O processo de institucionalização da economia criativa no Brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Paula Cristiane Gianini
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Serafim, Mauricio C., Pinheiro, Daniel Moraes, Alperstedt, Graziela Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/85
Resumo: Este artigo objetiva compreender o processo de institucionalização do conceito de economia criativa no âmbito do governo federal, da sociedade civil e das universidades no Brasil. A pesquisa baseia-se na teoria da institucionalização proposta por Tolbert e Zucker (2007) e apoiou-se na definição de um conjunto de indicadores. A coleta de dados foi realizada nas bases de dados dos sites do Governo Federal, CAPES, CNPQ, Observatórios de Economia Criativa (OBECs), Ministério da Cultura e de organizações da sociedade civil. Os resultados da pesquisa mostraram que o processo de institucionalização da economia criativa avançou consideravelmente após o Plano da Secretaria da Economia Criativa no âmbito do Governo Federal e da sociedade civil. Por outro lado, os resultados dos indicadores das Universidades mostraram uma queda na sua taxa de crescimento.
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