"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
Texto Completo: | http://tede2.espm.br/handle/tede/351 |
Resumo: | The aim of this dissertation is to investigate why advertising professionals decided to leave agencies of the city of Rio de Janeiro to work in the advertising market of São Paulo or creative cities abroad in the 2000s and 2010s. The main argument indicates that the decision of these professionals to leave advertising agencies in Rio de Janeiro is related to the greater financial instability of such professionals due to the reduction of revenues of local agencies and the decrease of advertising expenses by contracting companies in the light of the aggravation of the political-economic crisis in the city since the beginning of the last decade. Moreover, the decision of these professionals to leave Rio de Janeiro’s advertising sector is linked to the lower recognition of advertising professionals, by their peers and the public, for the authorship of ideas in Rio de Janeiro in relation to São Paulo and creative cities abroad |
id |
ESPM_467571c639e67f466e29d76e9cc3b59e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:tede2.espm.br:tede/351 |
network_acronym_str |
ESPM |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
repository_id_str |
|
spelling |
Jesus, Diego Santos Vieira deKamlot, DanielTeixeira, Ana Christina Celano075.563.437-31http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479748E9Sá Filho, Roberto Alvarez de2019-10-17T20:44:07Z2017-07-27Sá Filho, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa? : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior. 2017. [107 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro] .http://tede2.espm.br/handle/tede/351The aim of this dissertation is to investigate why advertising professionals decided to leave agencies of the city of Rio de Janeiro to work in the advertising market of São Paulo or creative cities abroad in the 2000s and 2010s. The main argument indicates that the decision of these professionals to leave advertising agencies in Rio de Janeiro is related to the greater financial instability of such professionals due to the reduction of revenues of local agencies and the decrease of advertising expenses by contracting companies in the light of the aggravation of the political-economic crisis in the city since the beginning of the last decade. Moreover, the decision of these professionals to leave Rio de Janeiro’s advertising sector is linked to the lower recognition of advertising professionals, by their peers and the public, for the authorship of ideas in Rio de Janeiro in relation to São Paulo and creative cities abroadO objetivo desta dissertação é investigar por que publicitários decidiram deixar agências da cidade do Rio de Janeiro para exercer a profissão no mercado publicitário paulista ou de cidades criativas no exterior nas décadas de 2000 e 2010. Sustenta-se que a decisão desses profissionais de deixar agências de publicidade no Rio de Janeiro esteja relacionada à maior -instabilidade financeira de tais publicitários diante da redução das receitas das agências locais e da diminuição dos investimentos em publicidade por empresas contratantes diante do agravamento da crise político-econômica no município desde o início da década passada. Além disso, a decisão desses profissionais de deixar o setor da publicidade do Rio de Janeiro mostra-se ligada ao menor reconhecimento dos publicitários, por seus pares e pelo público, pela autoria de ideias nessa cidade em relação a São Paulo e cidades criativas no exteriorSubmitted by Tamara Cecilia Lombardi (tamara.lombardi@espm.br) on 2019-10-17T19:58:36Z No. of bitstreams: 1 SÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf: 1195170 bytes, checksum: 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2019-10-17T20:04:30Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf: 1195170 bytes, checksum: 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 (MD5)Approved for entry into archive by Debora Cristina Bonfim Aquarone (deborabonfim@espm.br) on 2019-10-17T20:05:08Z (GMT) No. of bitstreams: 1 SÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf: 1195170 bytes, checksum: 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 (MD5)Made available in DSpace on 2019-10-17T20:44:07Z (GMT). No. of bitstreams: 1 SÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf: 1195170 bytes, checksum: 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 (MD5) Previous issue date: 2017-07-27application/pdfhttp://tede2.espm.br/retrieve/1066/S%c3%81%20FILHO%2c%20Roberto%20Alvarez%20de.%20A%20propaganda%20%c3%a9%20nossa.pdf.jpgporEscola Superior de Propaganda e MarketingPrograma de Mestrado Profissional em Gestão da Economia CriativaESPMBrasilESPM::Pós-Graduação Stricto Sensupublicidade; Rio de Janeiro; profissionais criativos; crise política e socioeconômicaadvertising; Rio de Janeiro; creative professionals; political and socioeconomic crisisCIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior"The Advertising is Ours?" Advertisers' decision to leave carioca agencies to profess in São Paulo markets and creative cities abroadinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis-5059127625252930782500500600-4455193753091852328-2504903392600098822info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPMinstname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)instacron:ESPMTHUMBNAILSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf.jpgSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf.jpgimage/jpeg4058http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/4/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf.jpg6771fbc7fd6ebbe5cb2d47b9a9641609MD54TEXTSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf.txtSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdf.txttext/plain192749http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/3/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf.txtae1108c3f732494abe852cabcc707bd8MD53ORIGINALSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdfSÁ FILHO, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa.pdfapplication/pdf1195170http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/2/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81912http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/1/license.txt652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ceMD51tede/3512019-10-18 01:00:16.064oai:tede2.espm.br: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Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://tede2.espm.br/http://tede2.espm.br/oai/requestacervodigital@espm.br||hribeiro@espm.bropendoar:2019-10-18T04:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM)false |
