O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/174
Resumo: A sociedade moderna aponta uma cultura de consumo, que se torna fundamental na vida social e adquire valores extensivos a outros domínios sociais. Portanto, ao se abordar sobre cultura de consumo é importante destacar que esta tem relação direta com a economia de serviços vivenciada pela sociedade atualmente e que, além disso, destaca-se um novo tipo de indústria de serviços, a chamada indústria criativa. O papel da tecnologia também fica evidente na esfera do consumo, já que as tecnologias mobile estão sendo cada vez mais utilizadas para criar maneiras que facilitem e auxiliem o dia a dia de seus usuários. É possível observar nos dias de hoje o crescimento de desenvolvedores de aplicativos de comida, uma vez que a sociedade está inserida em uma cultura de consumo e o celular faz parte do cotidiano dos cidadãos. No que tange ao mundo do trabalho, muitos trabalhadores com intuito de poupar tempo ou com horário apertado da hora do almoço, priorizam comer sem sair do escritório e estão solicitando suas refeições via aplicativos de delivery. Observa-se que alguns trabalhadores passaram a não separar a hora da refeição e acabam comendo enquanto desempenham suas funções, para que haja otimização do tempo de trabalho. Logo, percebe-se uma precarização do trabalho mascarada pela facilidade e agilidade de pedir a comida pelos aplicativos de delivery. Portanto, este estudo tem como objetivo principal discutir sobre como o consumo de comida por meio da proliferação de aplicativos de delivery no ambiente laboral pode propiciar a precarização do trabalho.
id ESPM-4_93fea1f3cb4e4d1ebfba486cec544f5f
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/174
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?A sociedade moderna aponta uma cultura de consumo, que se torna fundamental na vida social e adquire valores extensivos a outros domínios sociais. Portanto, ao se abordar sobre cultura de consumo é importante destacar que esta tem relação direta com a economia de serviços vivenciada pela sociedade atualmente e que, além disso, destaca-se um novo tipo de indústria de serviços, a chamada indústria criativa. O papel da tecnologia também fica evidente na esfera do consumo, já que as tecnologias mobile estão sendo cada vez mais utilizadas para criar maneiras que facilitem e auxiliem o dia a dia de seus usuários. É possível observar nos dias de hoje o crescimento de desenvolvedores de aplicativos de comida, uma vez que a sociedade está inserida em uma cultura de consumo e o celular faz parte do cotidiano dos cidadãos. No que tange ao mundo do trabalho, muitos trabalhadores com intuito de poupar tempo ou com horário apertado da hora do almoço, priorizam comer sem sair do escritório e estão solicitando suas refeições via aplicativos de delivery. Observa-se que alguns trabalhadores passaram a não separar a hora da refeição e acabam comendo enquanto desempenham suas funções, para que haja otimização do tempo de trabalho. Logo, percebe-se uma precarização do trabalho mascarada pela facilidade e agilidade de pedir a comida pelos aplicativos de delivery. Portanto, este estudo tem como objetivo principal discutir sobre como o consumo de comida por meio da proliferação de aplicativos de delivery no ambiente laboral pode propiciar a precarização do trabalho.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-03-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/17410.22398/2525-2828.41034-46Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 10 (2019); 34-46Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 10 (2019); 34-462525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/174/pdfCopyright (c) 2019 Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt, Denise Franca Barrosinfo:eu-repo/semantics/openAccessBittencourt, Flora Thamiris Rodrigues2019-03-21T12:16:37Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/174Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-03-21T12:16:37Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?
title O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?
spellingShingle O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?
Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues
title_short O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?
title_full O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?
title_fullStr O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?
title_full_unstemmed O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?
title_sort O consumo de comida via aplicativos de delivery no ambiente laboral: um caminho para precarização do trabalho?
author Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues
author_facet Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bittencourt, Flora Thamiris Rodrigues
description A sociedade moderna aponta uma cultura de consumo, que se torna fundamental na vida social e adquire valores extensivos a outros domínios sociais. Portanto, ao se abordar sobre cultura de consumo é importante destacar que esta tem relação direta com a economia de serviços vivenciada pela sociedade atualmente e que, além disso, destaca-se um novo tipo de indústria de serviços, a chamada indústria criativa. O papel da tecnologia também fica evidente na esfera do consumo, já que as tecnologias mobile estão sendo cada vez mais utilizadas para criar maneiras que facilitem e auxiliem o dia a dia de seus usuários. É possível observar nos dias de hoje o crescimento de desenvolvedores de aplicativos de comida, uma vez que a sociedade está inserida em uma cultura de consumo e o celular faz parte do cotidiano dos cidadãos. No que tange ao mundo do trabalho, muitos trabalhadores com intuito de poupar tempo ou com horário apertado da hora do almoço, priorizam comer sem sair do escritório e estão solicitando suas refeições via aplicativos de delivery. Observa-se que alguns trabalhadores passaram a não separar a hora da refeição e acabam comendo enquanto desempenham suas funções, para que haja otimização do tempo de trabalho. Logo, percebe-se uma precarização do trabalho mascarada pela facilidade e agilidade de pedir a comida pelos aplicativos de delivery. Portanto, este estudo tem como objetivo principal discutir sobre como o consumo de comida por meio da proliferação de aplicativos de delivery no ambiente laboral pode propiciar a precarização do trabalho.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/174
10.22398/2525-2828.41034-46
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/174
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.41034-46
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/174/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt, Denise Franca Barros
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Flora Thamiris Rodrigues Bittencourt, Denise Franca Barros
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 10 (2019); 34-46
Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 10 (2019); 34-46
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231689163866112