A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza, Conceição
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343
Resumo: A sociedade contemporânea apresenta uma complexa realidade no que tange à cena geopolítica internacional e que impacta na economia e na rotina de cidades do mundo. Uma das consequências mais relevantes é o aumento do fluxo internacional de pessoas, incluindo os imigrantes-refugiados, para todas as partes do mundo. Ao chegarem ao novo lugar, até então uma terra estranha, estas pessoas precisam se vincular socioeconomicamente e culturalmente no local de destino, como parte do processo de desenvolvimento da nova territorialidade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Economia Criativa como uma estratégia viável para o desenvolvimento socioeconômico dos imigrantes-refugiados, vítimas de diásporas forçadas, que fixaram residência na cidade do Rio de Janeiro, em especial os que garantem sua subsistência por meio da produção e comercialização da gastronomia típica de seus países de origem.
id ESPM-4_8e2b7c42cdd609bfee91112debc05134
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/343
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação.A sociedade contemporânea apresenta uma complexa realidade no que tange à cena geopolítica internacional e que impacta na economia e na rotina de cidades do mundo. Uma das consequências mais relevantes é o aumento do fluxo internacional de pessoas, incluindo os imigrantes-refugiados, para todas as partes do mundo. Ao chegarem ao novo lugar, até então uma terra estranha, estas pessoas precisam se vincular socioeconomicamente e culturalmente no local de destino, como parte do processo de desenvolvimento da nova territorialidade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Economia Criativa como uma estratégia viável para o desenvolvimento socioeconômico dos imigrantes-refugiados, vítimas de diásporas forçadas, que fixaram residência na cidade do Rio de Janeiro, em especial os que garantem sua subsistência por meio da produção e comercialização da gastronomia típica de seus países de origem.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.2525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343/319Copyright (c) 2022 Conceição Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Conceição2023-02-03T13:58:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/343Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T13:58:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
title A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
spellingShingle A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
Souza, Conceição
Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação.
title_short A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
title_full A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
title_fullStr A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
title_full_unstemmed A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
title_sort A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
author Souza, Conceição
author_facet Souza, Conceição
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Souza, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação.
topic Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação.
description A sociedade contemporânea apresenta uma complexa realidade no que tange à cena geopolítica internacional e que impacta na economia e na rotina de cidades do mundo. Uma das consequências mais relevantes é o aumento do fluxo internacional de pessoas, incluindo os imigrantes-refugiados, para todas as partes do mundo. Ao chegarem ao novo lugar, até então uma terra estranha, estas pessoas precisam se vincular socioeconomicamente e culturalmente no local de destino, como parte do processo de desenvolvimento da nova territorialidade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Economia Criativa como uma estratégia viável para o desenvolvimento socioeconômico dos imigrantes-refugiados, vítimas de diásporas forçadas, que fixaram residência na cidade do Rio de Janeiro, em especial os que garantem sua subsistência por meio da produção e comercialização da gastronomia típica de seus países de origem.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343/319
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Conceição Souza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Conceição Souza
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.
Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231688685715456