocchini, Daniel
Barreto, Alessandra
Rodrigues, Graciele Massoli
author_role author
author2 Bocchini, Daniel
Barreto, Alessandra
Rodrigues, Graciele Massoli
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maldonado, Daniel Teixeira
Bocchini, Daniel
Barreto, Alessandra
Rodrigues, Graciele Massoli
dc.subject.por.fl_str_mv Dimensões do Conteúdo
Educação Física Escolar
Prática Pedagógica
Educação Física Escolar
topic Dimensões do Conteúdo
Educação Física Escolar
Prática Pedagógica
Educação Física Escolar
description Sabe-se que a discussão sobre o trato com as questões conceituais e atitudinais nas aulas de Educação Física Escolar começou a partir da divulgação dos Parâmetros Curriculares Nacionais, e atualmente percorre o campo acadêmico no intuito de evidenciar a necessidade de se trabalhar numa vertente humanista que ultrapasse o saber procedimental. Dessa forma, o objetivo deste artigo foi analisar a literatura que aborda as dimensões atitudinais e conceituais dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Educação Física Escolar. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica. Foram analisados sete periódicos que realizam discussões de Educação Física Escolar em suas edições eletrônicas entre os anos de 1997 e 2011. Foram utilizados nove artigos. Identificamos que os professores observados nos estudos desenvolvem inúmeros conteúdos atitudinais e conceituais em suas aulas, apesar de encontrarem diversas  dificuldades.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-06-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
avaliado por pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23825
10.5216/rpp.v17i2.23825
url https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23825
identifier_str_mv 10.5216/rpp.v17i2.23825
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://revistas.ufg.br/fef/article/view/23825/16758
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Goiás
dc.source.none.fl_str_mv Pensar a Prática; Vol. 17 No. 2 (2014)
Pensar a Prática; v. 17 n. 2 (2014)
1980-6183
1415-4676
reponame:Pensar a Prática (Online)
instname:Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron:UFG
instname_str Universidade Federal de Goiás (UFG)
instacron_str UFG
institution UFG
reponame_str Pensar a Prática (Online)
collection Pensar a Prática (Online)
repository.name.fl_str_mv Pensar a Prática (Online) - Universidade Federal de Goiás (UFG)
repository.mail.fl_str_mv ||gabi.domi@hotmail.com
_version_ 1789440280417533952