Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/207 |
Resumo: | The process of symbiosis between information networks and the urban areas gives rise to an informational dimension of ubiquitous access to cyberspace that promotes the emergence of a myriad of new social practices from the appropriation of these networks and a variety of connection devices (cell phones, palms, MP3 players, etc.). Nomadic listening is one of the social practices identified in the current urban scene. It can be seen as a semiotic modulation, also social, cognitive, corporal and it works on the coupling between mobile devices and the act of roaming through the city. This new form of consumption focuses on listening to digital music and mounting customized playlists as soundtracks for the day to day. From a conceptual framework that focuses on the intersection between media and consumption, this paper aims to map the nomadic listening in the urban scene and to understand how the music industry has incorporated this practice into their promotion and commercialization strategies. |
id |
ESPM_2202bf6a26a3de0402cb1a63cbaf94f9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/207 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Castro, Gisela Grangeiro da Silvahttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4Rocha, Rosamaria Luiza de Melohttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762972Y2http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785137Y6Primo, Alex Fernando Teixeira64929809304http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256668Y3Bento, Igor da Costa2016-11-28T11:44:39Z2010-03-25Bento, Igor da Costa. Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana. 2010. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010.http://tede2.espm.br/handle/tede/207The process of symbiosis between information networks and the urban areas gives rise to an informational dimension of ubiquitous access to cyberspace that promotes the emergence of a myriad of new social practices from the appropriation of these networks and a variety of connection devices (cell phones, palms, MP3 players, etc.). Nomadic listening is one of the social practices identified in the current urban scene. It can be seen as a semiotic modulation, also social, cognitive, corporal and it works on the coupling between mobile devices and the act of roaming through the city. This new form of consumption focuses on listening to digital music and mounting customized playlists as soundtracks for the day to day. From a conceptual framework that focuses on the intersection between media and consumption, this paper aims to map the nomadic listening in the urban scene and to understand how the music industry has incorporated this practice into their promotion and commercialization strategies.O processo de simbiose entre as redes telemáticas e a malha urbana enseja uma dimensão informacional de acesso ubíquo ao ciberespaço, que propicia o surgimento de uma miríade de novas práticas sociais a partir da apropriação destas redes e dos mais variados dispositivos de conexão (celulares, palms, MP3 players, etc.). A escuta nômade é uma das práticas sociais identificadas na cena urbana atual. Ela pode ser entendida como uma modulação semiótica, social, cognitiva e corporal, e funciona no acoplamento entre aos dispositivos móveis e o vagar pela cidade. Esta nova forma de consumo privilegia a escuta de música digital e a montagem de playlists personalizadas como trilhas sonoras para o dia a dia. Partindo de uma estrutura conceitual que privilegia a interseção entre mídia e consumo, este trabalho pretende mapear a escuta nômade na cena urbana e compreender de que modo a indústria da música tem incorporado esta prática às suas estratégias de promoção e comercialização.Submitted by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T11:43:17Z No. of bitstreams: 1 Igor da Costa Bento.pdf: 1998113 bytes, checksum: 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 (MD5)Approved for entry into archive by Odilio Hilario Moreira Júnior (odilio@espm.br) on 2016-11-28T11:43:58Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Igor da Costa Bento.pdf: 1998113 bytes, checksum: 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2016-11-28T11:44:09Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Igor da Costa Bento.pdf: 1998113 bytes, checksum: 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 (MD5)Made available in DSpace on 2016-11-28T11:44:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Igor da Costa Bento.pdf: 1998113 bytes, checksum: 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 (MD5) Previous issue date: 2010-03-25application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/527/Igor%20da%20Costa%20Bento.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Comportamento do ConsumidorESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensucomunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanascommunication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban cultureCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOOuvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistanaMarket Ears: new configurations of communication and digital consumption in the scene of São Pauloinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5003969050085565866500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51ORIGINALIgor da Costa Bento.pdfIgor da Costa Bento.pdfapplication/pdf1998113http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/2/Igor+da+Costa+Bento.pdf2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40MD52TEXTIgor da Costa Bento.pdf.txtIgor da Costa Bento.pdf.txttext/plain322261http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/3/Igor+da+Costa+Bento.pdf.txte66de5b9d5962043d5b5836de6dcb87aMD53THUMBNAILIgor da Costa Bento.pdf.jpgIgor da Costa Bento.pdf.jpgimage/jpeg2183http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/4/Igor+da+Costa+Bento.pdf.jpgee4eeb751bcc4f22653388f4ad0e1db4MD54tede/2072016-11-29 01:00:10.433oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2016-11-29T03:00:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
Market Ears: new configurations of communication and digital consumption in the scene of São Paulo |
title |
Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana |
spellingShingle |
Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana Bento, Igor da Costa comunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanas communication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban culture CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
title_short |
Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana |
title_full |
Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana |
title_fullStr |
Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana |
title_full_unstemmed |
Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana |
title_sort |
Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana |
author |
Bento, Igor da Costa |
author_facet |
Bento, Igor da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Castro, Gisela Grangeiro da Silva |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707584A4 |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Rocha, Rosamaria Luiza de Melo |
dc.contributor.referee1ID.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762972Y2 |
dc.contributor.referee1Lattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785137Y6 |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Primo, Alex Fernando Teixeira |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
64929809304 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4256668Y3 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bento, Igor da Costa |
contributor_str_mv |
Castro, Gisela Grangeiro da Silva Rocha, Rosamaria Luiza de Melo Primo, Alex Fernando Teixeira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
comunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanas |
topic |
comunicação e consumo; dispositivos móveis; música digital; posturas de escuta; culturas urbanas communication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban culture CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
communication and consumption; mobile devices; digital music; listening postures; urban culture |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO |
description |
The process of symbiosis between information networks and the urban areas gives rise to an informational dimension of ubiquitous access to cyberspace that promotes the emergence of a myriad of new social practices from the appropriation of these networks and a variety of connection devices (cell phones, palms, MP3 players, etc.). Nomadic listening is one of the social practices identified in the current urban scene. It can be seen as a semiotic modulation, also social, cognitive, corporal and it works on the coupling between mobile devices and the act of roaming through the city. This new form of consumption focuses on listening to digital music and mounting customized playlists as soundtracks for the day to day. From a conceptual framework that focuses on the intersection between media and consumption, this paper aims to map the nomadic listening in the urban scene and to understand how the music industry has incorporated this practice into their promotion and commercialization strategies. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010-03-25 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2016-11-28T11:44:39Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Bento, Igor da Costa. Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana. 2010. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010. |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/207 |
identifier_str_mv |
Bento, Igor da Costa. Ouvidos de Mercado: novas configurações da comunicação e de consumo digital na cena paulistana. 2010. 170 f. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, São Paulo, 2010. |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-5003969050085565866 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4455193753091852328 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-4056021055502874573 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/1/license.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/2/Igor+da+Costa+Bento.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/3/Igor+da+Costa+Bento.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/207/4/Igor+da+Costa+Bento.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce 2d92fce83dcc4fa643a078f0ea361b40 e66de5b9d5962043d5b5836de6dcb87a ee4eeb751bcc4f22653388f4ad0e1db4 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809112860930867200 |