As caraterísticas persuasivas dos websites oficiais de destino

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira, Filipa Alexandra Vieira de Melo
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/25966
Resumo: O presente trabalho propõe-se estudar as caraterísticas persuasivas dos Websites Oficiais de Destino (WOD). As Organização de Marketing de Destino (OMD) utilizam os websites como uma ferramenta e canal de comunicação e promoção, com o principal objetivo de atrair potenciais turistas e viajantes ao destino. É fundamental que os websites apresentem caraterísticas persuasivas capazes de influenciar a tomada de decisão do utilizador para a escolha do destino. O estudo tem como principal objetivo identificar as caraterísticas persuasivas dos Websites Oficiais do Destino (WOD) que possam resultar em orientações chave para a criação de WOD persuasivos, úteis aos marketeers das Organizações de Marketing do Destino. A revisão de literatura, que integra a análise dos principais conceitos afetos ao tema, permitiu identificar as dimensões persuasivas dos websites – informação, usabilidade, credibilidade, inspiração, envolvimento, reciprocidade, design/layout, discurso e marketing – e chegar às categorias de análise do estudo empírico, no qual se procedeu à análise de conteúdo das homepages dos websites oficiais de 25 destinos, a fim de identificar a presença ou ausência das caraterísticas persuasivas, identificadas na revisão de literatura, e de compreender o comportamento das mesmas face a destinos com níveis de maturidade diferentes. Para aprofundar o conhecimento sobre a temática, completou-se o estudo empírico com a aplicação de uma entrevista feita aos responsáveis dos departamentos de Marketing das OMD que representam os websites analisados. Os resultados do estudo verificaram que a credibilidade é uma dimensão fundamental para a persuasão dos WOD; que os atributos das dimensões persuasivas não são integrados no design das homepages dos websites de igual forma em todos os destinos; e que a média de número de atributos verificados em todas as dimensões diminui nos destinos menos maduros. Espera-se que estes resultados possam ajudar os marketeers na criação de websites de destino mais persuasivos.
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