Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2019 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Diálogo com a Economia Criativa |
Download full: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213 |
Summary: | Esse artigo propõe uma análise sobre como determinadas configurações estéticas dentro da animação japonesa vieram a determinar as características distintas do que convencionamos a chamar de Anime. Nós iremos olhar para a história estética do anime, desde os primeiros experimentos com animação de recorte, celofane e celuloide para compreender a formalização do modelo de produção da animação limitada. Posteriormente, iremos analisar como as configurações das técnicas full limited, hyper-limited e superflat propuseram espaços compositivos inovadores e um uso diferenciado do intervalo entre e através das imagens. O campo digital também criou um espaço aberto para o intercâmbio de técnicas aparentemente distintas que trouxeram inovações compositivas para o Anime. Por essa razão, iremos analisar como a habilidade de composição de camadas da animação veio a ser importante na inserção e combinação de elementos móveis e imóveis dentro do espaço digital. Por fim, concluímos sobre como esse cenário trouxe uma composição intercambiável no espaço diegético e como isso afetou a composição e o intervalo dentro do Anime. |
id |
ESPM-4_7e17490b497f016e6f70fba3242c73b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/213 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervaloEsse artigo propõe uma análise sobre como determinadas configurações estéticas dentro da animação japonesa vieram a determinar as características distintas do que convencionamos a chamar de Anime. Nós iremos olhar para a história estética do anime, desde os primeiros experimentos com animação de recorte, celofane e celuloide para compreender a formalização do modelo de produção da animação limitada. Posteriormente, iremos analisar como as configurações das técnicas full limited, hyper-limited e superflat propuseram espaços compositivos inovadores e um uso diferenciado do intervalo entre e através das imagens. O campo digital também criou um espaço aberto para o intercâmbio de técnicas aparentemente distintas que trouxeram inovações compositivas para o Anime. Por essa razão, iremos analisar como a habilidade de composição de camadas da animação veio a ser importante na inserção e combinação de elementos móveis e imóveis dentro do espaço digital. Por fim, concluímos sobre como esse cenário trouxe uma composição intercambiável no espaço diegético e como isso afetou a composição e o intervalo dentro do Anime.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/21310.22398/2525-2828.41171-88Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 71-88Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 71-882525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213/pdfCopyright (c) 2019 Angela Longoinfo:eu-repo/semantics/openAccessLongo, Angela2019-08-20T18:12:28Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/213Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-08-20T18:12:28Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo |
title |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo |
spellingShingle |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo Longo, Angela |
title_short |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo |
title_full |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo |
title_fullStr |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo |
title_full_unstemmed |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo |
title_sort |
Da animação para o anime: configurações estéticas de composição e intervalo |
author |
Longo, Angela |
author_facet |
Longo, Angela |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Longo, Angela |
description |
Esse artigo propõe uma análise sobre como determinadas configurações estéticas dentro da animação japonesa vieram a determinar as características distintas do que convencionamos a chamar de Anime. Nós iremos olhar para a história estética do anime, desde os primeiros experimentos com animação de recorte, celofane e celuloide para compreender a formalização do modelo de produção da animação limitada. Posteriormente, iremos analisar como as configurações das técnicas full limited, hyper-limited e superflat propuseram espaços compositivos inovadores e um uso diferenciado do intervalo entre e através das imagens. O campo digital também criou um espaço aberto para o intercâmbio de técnicas aparentemente distintas que trouxeram inovações compositivas para o Anime. Por essa razão, iremos analisar como a habilidade de composição de camadas da animação veio a ser importante na inserção e combinação de elementos móveis e imóveis dentro do espaço digital. Por fim, concluímos sobre como esse cenário trouxe uma composição intercambiável no espaço diegético e como isso afetou a composição e o intervalo dentro do Anime. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213 10.22398/2525-2828.41171-88 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.41171-88 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/213/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Angela Longo info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Angela Longo |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 71-88 Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 71-88 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689191129088 |