Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Abrão, Maria Amélia Paiva
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
Texto Completo: http://tede2.espm.br/handle/tede/538
Resumo: Contemporary society, often called consumer society, is characterized by constant and permanent transformations, accelerated by technology´s advancement. The relationship among communication/reception/consumption/identity, characteristic of our era, manifests itself in society as a whole. It is in this context that this research is inserted, having as object of study the soap operas Duas Caras broadcasted by Rede Globo network (Brazil), and A Outra, broadcasted by TVI (Portugal), both broadcasted in prime time. The product placement and the modality of receptor (consumer) that can be inferred from these soap operas are going to be evaluated and confronted, using qualitative research, with subject receptors of different socioeconomic levels. We considered that the symbolic and material aspects of the product are intrinsically connected: every product has a significance that is socially attributed and a concrete side the object per se stante does not have a value while it is not utilized by society. This research aims to understand the process of construction of present significance in soap operas from the view point of the material/symbolic products conjunction.
id ESPM_39aecd7493262426c1fbeac56fac2f6b
oai_identifier_str oai:tede2.espm.br:tede/538
network_acronym_str ESPM
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
repository_id_str
spelling Baccega, Maria AparecidaTondato, Márcia PerencinMungioli, Maria Cristina28134688861http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207251Z7Abrão, Maria Amélia Paiva2021-04-05T16:07:56Z2010-03-19Abrão, Maria Amélia Paiva. Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa). 2010. [239 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .http://tede2.espm.br/handle/tede/538Contemporary society, often called consumer society, is characterized by constant and permanent transformations, accelerated by technology´s advancement. The relationship among communication/reception/consumption/identity, characteristic of our era, manifests itself in society as a whole. It is in this context that this research is inserted, having as object of study the soap operas Duas Caras broadcasted by Rede Globo network (Brazil), and A Outra, broadcasted by TVI (Portugal), both broadcasted in prime time. The product placement and the modality of receptor (consumer) that can be inferred from these soap operas are going to be evaluated and confronted, using qualitative research, with subject receptors of different socioeconomic levels. We considered that the symbolic and material aspects of the product are intrinsically connected: every product has a significance that is socially attributed and a concrete side the object per se stante does not have a value while it is not utilized by society. This research aims to understand the process of construction of present significance in soap operas from the view point of the material/symbolic products conjunction.A sociedade contemporânea, que tem sido denominada sociedade de consumo, caracteriza-se pelas constantes e permanentes mudanças, aceleradas pelo avanço da tecnologia. As relações comunicação/recepção/consumo/identidades, uma das características dessa época, estão manifestadas na sociedade como um todo. É neste âmbito que esta pesquisa se insere, tendo como corpus as telenovelas Duas Caras, transmitida pela Rede Globo (Brasil), e A Outra, transmitida pela TVI (Portugal), ambas veiculadas no horário nobre. A publicidade intraficção televisiva (merchandising comercial) e a modalidade de (consumidor) receptor que se pode inferir destas telenovelas serão avaliadas e confrontadas, no campo, com sujeitos da recepção de diferentes níveis socioeconômicos. Consideramos que os aspectos materiais e simbólicos dos bens estão intrinsecamente interligados: todo produto possui um significado que lhe é atribuído socialmente e uma face concreta - o objeto per se stante não possui valor enquanto não for socialmente utilizado. Essa pesquisa procurará compreender o processo de construção de sentidos presentes nas telenovelas a partir da conjunção bens materiais/simbólicosSubmitted by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2021-04-05T16:06:26Z No. of bitstreams: 1 Maria Amélia Paiva Abrão.pdf: 5284997 bytes, checksum: c7224b8ed9ebd21161175cf651eae374 (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2021-04-05T16:07:33Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria Amélia Paiva Abrão.pdf: 5284997 bytes, checksum: c7224b8ed9ebd21161175cf651eae374 (MD5)Approved for entry into archive by Adriana Alves Rodrigues (aalves@espm.br) on 2021-04-05T16:07:44Z (GMT) No. of bitstreams: 1 Maria Amélia Paiva Abrão.pdf: 5284997 bytes, checksum: c7224b8ed9ebd21161175cf651eae374 (MD5)Made available in DSpace on 2021-04-05T16:07:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 Maria Amélia Paiva Abrão.pdf: 5284997 bytes, checksum: c7224b8ed9ebd21161175cf651eae374 (MD5) Previous issue date: 2010-03-19application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/1831/Maria%20Am%c3%a9lia%20Paiva%20Abr%c3%a3o.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado em Comunicação e Práticas de ConsumoESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensuconsumo; recepção; identidades; telenovela; merchandising; Duas Caras; A Outraconsumption; reception; identity; soap opera; product placement; Duas Caras; A OutraCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAOComunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)Communication, reception and consumption: cultural manifestations and their influence on the formation of identities. A study on the telenovelas Duas Caras (Brazilian) and The Other (Portuguese)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1478719854366591830500500600-4455193753091852328-4056021055502874573info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILMaria Amélia Paiva Abrão.pdf.jpgMaria Amélia Paiva Abrão.pdf.jpgimage/jpeg2187http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/538/4/Maria+Am%C3%A9lia+Paiva+Abr%C3%A3o.pdf.jpg991a888c1175990c54a2bcc09f092630MD54TEXTMaria Amélia Paiva Abrão.pdf.txtMaria Amélia Paiva Abrão.pdf.txttext/plain431809http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/538/3/Maria+Am%C3%A9lia+Paiva+Abr%C3%A3o.pdf.txt5efaf7fa29e76681969ef8b13eeb7e48MD53ORIGINALMaria Amélia Paiva Abrão.pdfMaria Amélia Paiva Abrão.pdfapplication/pdf5284997http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/538/2/Maria+Am%C3%A9lia+Paiva+Abr%C3%A3o.pdfc7224b8ed9ebd21161175cf651eae374MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/538/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/5382021-04-06 01:00:30.355oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2021-04-06T04:00:30Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false
