A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343 |
Resumo: | A sociedade contemporânea apresenta uma complexa realidade no que tange à cena geopolítica internacional e que impacta na economia e na rotina de cidades do mundo. Uma das consequências mais relevantes é o aumento do fluxo internacional de pessoas, incluindo os imigrantes-refugiados, para todas as partes do mundo. Ao chegarem ao novo lugar, até então uma terra estranha, estas pessoas precisam se vincular socioeconomicamente e culturalmente no local de destino, como parte do processo de desenvolvimento da nova territorialidade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Economia Criativa como uma estratégia viável para o desenvolvimento socioeconômico dos imigrantes-refugiados, vítimas de diásporas forçadas, que fixaram residência na cidade do Rio de Janeiro, em especial os que garantem sua subsistência por meio da produção e comercialização da gastronomia típica de seus países de origem. |
id |
ESPM-4_8e2b7c42cdd609bfee91112debc05134 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/343 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto.Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação.A sociedade contemporânea apresenta uma complexa realidade no que tange à cena geopolítica internacional e que impacta na economia e na rotina de cidades do mundo. Uma das consequências mais relevantes é o aumento do fluxo internacional de pessoas, incluindo os imigrantes-refugiados, para todas as partes do mundo. Ao chegarem ao novo lugar, até então uma terra estranha, estas pessoas precisam se vincular socioeconomicamente e culturalmente no local de destino, como parte do processo de desenvolvimento da nova territorialidade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Economia Criativa como uma estratégia viável para o desenvolvimento socioeconômico dos imigrantes-refugiados, vítimas de diásporas forçadas, que fixaram residência na cidade do Rio de Janeiro, em especial os que garantem sua subsistência por meio da produção e comercialização da gastronomia típica de seus países de origem.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-06-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia.2525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343/319Copyright (c) 2022 Conceição Souzahttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Conceição2023-02-03T13:58:23Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/343Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T13:58:23Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto. |
title |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto. |
spellingShingle |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto. Souza, Conceição Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação. |
title_short |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto. |
title_full |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto. |
title_fullStr |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto. |
title_full_unstemmed |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto. |
title_sort |
A Economia Criativa como um caminho viável para a vinculação física e simbólica: o caso da feira de refugiados Chega Junto. |
author |
Souza, Conceição |
author_facet |
Souza, Conceição |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação. |
topic |
Economia criativa. Imigrantes-refugiados. Desenvolvimento econômico. Vinculação. |
description |
A sociedade contemporânea apresenta uma complexa realidade no que tange à cena geopolítica internacional e que impacta na economia e na rotina de cidades do mundo. Uma das consequências mais relevantes é o aumento do fluxo internacional de pessoas, incluindo os imigrantes-refugiados, para todas as partes do mundo. Ao chegarem ao novo lugar, até então uma terra estranha, estas pessoas precisam se vincular socioeconomicamente e culturalmente no local de destino, como parte do processo de desenvolvimento da nova territorialidade. Este trabalho tem o objetivo de apresentar a Economia Criativa como uma estratégia viável para o desenvolvimento socioeconômico dos imigrantes-refugiados, vítimas de diásporas forçadas, que fixaram residência na cidade do Rio de Janeiro, em especial os que garantem sua subsistência por meio da produção e comercialização da gastronomia típica de seus países de origem. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/343/319 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conceição Souza http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Conceição Souza http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia. Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 20 (2022): Dossiê Consumo e Sociabilidades 3: consumo em tempos de pandemia. 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231688685715456 |