dc.title.por.fl_str_mv |
"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior |
dc.title.alternative.eng.fl_str_mv |
"The Advertising is Ours?" Advertisers' decision to leave carioca agencies to profess in São Paulo markets and creative cities abroad |
title |
"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior |
spellingShingle |
"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior Sá Filho, Roberto Alvarez de publicidade; Rio de Janeiro; profissionais criativos; crise política e socioeconômica advertising; Rio de Janeiro; creative professionals; political and socioeconomic crisis CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
title_short |
"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior |
title_full |
"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior |
title_fullStr |
"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior |
title_full_unstemmed |
"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior |
title_sort |
"A propaganda é nossa?" : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior |
author |
Sá Filho, Roberto Alvarez de |
author_facet |
Sá Filho, Roberto Alvarez de |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Jesus, Diego Santos Vieira de |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Kamlot, Daniel |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Teixeira, Ana Christina Celano |
dc.contributor.authorID.fl_str_mv |
075.563.437-31 |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4479748E9 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sá Filho, Roberto Alvarez de |
contributor_str_mv |
Jesus, Diego Santos Vieira de Kamlot, Daniel Teixeira, Ana Christina Celano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
publicidade; Rio de Janeiro; profissionais criativos; crise política e socioeconômica |
topic |
publicidade; Rio de Janeiro; profissionais criativos; crise política e socioeconômica advertising; Rio de Janeiro; creative professionals; political and socioeconomic crisis CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
advertising; Rio de Janeiro; creative professionals; political and socioeconomic crisis |
dc.subject.cnpq.fl_str_mv |
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA |
description |
The aim of this dissertation is to investigate why advertising professionals decided to leave agencies of the city of Rio de Janeiro to work in the advertising market of São Paulo or creative cities abroad in the 2000s and 2010s. The main argument indicates that the decision of these professionals to leave advertising agencies in Rio de Janeiro is related to the greater financial instability of such professionals due to the reduction of revenues of local agencies and the decrease of advertising expenses by contracting companies in the light of the aggravation of the political-economic crisis in the city since the beginning of the last decade. Moreover, the decision of these professionals to leave Rio de Janeiro’s advertising sector is linked to the lower recognition of advertising professionals, by their peers and the public, for the authorship of ideas in Rio de Janeiro in relation to São Paulo and creative cities abroad |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-07-27 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-10-17T20:44:07Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.citation.fl_str_mv |
Sá Filho, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa? : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior. 2017. [107 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro] . |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br/handle/tede/351 |
identifier_str_mv |
Sá Filho, Roberto Alvarez de. A propaganda é nossa? : a decisão de publicitários de deixar agências cariocas para exercer a profissão nos mercados de São Paulo e de cidades criativas no exterior. 2017. [107 f.]. Dissertação (Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa) - Escola Superior de Propaganda e Marketing, [Rio de Janeiro] . |
url |
http://tede2.espm.br/handle/tede/351 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.program.fl_str_mv |
-5059127625252930782 |
dc.relation.confidence.fl_str_mv |
500 500 600 |
dc.relation.department.fl_str_mv |
-4455193753091852328 |
dc.relation.cnpq.fl_str_mv |
-2504903392600098822 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
ESPM |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
ESPM::Pós-Graduação Stricto Sensu |
publisher.none.fl_str_mv |
Escola Superior de Propaganda e Marketing |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM instname:Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) instacron:ESPM |
instname_str |
Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
instacron_str |
ESPM |
institution |
ESPM |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/4/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf.jpg http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/3/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf.txt http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/2/S%C3%81+FILHO%2C+Roberto+Alvarez+de.+A+propaganda+%C3%A9+nossa.pdf http://tede2.espm.br:8080/tede/bitstream/tede/351/1/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
6771fbc7fd6ebbe5cb2d47b9a9641609 ae1108c3f732494abe852cabcc707bd8 8eec1d72cdbc09fab913f5ff98cec833 652c58b294e08ded719d10bdbc42f8ce |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) |
repository.mail.fl_str_mv |
acervodigital@espm.br||hribeiro@espm.br |
_version_ |
1809112862465982464 |