Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Correa, Cynthia
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/167
Resumo: Na atualidade, o Brasil conta com oito cidades integrantes da Rede de Cidades Criativas fundada em 2004 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Enquanto cidades criativas, são assumidos compromissos com a meta de transformar a criatividade em um impulsionador essencial para o desenvolvimento urbano sustentável com a participação ativa dos diversos atores do local. Com base nessa premissa, este artigo tem como objetivo geral investigar as atividades de comunicação e conscientização promovidas online pelas oito cidades criativas brasileiras com o intuito de identificar as melhores práticas de divulgação para mobilizar os diferentes públicos em torno da Rede da UNESCO. Como procedimentos metodológicos, o estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório apoiou-se em pesquisa bibliográfica sobre as cidades criativas e pesquisa documental acerca da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, em associação ao emprego de técnica de análise comparativa de conteúdo de websites. Assim, foram examinadas as páginas Web oficiais de Belém/PA, Florianópolis/SC e Paraty/RJ (Gastronomia), Brasília/DF e Curitiba/PR (Design), João Pessoa/PB (Artesanato e Artes Folclóricas), Santos/SP (Cinema) e Salvador/BA (Música). Como resultados principais, ressalta-se uma deficiência no processo de disseminação das atividades de comunicação e conscientização por parte da maioria das cidades criativas brasileiras, pois somente Belém, Florianópolis e Santos disponibilizam websites próprios, sendo que as melhores práticas de divulgação são executadas pela cidade de Santos.
id ESPM-4_6ef81a8285464ab670568a1f15403046
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/167
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiaisNa atualidade, o Brasil conta com oito cidades integrantes da Rede de Cidades Criativas fundada em 2004 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Enquanto cidades criativas, são assumidos compromissos com a meta de transformar a criatividade em um impulsionador essencial para o desenvolvimento urbano sustentável com a participação ativa dos diversos atores do local. Com base nessa premissa, este artigo tem como objetivo geral investigar as atividades de comunicação e conscientização promovidas online pelas oito cidades criativas brasileiras com o intuito de identificar as melhores práticas de divulgação para mobilizar os diferentes públicos em torno da Rede da UNESCO. Como procedimentos metodológicos, o estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório apoiou-se em pesquisa bibliográfica sobre as cidades criativas e pesquisa documental acerca da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, em associação ao emprego de técnica de análise comparativa de conteúdo de websites. Assim, foram examinadas as páginas Web oficiais de Belém/PA, Florianópolis/SC e Paraty/RJ (Gastronomia), Brasília/DF e Curitiba/PR (Design), João Pessoa/PB (Artesanato e Artes Folclóricas), Santos/SP (Cinema) e Salvador/BA (Música). Como resultados principais, ressalta-se uma deficiência no processo de disseminação das atividades de comunicação e conscientização por parte da maioria das cidades criativas brasileiras, pois somente Belém, Florianópolis e Santos disponibilizam websites próprios, sendo que as melhores práticas de divulgação são executadas pela cidade de Santos.Escola Superior de Propaganda e Marketing2018-11-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/16710.22398/2525-2828.3963-75Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 3 No. 9 (2018); 63-75Diálogo com a Economia Criativa; v. 3 n. 9 (2018); 63-752525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/167/pdfCopyright (c) 2018 Cynthia Correainfo:eu-repo/semantics/openAccessCorrea, Cynthia2019-02-19T17:33:19Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/167Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-02-19T17:33:19Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais
title Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais
spellingShingle Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais
Correa, Cynthia
title_short Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais
title_full Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais
title_fullStr Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais
title_full_unstemmed Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais
title_sort Presença online das cidades criativas brasileiras: análise dos websites oficiais
author Correa, Cynthia
author_facet Correa, Cynthia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Correa, Cynthia
description Na atualidade, o Brasil conta com oito cidades integrantes da Rede de Cidades Criativas fundada em 2004 pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO). Enquanto cidades criativas, são assumidos compromissos com a meta de transformar a criatividade em um impulsionador essencial para o desenvolvimento urbano sustentável com a participação ativa dos diversos atores do local. Com base nessa premissa, este artigo tem como objetivo geral investigar as atividades de comunicação e conscientização promovidas online pelas oito cidades criativas brasileiras com o intuito de identificar as melhores práticas de divulgação para mobilizar os diferentes públicos em torno da Rede da UNESCO. Como procedimentos metodológicos, o estudo de natureza qualitativa e de caráter exploratório apoiou-se em pesquisa bibliográfica sobre as cidades criativas e pesquisa documental acerca da Rede de Cidades Criativas da UNESCO, em associação ao emprego de técnica de análise comparativa de conteúdo de websites. Assim, foram examinadas as páginas Web oficiais de Belém/PA, Florianópolis/SC e Paraty/RJ (Gastronomia), Brasília/DF e Curitiba/PR (Design), João Pessoa/PB (Artesanato e Artes Folclóricas), Santos/SP (Cinema) e Salvador/BA (Música). Como resultados principais, ressalta-se uma deficiência no processo de disseminação das atividades de comunicação e conscientização por parte da maioria das cidades criativas brasileiras, pois somente Belém, Florianópolis e Santos disponibilizam websites próprios, sendo que as melhores práticas de divulgação são executadas pela cidade de Santos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/167
10.22398/2525-2828.3963-75
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/167
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.3963-75
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/167/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 Cynthia Correa
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 Cynthia Correa
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 3 No. 9 (2018); 63-75
Diálogo com a Economia Criativa; v. 3 n. 9 (2018); 63-75
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689155477504