Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/81 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de identificação e exploração de oportunidades internacionais de uma empresa brasileira da indústria criativa, atuante no mercado de moda feminina, mais precisamente em peças hand made de tricô, na implementação da sua estratégia de internacionalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Os resultados obtidos permitem observar que o modelo de identificação e exploração de oportunidades, desenvolvido por Lumpkin e Hills (2001), pode ser aplicado nas estratégias de internacionalização de empresas, conforme análise realizada no caso Cecilia Prado. Todas as etapas do modelo, identificação de fontes de oportunidades e gaps de mercado, busca por informações, identificação, avaliação e desenvolvimento da oportunidade foram identificadas no primeiro movimento internacional da empresa. Os conhecimentos, aprendizados e relacionamentos com agentes no Brasil e no exterior foram essenciais para a empresa no processo de desenvolvimento de novas capacidades e competências empresariais que garantiram a Cecilia Prado não somente identificar e explorar oportunidades internacionais, bem como maximizar a criação e a entrega de valor superior para o mercado de moda mundial. |
id |
ESPM-4_6ae217716e80028d4411a0c2ae456637 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/81 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia PradoO presente estudo tem como objetivo analisar o processo de identificação e exploração de oportunidades internacionais de uma empresa brasileira da indústria criativa, atuante no mercado de moda feminina, mais precisamente em peças hand made de tricô, na implementação da sua estratégia de internacionalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Os resultados obtidos permitem observar que o modelo de identificação e exploração de oportunidades, desenvolvido por Lumpkin e Hills (2001), pode ser aplicado nas estratégias de internacionalização de empresas, conforme análise realizada no caso Cecilia Prado. Todas as etapas do modelo, identificação de fontes de oportunidades e gaps de mercado, busca por informações, identificação, avaliação e desenvolvimento da oportunidade foram identificadas no primeiro movimento internacional da empresa. Os conhecimentos, aprendizados e relacionamentos com agentes no Brasil e no exterior foram essenciais para a empresa no processo de desenvolvimento de novas capacidades e competências empresariais que garantiram a Cecilia Prado não somente identificar e explorar oportunidades internacionais, bem como maximizar a criação e a entrega de valor superior para o mercado de moda mundial.Escola Superior de Propaganda e Marketing2017-05-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/8110.22398/2525-2828.2488-106Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 2 No. 4 (2017); 88-106Diálogo com a Economia Criativa; v. 2 n. 4 (2017); 88-1062525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/81/pdfCopyright (c) 2017 Vitor Pires dos Santos, Aline Cristina Bastos da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Vitor Pires dosSilva, Aline Cristina Bastos da2017-10-20T00:18:08Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/81Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2017-10-20T00:18:08Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado |
title |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado |
spellingShingle |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado Santos, Vitor Pires dos |
title_short |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado |
title_full |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado |
title_fullStr |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado |
title_full_unstemmed |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado |
title_sort |
Identificação e exploração de oportunidades internacionais: estudo de caso Cecilia Prado |
author |
Santos, Vitor Pires dos |
author_facet |
Santos, Vitor Pires dos Silva, Aline Cristina Bastos da |
author_role |
author |
author2 |
Silva, Aline Cristina Bastos da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Vitor Pires dos Silva, Aline Cristina Bastos da |
description |
O presente estudo tem como objetivo analisar o processo de identificação e exploração de oportunidades internacionais de uma empresa brasileira da indústria criativa, atuante no mercado de moda feminina, mais precisamente em peças hand made de tricô, na implementação da sua estratégia de internacionalização. A metodologia utilizada foi a pesquisa qualitativa, com a utilização de estudo de caso único e coleta de dados por meio de entrevistas em profundidade e pesquisa documental. Os resultados obtidos permitem observar que o modelo de identificação e exploração de oportunidades, desenvolvido por Lumpkin e Hills (2001), pode ser aplicado nas estratégias de internacionalização de empresas, conforme análise realizada no caso Cecilia Prado. Todas as etapas do modelo, identificação de fontes de oportunidades e gaps de mercado, busca por informações, identificação, avaliação e desenvolvimento da oportunidade foram identificadas no primeiro movimento internacional da empresa. Os conhecimentos, aprendizados e relacionamentos com agentes no Brasil e no exterior foram essenciais para a empresa no processo de desenvolvimento de novas capacidades e competências empresariais que garantiram a Cecilia Prado não somente identificar e explorar oportunidades internacionais, bem como maximizar a criação e a entrega de valor superior para o mercado de moda mundial. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-05-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/81 10.22398/2525-2828.2488-106 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/81 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.2488-106 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/81/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vitor Pires dos Santos, Aline Cristina Bastos da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2017 Vitor Pires dos Santos, Aline Cristina Bastos da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 2 No. 4 (2017); 88-106 Diálogo com a Economia Criativa; v. 2 n. 4 (2017); 88-106 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231688820981760 |