Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
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Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Diálogo com a Economia Criativa |
Texto Completo: | https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/408 |
Resumo: | O turismo e a cultura foram os setores mais afetados pela Pandemia Covid19, que alcançou o Brasil em março de 2020. O Carnaval, manifestação popular e urbana, com importante representatividade cultural e turística, esteve entre as manifestações mais afetadas, razão pela qual as agremiações têm procurado estabelecer novas estratégias como forma de sobrevivência da festividade. Nestes termos, este artigo tem como objetivo compreender as estratégias do Bloco da Ovelha, agremiação carnavalesca que desfila em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando os tempos de pandemia, para recuperação dos negócios. Para tal, os procedimentos de pesquisas, qualitativos e exploratórios, do tipo estudo de caso, envolveram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com o diretor artístico do Bloco. Resultados preliminares indicam que os gestores têm proposto a realização de oficinas de dança e percussão, moda e artesanato, entre outras, abrangendo diferentes públicos e diversidade de saberes e fazeres artísticos associados ao Carnaval. A realização das oficinas dialoga com o turismo criativo, contribuindo para o seu fomento e para sustentabilidade do Bloco, assim como da cadeia produtiva decorrente. |
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Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]O turismo e a cultura foram os setores mais afetados pela Pandemia Covid19, que alcançou o Brasil em março de 2020. O Carnaval, manifestação popular e urbana, com importante representatividade cultural e turística, esteve entre as manifestações mais afetadas, razão pela qual as agremiações têm procurado estabelecer novas estratégias como forma de sobrevivência da festividade. Nestes termos, este artigo tem como objetivo compreender as estratégias do Bloco da Ovelha, agremiação carnavalesca que desfila em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando os tempos de pandemia, para recuperação dos negócios. Para tal, os procedimentos de pesquisas, qualitativos e exploratórios, do tipo estudo de caso, envolveram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com o diretor artístico do Bloco. Resultados preliminares indicam que os gestores têm proposto a realização de oficinas de dança e percussão, moda e artesanato, entre outras, abrangendo diferentes públicos e diversidade de saberes e fazeres artísticos associados ao Carnaval. A realização das oficinas dialoga com o turismo criativo, contribuindo para o seu fomento e para sustentabilidade do Bloco, assim como da cadeia produtiva decorrente.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/40810.22398/2525-2828.71965-80Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 19 (2022); 65-80Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 19 (2022); 65-802525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/408/pdfCopyright (c) 2022 Vanessa Cristina Kukul, Susana de Araújo Gastalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKukul, Vanessa CristinaGastal, Susana de Araújo2023-02-03T14:16:31Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/408Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T14:16:31Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
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