O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Felipe Augusto Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UCB
Texto Completo: https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11992
Resumo: Este trabalho objetiva a discussão sobre o caráter socialmente construído do expediente de difusão cultural tocado pela Divisão de Operações de Difusão Cultural (DODC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty) entre os anos de 2013 e 2016, com o intuito de analisar sobre possível favorecimento desta agência de Estado no que se refere aos setores econômicos da criatividade no Brasil. Enquanto a maioria dos setores industriais chafurdam em intensa recessão, a criatividade desponta como setor de destaque em termos de valor agregado ao PIB dos países. No Brasil, a institucionalização da criatividade politizou a matéria no nível de Poder Executivo federal, e, desde então, passou a ser temática relevante para as ciências política e sociais aplicadas. Nesse horizonte, o trabalho corrente se insere como contribuição de enfoque teórico reflexivista em Relações Internacionais, no sentido de compreender a agência da difusão cultural como um resultante oficial de certa performatividade dos fatores de cultura nacionais e da sua consequente autorepresentação pela chancelaria de Estado exteriormente.
id UCB-2_6d175861524ab35ca44d949f88edbd4c
oai_identifier_str oai:200.214.135.189:123456789/11992
network_acronym_str UCB-2
network_name_str Repositório Institucional da UCB
spelling Tomazini, Rosana CorrêaRezende, Felipe Augusto Oliveira2019-05-07T13:54:55Z2019-04-082019-05-07T13:54:55Z2017REZENDE, Felipe Augusto Oliveira. O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016). 2017. 91 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11992Este trabalho objetiva a discussão sobre o caráter socialmente construído do expediente de difusão cultural tocado pela Divisão de Operações de Difusão Cultural (DODC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty) entre os anos de 2013 e 2016, com o intuito de analisar sobre possível favorecimento desta agência de Estado no que se refere aos setores econômicos da criatividade no Brasil. Enquanto a maioria dos setores industriais chafurdam em intensa recessão, a criatividade desponta como setor de destaque em termos de valor agregado ao PIB dos países. No Brasil, a institucionalização da criatividade politizou a matéria no nível de Poder Executivo federal, e, desde então, passou a ser temática relevante para as ciências política e sociais aplicadas. Nesse horizonte, o trabalho corrente se insere como contribuição de enfoque teórico reflexivista em Relações Internacionais, no sentido de compreender a agência da difusão cultural como um resultante oficial de certa performatividade dos fatores de cultura nacionais e da sua consequente autorepresentação pela chancelaria de Estado exteriormente.This paper aims to discuss the socially constructed nature of the cultural diffusion mandate carried out by the Division of Cultural Diffusion Operations (DODC), from the brazilian Ministry of Foreign Affairs (MRE/Itamaraty) between 2013 and 2016, in order to analyze possible favoring of this State agency in the core of economic sectors of the creativity in Brazil. While most industrial sectors wallow in an intense recession, creativity emerges as a sector of prominence in terms of added value to the country's' GDP. In Brazil, the institutionalization of creativity politicized this subject at the level of the Federal Executive branch, and since then, it has become a relevant subject for the social sciences. Within this horizon, the current paperwork forms part of a contribution based on the reflexivist theoretical approach in International Relations, in order to understand the agency of cultural diffusion as an official result of a certain performativity of the national cultural factors and of its consequent self-representation by the State’s chancellery abroad.Submitted by Franciene Aguiar (franciene.aguiar@ucb.br) on 2019-04-08T18:28:04Z No. of bitstreams: 1 FelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf: 968441 bytes, checksum: da2dab1de282182827ebfb6746eb1e67 (MD5)Approved for entry into archive by Sara Ribeiro (sara.ribeiro@ucb.br) on 2019-05-07T13:54:55Z (GMT) No. of bitstreams: 1 FelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf: 968441 bytes, checksum: da2dab1de282182827ebfb6746eb1e67 (MD5)Made available in DSpace on 2019-05-07T13:54:55Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf: 968441 bytes, checksum: da2dab1de282182827ebfb6746eb1e67 (MD5) Previous issue date: 2017porUniversidade Católica de BrasíliaRelações Internacionais (Graduação)UCBBrasilEscola de Humanidades, Negócios e DireitoCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISDifusão culturalDiplomacia culturalEconomia criativaCriatividadeCulturaO lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UCBinstname:Universidade Católica de Brasília (UCB)instacron:UCBTEXTFelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf.txtFelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf.txtExtracted texttext/plain197964https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11992/3/FelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf.txt118c873312c4d83814e41e401750f159MD53ORIGINALFelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdfFelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdfArtigoapplication/pdf968441https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11992/1/FelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdfda2dab1de282182827ebfb6746eb1e67MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81866https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11992/2/license.txt43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9bMD52123456789/119922020-06-09 03:41:06.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ório de Publicaçõeshttps://repositorio.ucb.br:9443/jspui/
dc.title.pt_BR.fl_str_mv O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)
title O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)
spellingShingle O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)
Rezende, Felipe Augusto Oliveira
CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Difusão cultural
Diplomacia cultural
Economia criativa
