Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Sandro Ruduit
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375
Resumo: Há, hoje, uma profícua produção científica de distintas especialidades, em diferentes países, registrando não apenas a expansão, mas também a transformação de mercados de artes e de bens e serviços culturais. Com base em uma revisão da literatura especializada, o presente artigo analisa algumas questões de interesse sociológico que se vem debatendo sobre as recentes transformações nesses mercados. A conclusão mais geral sugere que o curso de tais transformações econômicas sustenta-se em diferentes formas de enraizamento sócio-político-institucional, relativizando tanto os enfoques que atribuem ao mecanismo de mercado uma força avassaladora, quanto os enfoques que o concebem como a resposta mais eficiente na geração e alocação de recursos.
id ESPM-4_7ef2a66b638276424c6dbc7c5f98ed93
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/375
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análiseEconomia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica.Há, hoje, uma profícua produção científica de distintas especialidades, em diferentes países, registrando não apenas a expansão, mas também a transformação de mercados de artes e de bens e serviços culturais. Com base em uma revisão da literatura especializada, o presente artigo analisa algumas questões de interesse sociológico que se vem debatendo sobre as recentes transformações nesses mercados. A conclusão mais geral sugere que o curso de tais transformações econômicas sustenta-se em diferentes formas de enraizamento sócio-político-institucional, relativizando tanto os enfoques que atribuem ao mecanismo de mercado uma força avassaladora, quanto os enfoques que o concebem como a resposta mais eficiente na geração e alocação de recursos.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.2525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375/320Copyright (c) 2022 Sandro Ruduit Garciahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Sandro Ruduit2023-02-03T13:58:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/375Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T13:58:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
title Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
spellingShingle Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
Garcia, Sandro Ruduit
Economia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica.
title_short Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
title_full Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
title_fullStr Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
title_full_unstemmed Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
title_sort Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
author Garcia, Sandro Ruduit
author_facet Garcia, Sandro Ruduit
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Sandro Ruduit
dc.subject.por.fl_str_mv Economia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica.
topic Economia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica.
description Há, hoje, uma profícua produção científica de distintas especialidades, em diferentes países, registrando não apenas a expansão, mas também a transformação de mercados de artes e de bens e serviços culturais. Com base em uma revisão da literatura especializada, o presente artigo analisa algumas questões de interesse sociológico que se vem debatendo sobre as recentes transformações nesses mercados. A conclusão mais geral sugere que o curso de tais transformações econômicas sustenta-se em diferentes formas de enraizamento sócio-político-institucional, relativizando tanto os enfoques que atribuem ao mecanismo de mercado uma força avassaladora, quanto os enfoques que o concebem como a resposta mais eficiente na geração e alocação de recursos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375/320
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Sandro Ruduit Garcia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Sandro Ruduit Garcia
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.
Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231688687812608