Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kukul, Vanessa Cristina
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gastal, Susana de Araújo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Diálogo com a Economia Criativa
Texto Completo: https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/408
Resumo: O turismo e a cultura foram os setores mais afetados pela Pandemia Covid19, que alcançou o Brasil em março de 2020. O Carnaval, manifestação popular e urbana, com importante representatividade cultural e turística, esteve entre as manifestações mais afetadas, razão pela qual as agremiações têm procurado estabelecer novas estratégias como forma de sobrevivência da festividade. Nestes termos, este artigo tem como objetivo compreender as estratégias do Bloco da Ovelha, agremiação carnavalesca que desfila em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando os tempos de pandemia, para recuperação dos negócios. Para tal, os procedimentos de pesquisas, qualitativos e exploratórios, do tipo estudo de caso, envolveram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com o diretor artístico do Bloco. Resultados preliminares indicam que os gestores têm proposto a realização de oficinas de dança e percussão, moda e artesanato, entre outras, abrangendo diferentes públicos e diversidade de saberes e fazeres artísticos associados ao Carnaval. A realização das oficinas dialoga com o turismo criativo, contribuindo para o seu fomento e para sustentabilidade do Bloco, assim como da cadeia produtiva decorrente.
id ESPM-4_bbc98d295131bd997fac0b733c24615d
oai_identifier_str oai:ojs.dialogo.espm.br:article/408
network_acronym_str ESPM-4
network_name_str Diálogo com a Economia Criativa
repository_id_str
spelling Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]O turismo e a cultura foram os setores mais afetados pela Pandemia Covid19, que alcançou o Brasil em março de 2020. O Carnaval, manifestação popular e urbana, com importante representatividade cultural e turística, esteve entre as manifestações mais afetadas, razão pela qual as agremiações têm procurado estabelecer novas estratégias como forma de sobrevivência da festividade. Nestes termos, este artigo tem como objetivo compreender as estratégias do Bloco da Ovelha, agremiação carnavalesca que desfila em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando os tempos de pandemia, para recuperação dos negócios. Para tal, os procedimentos de pesquisas, qualitativos e exploratórios, do tipo estudo de caso, envolveram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com o diretor artístico do Bloco. Resultados preliminares indicam que os gestores têm proposto a realização de oficinas de dança e percussão, moda e artesanato, entre outras, abrangendo diferentes públicos e diversidade de saberes e fazeres artísticos associados ao Carnaval. A realização das oficinas dialoga com o turismo criativo, contribuindo para o seu fomento e para sustentabilidade do Bloco, assim como da cadeia produtiva decorrente.Escola Superior de Propaganda e Marketing2022-05-26info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/40810.22398/2525-2828.71965-80Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 19 (2022); 65-80Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 19 (2022); 65-802525-2828reponame:Diálogo com a Economia Criativainstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMporhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/408/pdfCopyright (c) 2022 Vanessa Cristina Kukul, Susana de Araújo Gastalhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessKukul, Vanessa CristinaGastal, Susana de Araújo2023-02-03T14:16:31Zoai:ojs.dialogo.espm.br:article/408Revistahttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/ONGhttps://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/oai||revistadcec-rj@espm.br2525-28282525-2828opendoar:2023-02-03T14:16:31Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.none.fl_str_mv Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
title Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
spellingShingle Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
Kukul, Vanessa Cristina
title_short Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
title_full Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
title_fullStr Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
title_full_unstemmed Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
title_sort Carnaval e turismo criativo: O case Bloco da Ovelha em Caxias do Sul-RS [Brasil]
author Kukul, Vanessa Cristina
author_facet Kukul, Vanessa Cristina
Gastal, Susana de Araújo
author_role author
author2 Gastal, Susana de Araújo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Kukul, Vanessa Cristina
Gastal, Susana de Araújo
description O turismo e a cultura foram os setores mais afetados pela Pandemia Covid19, que alcançou o Brasil em março de 2020. O Carnaval, manifestação popular e urbana, com importante representatividade cultural e turística, esteve entre as manifestações mais afetadas, razão pela qual as agremiações têm procurado estabelecer novas estratégias como forma de sobrevivência da festividade. Nestes termos, este artigo tem como objetivo compreender as estratégias do Bloco da Ovelha, agremiação carnavalesca que desfila em Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, considerando os tempos de pandemia, para recuperação dos negócios. Para tal, os procedimentos de pesquisas, qualitativos e exploratórios, do tipo estudo de caso, envolveram pesquisa bibliográfica e entrevista semiestruturada com o diretor artístico do Bloco. Resultados preliminares indicam que os gestores têm proposto a realização de oficinas de dança e percussão, moda e artesanato, entre outras, abrangendo diferentes públicos e diversidade de saberes e fazeres artísticos associados ao Carnaval. A realização das oficinas dialoga com o turismo criativo, contribuindo para o seu fomento e para sustentabilidade do Bloco, assim como da cadeia produtiva decorrente.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-05-26
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/408
10.22398/2525-2828.71965-80
url https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/408
identifier_str_mv 10.22398/2525-2828.71965-80
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://dialogo.espm.br/revistadcec-rj/article/view/408/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Vanessa Cristina Kukul, Susana de Araújo Gastal
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Vanessa Cristina Kukul, Susana de Araújo Gastal
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv Journal Dialogue with Creative Economy; Vol. 7 No. 19 (2022); 65-80
Diálogo com a Economia Criativa; v. 7 n. 19 (2022); 65-80
2525-2828
reponame:Diálogo com a Economia Criativa
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Diálogo com a Economia Criativa
collection Diálogo com a Economia Criativa
repository.name.fl_str_mv Diálogo com a Economia Criativa - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv ||revistadcec-rj@espm.br
_version_ 1797231688708784128