dc.title.por.fl_str_mv Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv Communication, reception and consumption: cultural manifestations and their influence on the formation of identities. A study on the telenovelas Duas Caras (Brazilian) and The Other (Portuguese)
title Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
spellingShingle Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
Abrão, Maria Amélia Paiva
consumo; recepção; identidades; telenovela; merchandising; Duas Caras; A Outra
consumption; reception; identity; soap opera; product placement; Duas Caras; A Outra
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
title_short Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
title_full Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
title_fullStr Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
title_full_unstemmed Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
title_sort Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa)
author Abrão, Maria Amélia Paiva
author_facet Abrão, Maria Amélia Paiva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Baccega, Maria Aparecida
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Tondato, Márcia Perencin
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Mungioli, Maria Cristina
dc.contributor.authorID.fl_str_mv 28134688861
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4207251Z7
dc.contributor.author.fl_str_mv Abrão, Maria Amélia Paiva
contributor_str_mv Baccega, Maria Aparecida
Tondato, Márcia Perencin
Mungioli, Maria Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv consumo; recepção; identidades; telenovela; merchandising; Duas Caras; A Outra
topic consumo; recepção; identidades; telenovela; merchandising; Duas Caras; A Outra
consumption; reception; identity; soap opera; product placement; Duas Caras; A Outra
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
dc.subject.eng.fl_str_mv consumption; reception; identity; soap opera; product placement; Duas Caras; A Outra
dc.subject.cnpq.fl_str_mv CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::COMUNICACAO
description Contemporary society, often called consumer society, is characterized by constant and permanent transformations, accelerated by technology´s advancement. The relationship among communication/reception/consumption/identity, characteristic of our era, manifests itself in society as a whole. It is in this context that this research is inserted, having as object of study the soap operas Duas Caras broadcasted by Rede Globo network (Brazil), and A Outra, broadcasted by TVI (Portugal), both broadcasted in prime time. The product placement and the modality of receptor (consumer) that can be inferred from these soap operas are going to be evaluated and confronted, using qualitative research, with subject receptors of different socioeconomic levels. We considered that the symbolic and material aspects of the product are intrinsically connected: every product has a significance that is socially attributed and a concrete side the object per se stante does not have a value while it is not utilized by society. This research aims to understand the process of construction of present significance in soap operas from the view point of the material/symbolic products conjunction.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-03-19
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2021-04-05T16:07:56Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.citation.fl_str_mv Abrão, Maria Amélia Paiva. Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa). 2010. [239 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://tede2.espm.br/handle/tede/538
identifier_str_mv Abrão, Maria Amélia Paiva. Comunicação, recepção e consumo : as manifestações culturais e sua influência na formação das identidades. Um estudo sobre as telenovelas Duas Caras (brasileira) e A Outra (portuguesa). 2010. [239 f.]. Dissertação ( Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [São Paulo] .
url http://tede2.espm.br/handle/tede/538
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.program.fl_str_mv 1478719854366591830
dc.relation.confidence.fl_str_mv 500
500
600
dc.relation.department.fl_str_mv -4455193753091852328
dc.relation.cnpq.fl_str_mv -4056021055502874573
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo
dc.publisher.initials.fl_str_mv ESPM
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Propaganda e Marketing
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron:ESPM
instname_str Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
instacron_str ESPM
institution ESPM
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM
bitstream.url.fl_str_mv http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/538/4/Maria+Am%C3%A9lia+Paiva+Abr%C3%A3o.pdf.jpg
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/538/3/Maria+Am%C3%A9lia+Paiva+Abr%C3%A3o.pdf.txt
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/538/2/Maria+Am%C3%A9lia+Paiva+Abr%C3%A3o.pdf
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/538/1/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 991a888c1175990c54a2bcc09f092630
5efaf7fa29e76681969ef8b13eeb7e48
c7224b8ed9ebd21161175cf651eae374
652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)
repository.mail.fl_str_mv acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br
_version_ 1800213282188951552