Criatividade
Cultura
title_short O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)
title_full O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)
title_fullStr O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)
title_full_unstemmed O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)
title_sort O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016)
author Rezende, Felipe Augusto Oliveira
author_facet Rezende, Felipe Augusto Oliveira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Tomazini, Rosana Corrêa
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Felipe Augusto Oliveira
contributor_str_mv Tomazini, Rosana Corrêa
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
topic CNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAIS
Difusão cultural
Diplomacia cultural
Economia criativa
Criatividade
Cultura
dc.subject.por.fl_str_mv Difusão cultural
Diplomacia cultural
Economia criativa
Criatividade
Cultura
dc.description.abstract.por.fl_txt_mv Este trabalho objetiva a discussão sobre o caráter socialmente construído do expediente de difusão cultural tocado pela Divisão de Operações de Difusão Cultural (DODC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty) entre os anos de 2013 e 2016, com o intuito de analisar sobre possível favorecimento desta agência de Estado no que se refere aos setores econômicos da criatividade no Brasil. Enquanto a maioria dos setores industriais chafurdam em intensa recessão, a criatividade desponta como setor de destaque em termos de valor agregado ao PIB dos países. No Brasil, a institucionalização da criatividade politizou a matéria no nível de Poder Executivo federal, e, desde então, passou a ser temática relevante para as ciências política e sociais aplicadas. Nesse horizonte, o trabalho corrente se insere como contribuição de enfoque teórico reflexivista em Relações Internacionais, no sentido de compreender a agência da difusão cultural como um resultante oficial de certa performatividade dos fatores de cultura nacionais e da sua consequente autorepresentação pela chancelaria de Estado exteriormente.
This paper aims to discuss the socially constructed nature of the cultural diffusion mandate carried out by the Division of Cultural Diffusion Operations (DODC), from the brazilian Ministry of Foreign Affairs (MRE/Itamaraty) between 2013 and 2016, in order to analyze possible favoring of this State agency in the core of economic sectors of the creativity in Brazil. While most industrial sectors wallow in an intense recession, creativity emerges as a sector of prominence in terms of added value to the country's' GDP. In Brazil, the institutionalization of creativity politicized this subject at the level of the Federal Executive branch, and since then, it has become a relevant subject for the social sciences. Within this horizon, the current paperwork forms part of a contribution based on the reflexivist theoretical approach in International Relations, in order to understand the agency of cultural diffusion as an official result of a certain performativity of the national cultural factors and of its consequent self-representation by the State’s chancellery abroad.
description Este trabalho objetiva a discussão sobre o caráter socialmente construído do expediente de difusão cultural tocado pela Divisão de Operações de Difusão Cultural (DODC) do Ministério das Relações Exteriores (MRE/Itamaraty) entre os anos de 2013 e 2016, com o intuito de analisar sobre possível favorecimento desta agência de Estado no que se refere aos setores econômicos da criatividade no Brasil. Enquanto a maioria dos setores industriais chafurdam em intensa recessão, a criatividade desponta como setor de destaque em termos de valor agregado ao PIB dos países. No Brasil, a institucionalização da criatividade politizou a matéria no nível de Poder Executivo federal, e, desde então, passou a ser temática relevante para as ciências política e sociais aplicadas. Nesse horizonte, o trabalho corrente se insere como contribuição de enfoque teórico reflexivista em Relações Internacionais, no sentido de compreender a agência da difusão cultural como um resultante oficial de certa performatividade dos fatores de cultura nacionais e da sua consequente autorepresentação pela chancelaria de Estado exteriormente.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-05-07T13:54:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-04-08
2019-05-07T13:54:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
status_str publishedVersion
format article
dc.identifier.citation.fl_str_mv REZENDE, Felipe Augusto Oliveira. O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016). 2017. 91 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11992
identifier_str_mv REZENDE, Felipe Augusto Oliveira. O lugar da economia criativa na difusão internacional da cultura brasileira: uma abordagem reflexivista diante a institucionalização da criatividade no Brasil (2013-2016). 2017. 91 f. Artigo (Graduação em Relações Internacionais) - Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2017.
url https://repositorio.ucb.br:9443/jspui/handle/123456789/11992
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.publisher.program.fl_str_mv Relações Internacionais (Graduação)
dc.publisher.initials.fl_str_mv UCB
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv Escola de Humanidades, Negócios e Direito
publisher.none.fl_str_mv Universidade Católica de Brasília
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UCB
instname:Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron:UCB
instname_str Universidade Católica de Brasília (UCB)
instacron_str UCB
institution UCB
reponame_str Repositório Institucional da UCB
collection Repositório Institucional da UCB
bitstream.url.fl_str_mv https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11992/3/FelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf.txt
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11992/1/FelipeAugustoOliveiraRezendeTCCGraduacao2017.pdf
https://200.214.135.178:9443/jspui/bitstream/123456789/11992/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 118c873312c4d83814e41e401750f159
da2dab1de282182827ebfb6746eb1e67
43cd690d6a359e86c1fe3d5b7cba0c9b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1724829910551232512