Consumo, sociabilidade e memória no processo de ressignifcação identitária: o caso da Feira de Refugiados Chega Junto.
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/266 |
Resumo: | Resumo:A sociedade contemporânea apresenta uma complexidade socioeconômica e política que impacta, sobremaneira, na economia e na rotina de várias sociedades. Neste cenário, o imigrante-refugiado se apresenta como um sujeito híbrido por excelência, símbolo do sujeito contemporâneo, ao mesmo tempo nativo e estrangeiro, cosmopolita e de lugar nenhum, se configurando como um objeto de reflexão para entender os fenômenos sociais e políticos que marcam a contemporaneidade. As pessoas consomem para fins de reprodução física, social e identitária. Neste artigo, apresento a Feira de Refugiados Chega Junto como um locus de consumo (material e imaterial), interações e sociabilidades. Na Feira, para além do viés transacional, são desenvolvidas múltiplas sociabilidades entre os vários atores sociais presentes. Isto ocorre tendo como pano de fundo, paradigmas já existentes, tangibilizados por regras e códigos próprios, presentes no cotidiano dos moradores da cidade. Enquanto preparam os pratos típicos, os refugiados são invadidos por lembranças de uma vida não mais possível e independentemente da questão comercial, este ato é, para eles, uma forma de reconstituir vínculos perdidos. Mesmo fragmentada e sujeita a variações, a memória dá a estas pessoas, um sentido de continuidade e coerência no tempo. Imersos num novo tecido social, surgem novas identidades, formas de experiências, aprendizados e sociabilidades. Aliada a pesquisa bibliográfica, será realizado o registro de fatos e impressões, resultante da observação participante da Feira de Refugiados Chega Junto, localizada no Rio de Janeiro.Palavras-chave: Identidade, Consumo, Memória, Sociabilidade, Interação. |
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Consumo, sociabilidade e memória no processo de ressignifcação identitária: o caso da Feira de Refugiados Chega Junto. Resumo:A sociedade contemporânea apresenta uma complexidade socioeconômica e política que impacta, sobremaneira, na economia e na rotina de várias sociedades. Neste cenário, o imigrante-refugiado se apresenta como um sujeito híbrido por excelência, símbolo do sujeito contemporâneo, ao mesmo tempo nativo e estrangeiro, cosmopolita e de lugar nenhum, se configurando como um objeto de reflexão para entender os fenômenos sociais e políticos que marcam a contemporaneidade. As pessoas consomem para fins de reprodução física, social e identitária. Neste artigo, apresento a Feira de Refugiados Chega Junto como um locus de consumo (material e imaterial), interações e sociabilidades. Na Feira, para além do viés transacional, são desenvolvidas múltiplas sociabilidades entre os vários atores sociais presentes. Isto ocorre tendo como pano de fundo, paradigmas já existentes, tangibilizados por regras e códigos próprios, presentes no cotidiano dos moradores da cidade. Enquanto preparam os pratos típicos, os refugiados são invadidos por lembranças de uma vida não mais possível e independentemente da questão comercial, este ato é, para eles, uma forma de reconstituir vínculos perdidos. Mesmo fragmentada e sujeita a variações, a memória dá a estas pessoas, um sentido de continuidade e coerência no tempo. Imersos num novo tecido social, surgem novas identidades, formas de experiências, aprendizados e sociabilidades. Aliada a pesquisa bibliográfica, será realizado o registro de fatos e impressões, resultante da observação participante da Feira de Refugiados Chega Junto, localizada no Rio de Janeiro.Palavras-chave: Identidade, Consumo, Memória, Sociabilidade, Interação.Escola Superior de Propaganda e Marketing2020-04-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/26610.22398/2525-2828.51373-90Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 5 No. 13 (2020); 73-90Diálogo com a Economia Criativa; v. 5 n. 13 (2020); 73-902525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/266/pdfCopyright (c) 2020 Conceição Souzainfo:eu-repo/semantics/openAccessSouza, Conceição2020-04-26T16:54:48Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/266Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2020-04-26T16:54:48Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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