Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375 |
Resumo: | Há, hoje, uma profícua produção científica de distintas especialidades, em diferentes países, registrando não apenas a expansão, mas também a transformação de mercados de artes e de bens e serviços culturais. Com base em uma revisão da literatura especializada, o presente artigo analisa algumas questões de interesse sociológico que se vem debatendo sobre as recentes transformações nesses mercados. A conclusão mais geral sugere que o curso de tais transformações econômicas sustenta-se em diferentes formas de enraizamento sócio-político-institucional, relativizando tanto os enfoques que atribuem ao mecanismo de mercado uma força avassaladora, quanto os enfoques que o concebem como a resposta mais eficiente na geração e alocação de recursos. |
id |
ESPM-4_7ef2a66b638276424c6dbc7c5f98ed93 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/375 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análiseEconomia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica.Há, hoje, uma profícua produção científica de distintas especialidades, em diferentes países, registrando não apenas a expansão, mas também a transformação de mercados de artes e de bens e serviços culturais. Com base em uma revisão da literatura especializada, o presente artigo analisa algumas questões de interesse sociológico que se vem debatendo sobre as recentes transformações nesses mercados. A conclusão mais geral sugere que o curso de tais transformações econômicas sustenta-se em diferentes formas de enraizamento sócio-político-institucional, relativizando tanto os enfoques que atribuem ao mecanismo de mercado uma força avassaladora, quanto os enfoques que o concebem como a resposta mais eficiente na geração e alocação de recursos.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.2525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375/320Copyright (c) 2022 Sandro Ruduit Garciahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessGarcia, Sandro Ruduit2023-02-03T13:58:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/375Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T13:58:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise |
title |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise |
spellingShingle |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise Garcia, Sandro Ruduit Economia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica. |
title_short |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise |
title_full |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise |
title_fullStr |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise |
title_full_unstemmed |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise |
title_sort |
Arte e tecnologia nos mercados: questões para discussão e análise |
author |
Garcia, Sandro Ruduit |
author_facet |
Garcia, Sandro Ruduit |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garcia, Sandro Ruduit |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica. |
topic |
Economia criativa. Enraizamento. Sociologia econômica. |
description |
Há, hoje, uma profícua produção científica de distintas especialidades, em diferentes países, registrando não apenas a expansão, mas também a transformação de mercados de artes e de bens e serviços culturais. Com base em uma revisão da literatura especializada, o presente artigo analisa algumas questões de interesse sociológico que se vem debatendo sobre as recentes transformações nesses mercados. A conclusão mais geral sugere que o curso de tais transformações econômicas sustenta-se em diferentes formas de enraizamento sócio-político-institucional, relativizando tanto os enfoques que atribuem ao mecanismo de mercado uma força avassaladora, quanto os enfoques que o concebem como a resposta mais eficiente na geração e alocação de recursos. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/375/320 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Sandro Ruduit Garcia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Sandro Ruduit Garcia http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia. Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia. 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231688687812608 |