A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/373 |
Resumo: | Este trabalho tem como proposta apresentar uma reflexão sobre as relações entre memória e animação a partir da análise de duasproduções: odocumentário brasileiroLembranças do trem das Onze(Rogério Nunes, 2008) mescla animação e live actione tematiza a memória individual sobre o passado da cidade a partir deum meio de transporte, tomando as memórias individuais como algo que precisa ser documentado, compartilhado e preservado, isto é, explorando essas memóriasenquanto um patrimônio; A série Trazos de Memoria, realizada em 2012 e 2016, por sua vez, é uma produção coletiva chilena de ilustrações animadas criadas a partir de testemunhos recolhidos pelo projeto “Londres 38”, que transformou em espaço de memória um dos centros de detenção, tortura e extermínio do governo Pinochet, um projeto que está conectado com a documentação e o resgate de memórias políticas sobre as ditaduras na América Latina e aborda a memória enquanto uma arma de resistência a processos de silenciamento e apagamento político. Essas produções estão inseridas em um conjunto de filmes animados brasileiros e latino-americanos que estabelecem relações entre os estudos de memória e de animação e que operam processos de subjetivação de eventos passados, assim como, estão associados com uma revisão da história, sobretudo política, dos países latinos. |
id |
ESPM-4_aaf3574ec7f6266470da435232b5b65c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dialogo.espm.br:article/373 |
network_acronym_str |
ESPM-4 |
network_name_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository_id_str |
|
spelling |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticasEste trabalho tem como proposta apresentar uma reflexão sobre as relações entre memória e animação a partir da análise de duasproduções: odocumentário brasileiroLembranças do trem das Onze(Rogério Nunes, 2008) mescla animação e live actione tematiza a memória individual sobre o passado da cidade a partir deum meio de transporte, tomando as memórias individuais como algo que precisa ser documentado, compartilhado e preservado, isto é, explorando essas memóriasenquanto um patrimônio; A série Trazos de Memoria, realizada em 2012 e 2016, por sua vez, é uma produção coletiva chilena de ilustrações animadas criadas a partir de testemunhos recolhidos pelo projeto “Londres 38”, que transformou em espaço de memória um dos centros de detenção, tortura e extermínio do governo Pinochet, um projeto que está conectado com a documentação e o resgate de memórias políticas sobre as ditaduras na América Latina e aborda a memória enquanto uma arma de resistência a processos de silenciamento e apagamento político. Essas produções estão inseridas em um conjunto de filmes animados brasileiros e latino-americanos que estabelecem relações entre os estudos de memória e de animação e que operam processos de subjetivação de eventos passados, assim como, estão associados com uma revisão da história, sobretudo política, dos países latinos.Escola Superior de Propaganda e Marketing2021-12-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/37310.22398/2525-2828.618292-304Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 292-304Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 292-3042525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/373/pdfCopyright (c) 2021 Jennifer Jane Serrainfo:eu-repo/semantics/openAccessSerra, Jennifer Jane2021-12-18T17:35:25Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/373Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2021-12-18T17:35:25Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas |
title |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas |
spellingShingle |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas Serra, Jennifer Jane |
title_short |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas |
title_full |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas |
title_fullStr |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas |
title_full_unstemmed |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas |
title_sort |
A animação como meio de representação da memória: lembranças afetivas e políticas |
author |
Serra, Jennifer Jane |
author_facet |
Serra, Jennifer Jane |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Serra, Jennifer Jane |
description |
Este trabalho tem como proposta apresentar uma reflexão sobre as relações entre memória e animação a partir da análise de duasproduções: odocumentário brasileiroLembranças do trem das Onze(Rogério Nunes, 2008) mescla animação e live actione tematiza a memória individual sobre o passado da cidade a partir deum meio de transporte, tomando as memórias individuais como algo que precisa ser documentado, compartilhado e preservado, isto é, explorando essas memóriasenquanto um patrimônio; A série Trazos de Memoria, realizada em 2012 e 2016, por sua vez, é uma produção coletiva chilena de ilustrações animadas criadas a partir de testemunhos recolhidos pelo projeto “Londres 38”, que transformou em espaço de memória um dos centros de detenção, tortura e extermínio do governo Pinochet, um projeto que está conectado com a documentação e o resgate de memórias políticas sobre as ditaduras na América Latina e aborda a memória enquanto uma arma de resistência a processos de silenciamento e apagamento político. Essas produções estão inseridas em um conjunto de filmes animados brasileiros e latino-americanos que estabelecem relações entre os estudos de memória e de animação e que operam processos de subjetivação de eventos passados, assim como, estão associados com uma revisão da história, sobretudo política, dos países latinos. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-18 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/373 10.22398/2525-2828.618292-304 |
url |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/373 |
identifier_str_mv |
10.22398/2525-2828.618292-304 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/373/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jennifer Jane Serra info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 Jennifer Jane Serra |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 6 No. 18 (2021); 292-304 Diálogo com a Economia Criativa; v. 6 n. 18 (2021); 292-304 2525-2828 reponame:Diálogo com a Economia Criativa instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Diálogo com a Economia Criativa |
collection |
Diálogo com a Economia Criativa |
repository.name.fl_str_mv |
Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistadcec-rj@espm.br |
_version_ |
1797231689461661696 |