Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Longo, Angela
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213
Resumo: Esse artigo propõe uma análise sobre como determinadas configurações estéticas dentro da animação japonesa vieram a determinar as características distintas do que convencionamos a chamar de Anime. Nós iremos olhar para a história estética do anime, desde os primeiros experimentos com animação de recorte, celofane e celuloide para compreender a formalização do modelo de produção da animação limitada. Posteriormente, iremos analisar como as configurações das técnicas full limited, hyper-limited e superflat propuseram espaços compositivos inovadores e um uso diferenciado do intervalo entre e através das imagens. O campo digital também criou um espaço aberto para o intercâmbio de técnicas aparentemente distintas que trouxeram inovações compositivas para o Anime. Por essa razão, iremos analisar como a habilidade de composição de camadas da animação veio a ser importante na inserção e combinação de elementos móveis e imóveis dentro do espaço digital. Por fim, concluímos sobre como esse cenário trouxe uma composição intercambiável no espaço diegético e como isso afetou a composição e o intervalo dentro do Anime.
id ESPM-4_7e17490b497f016e6f70fba3242c73b7
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/213
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervaloEsse artigo propõe uma análise sobre como determinadas configurações estéticas dentro da animação japonesa vieram a determinar as características distintas do que convencionamos a chamar de Anime. Nós iremos olhar para a história estética do anime, desde os primeiros experimentos com animação de recorte, celofane e celuloide para compreender a formalização do modelo de produção da animação limitada. Posteriormente, iremos analisar como as configurações das técnicas full limited, hyper-limited e superflat propuseram espaços compositivos inovadores e um uso diferenciado do intervalo entre e através das imagens. O campo digital também criou um espaço aberto para o intercâmbio de técnicas aparentemente distintas que trouxeram inovações compositivas para o Anime. Por essa razão, iremos analisar como a habilidade de composição de camadas da animação veio a ser importante na inserção e combinação de elementos móveis e imóveis dentro do espaço digital. Por fim, concluímos sobre como esse cenário trouxe uma composição intercambiável no espaço diegético e como isso afetou a composição e o intervalo dentro do Anime.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/21310.22398/2525-2828.41171-88Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 71-88Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 71-882525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213/pdfCopyright (c) 2019 Angela Longoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongo, Angela2019-08-20T18:12:28Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/213Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-08-20T18:12:28Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
title Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
spellingShingle Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
Longo, Angela
title_short Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
title_full Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
title_fullStr Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
title_full_unstemmed Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
title_sort Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
author Longo, Angela
author_facet Longo, Angela
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Longo, Angela
description Esse artigo propõe uma análise sobre como determinadas configurações estéticas dentro da animação japonesa vieram a determinar as características distintas do que convencionamos a chamar de Anime. Nós iremos olhar para a história estética do anime, desde os primeiros experimentos com animação de recorte, celofane e celuloide para compreender a formalização do modelo de produção da animação limitada. Posteriormente, iremos analisar como as configurações das técnicas full limited, hyper-limited e superflat propuseram espaços compositivos inovadores e um uso diferenciado do intervalo entre e através das imagens. O campo digital também criou um espaço aberto para o intercâmbio de técnicas aparentemente distintas que trouxeram inovações compositivas para o Anime. Por essa razão, iremos analisar como a habilidade de composição de camadas da animação veio a ser importante na inserção e combinação de elementos móveis e imóveis dentro do espaço digital. Por fim, concluímos sobre como esse cenário trouxe uma composição intercambiável no espaço diegético e como isso afetou a composição e o intervalo dentro do Anime.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-08-20
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213
10.22398/2525-2828.41171-88
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.41171-88
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Angela Longo
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Angela Longo
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 71-88
Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 71-88
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689191129088