Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/224 |
Resumo: | O presente trabalho discute a inserção da pesquisa e da iniciação científica como processos de aprendizagem em Cursos Superiores de Tecnologia – CST’s, a partir do estudo de caso do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação do UNICURITIBA, em suas duas modalidades de pesquisa discente: 1) participação individual não obrigatória com projetos de pesquisa em grupos de iniciação científica orientados; e 2) desenvolvimento de projetos de pesquisas em grupos como parte de projetos integradores. A partir da discussão do que é fazer ciência no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, apresentam-se os resultados de pesquisa e de produção obtidos durante os anos de 2017 e 2018, a partir de quatro diferentes grupos de técnicas: 1) Tatilidade em Animação; 2) Bidimensionalidade em Animação; 3) Tridimensionalidade em Animação; e 4) Business e Arte em Animação. Discute-se também os resultados de pesquisas e publicações individuais. Consolidados os resultados, afirma-se o papel transversal da iniciação científica no processo formativo dos alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia, especialmente no âmbito da produção Cultural e Design. Propositivamente, discute-se a centralidade da pesquisa nos processos de ensino e aprendizagem, bem como se reafirma o princípio constitucional da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, nos diversos âmbitos do ensino superior. |
id |
ESPM-4_9e6d065fb18b6cb01206f87909b52c08 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/224 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivasO presente trabalho discute a inserção da pesquisa e da iniciação científica como processos de aprendizagem em Cursos Superiores de Tecnologia – CST’s, a partir do estudo de caso do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação do UNICURITIBA, em suas duas modalidades de pesquisa discente: 1) participação individual não obrigatória com projetos de pesquisa em grupos de iniciação científica orientados; e 2) desenvolvimento de projetos de pesquisas em grupos como parte de projetos integradores. A partir da discussão do que é fazer ciência no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, apresentam-se os resultados de pesquisa e de produção obtidos durante os anos de 2017 e 2018, a partir de quatro diferentes grupos de técnicas: 1) Tatilidade em Animação; 2) Bidimensionalidade em Animação; 3) Tridimensionalidade em Animação; e 4) Business e Arte em Animação. Discute-se também os resultados de pesquisas e publicações individuais. Consolidados os resultados, afirma-se o papel transversal da iniciação científica no processo formativo dos alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia, especialmente no âmbito da produção Cultural e Design. Propositivamente, discute-se a centralidade da pesquisa nos processos de ensino e aprendizagem, bem como se reafirma o princípio constitucional da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, nos diversos âmbitos do ensino superior.Escola Superior de Propaganda e Marketing2019-08-20info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/22410.22398/2525-2828.411189-206Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 189-206Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 189-2062525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/224/pdfCopyright (c) 2019 Lucina Reitenbach Vianainfo:eu-repo/semantics/openAccessViana, Lucina Reitenbach2019-08-20T18:12:28Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/224Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2019-08-20T18:12:28Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas |
title |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas |
spellingShingle |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas Viana, Lucina Reitenbach |
title_short |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas |
title_full |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas |
title_fullStr |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas |
title_sort |
Iniciação científica em design de animação: desafios e perspectivas |
author |
Viana, Lucina Reitenbach |
author_facet |
Viana, Lucina Reitenbach |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Lucina Reitenbach |
description |
O presente trabalho discute a inserção da pesquisa e da iniciação científica como processos de aprendizagem em Cursos Superiores de Tecnologia – CST’s, a partir do estudo de caso do Projeto Pedagógico do Curso Superior de Tecnologia em Design de Animação do UNICURITIBA, em suas duas modalidades de pesquisa discente: 1) participação individual não obrigatória com projetos de pesquisa em grupos de iniciação científica orientados; e 2) desenvolvimento de projetos de pesquisas em grupos como parte de projetos integradores. A partir da discussão do que é fazer ciência no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas, apresentam-se os resultados de pesquisa e de produção obtidos durante os anos de 2017 e 2018, a partir de quatro diferentes grupos de técnicas: 1) Tatilidade em Animação; 2) Bidimensionalidade em Animação; 3) Tridimensionalidade em Animação; e 4) Business e Arte em Animação. Discute-se também os resultados de pesquisas e publicações individuais. Consolidados os resultados, afirma-se o papel transversal da iniciação científica no processo formativo dos alunos dos Cursos Superiores de Tecnologia, especialmente no âmbito da produção Cultural e Design. Propositivamente, discute-se a centralidade da pesquisa nos processos de ensino e aprendizagem, bem como se reafirma o princípio constitucional da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, nos diversos âmbitos do ensino superior. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-08-20 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/224 10.22398/2525-2828.411189-206 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/224 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.411189-206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/224/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lucina Reitenbach Viana info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 Lucina Reitenbach Viana |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 4 No. 11 (2019); 189-206 Diálogo com a Economia Criativa; v. 4 n. 11 (2019); 189-206 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689199517696 |